[ editar artigo]

Defina metas INTELIGENTES para sua equipe! 👊🏼

Defina metas INTELIGENTES para sua equipe! 👊🏼

🔴 Atualmente, trabalhar com metas faz parte da vida de praticamente todas as empresas, por isso é importante saber como defini-las. Para que elas sejam desafiadoras e atingíveis ao mesmo tempo, é preciso seguir algumas dicas na hora de criar as metas. Neste artigo iremos dar uma ajuda para quem está com essa dificuldade e quer saber como definir metas para a equipe. Vamos selecionar algumas dicas e dizer como aplicá-las na companhia.

O estabelecimento de metas é uma tática fundamental para todos os tipos de negócios, pois são elas que norteiam as tomadas de decisão e fornecem elementos que indicarão se a empresa está no rumo certo ou não.

Para chegar ao resultado almejado, é preciso traçar um bom planejamento, promovendo a integração de toda a equipe, de modo que todos caminhem na mesma direção. Além disso, traçar objetivos e metas permite uma melhor elaboração de estratégias e organização de atividades que visam maximizar a performance, uma vez que identifica os pontos fortes e fracos da empresa.

Metas bem traçadas podem facilitar o trabalho dos funcionários, evitando retrabalho, por exemplo. Dessa forma, a equipe otimiza as oportunidades e concretiza mais rapidamente os resultados, uma vez que equipes focadas se tornam mais produtivas.

Para que as metas estabelecidas sejam bem-sucedidas, investir na elaboração de um planejamento minucioso, com a descrição das principais características de toda a equipe a fim de uma análise completa, é uma maneira eficaz de delegar tarefas mais assertivas de acordo com cada perfil. Além dos pontos fortes e fracos de cada um, o planejamento deve definir o ponto onde a empresa quer chegar e quais recursos dispõe para isso. Para a elaboração do plano de metas, é essencial seguir alguns passos:

1- Estabeleça metas reais com a sua equipe


Na hora de traçar o plano de metas para sua empresa, é preciso estabelecer objetivos tangíveis a fim de motivar a equipe. Quando os colaboradores batem metas desafiadoras, eles acabam se esforçando cada vez mais a fim de melhorar o seu desempenho. Como as metas podem ser traçadas de acordo com o perfil de cada funcionário, a equipe pode trabalhar em conjunto, evitando competitividade excessiva, que muitas vezes acaba em confusão.

Outro fator que contribui para o cumprimento das metas é o envolvimento de toda a sua equipe no planejamento. Afinal, eles conhecem o mercado em que atuam, certo? Além dessa tática ajudar no engajamento profissional, ela contribui para o sucesso da empresa a longo prazo.

2- Reavalie o planejamento com frequência

Mesmo que o planejamento seja feito minuciosamente, é preciso reavaliar as metas traçadas com uma certa frequência. Esse é um bom método para garantir que os funcionários estão seguindo o caminho certo e que os resultados serão atingidos. Além disso, com o tempo podem surgir novas ideias e estratégias que poderão ser aprimoradas, visando os melhores resultados.

3- Crie métricas

Quando for colocar as metas no papel, estabeleça objetivos claros e de fácil mensuração. Essa é uma boa maneira de ter um plano com metas consistentes. A criação de métricas pode ajudar os colaboradores a planejar suas atividades de acordo com cada ação estabelecida.

Converter essas metas em números, ou seja, em indicadores de desempenho, possibilita que o orçamento da empresa seja investido de acordo com o volume de ações, custos operacionais e despesas gerais.

4- Utilize cronogramas

Monitorar prazos e resultados também ajuda no cumprimento das metas, uma vez que há maior controle do projeto. Dessa forma, a delegação de tarefas se torna mais viável e o resultados podem ser obtidos com mais tranquilidade.

5- Identifique os recursos que serão utilizados

Como vimos, a análise completa da sua equipe permite que você crie metas atingíveis de acordo com o perfil de cada colaborador. Além disso, os objetivos almejados são melhor visualizados quando a equipe toda está envolvida. Além disso, fica muito mais fácil estabelecer o capital que será utilizado na capacitação desses profissionais, na realização de cada ação etc.

6- Estimule a sua equipe


Uma das formas de alcançar resultados satisfatórios é por meio do estímulo dos funcionários. Pessoas valorizadas costumam se engajar mais nas causas propostas. Por exemplo, identifique o grau de comprometimento que cada membro da sua equipe está disposto a oferecer para a obtenção do resultado e forneça recompensas aos que sobressaem.

É importante dedicar um tempo para realizar feedbacks individuais e também escutar o que eles têm a dizer. Encoraje os colaboradores que possuem dificuldades em cumprir algumas metas, deixando claro que eles também têm potencial para isso! Elogiar e comemorar as conquistas é uma forma de obter melhores resultados e ao mesmo tempo valorizar a equipe.

7- Esteja em constante aprendizado

Sabemos que bons líderes estão em constante aprendizagem e na hora de definir metas à sua equipe isso não é diferente. Por exemplo, conversar com outros gestores e mesmo pedir a opinião de seus colaboradores é uma forma de traçar objetivos tangíveis a fim de obter maiores resultados.

Como vimos, a definição de metas pode ser uma excelente ferramenta quando o assunto é gestão de negócios, uma vez que elas auxiliam a empresa a se manter no rumo certo!

Gostou do artigo? Então comente abaixo se você já definiu as metas para a sua empresa! ðŸ™‚

🔵 Atendimento Digital SEBRAE ðŸ”µ
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

Blog

Comunidade Sebrae
Sebrae Paraná
Sebrae Paraná Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler conteúdo completo
Indicados para você