[ editar artigo]

Demonstração de Resultado - como fazer para análise gerencial.

Demonstração de Resultado - como fazer para análise gerencial.

Qualquer pessoa que decide em algum momento de sua vida se tornar um empreendedor tem (ou deveria ter) como um de seus objetivos principais a geração de Lucro, porém por mais importante que seja este indicador muitos empresários desconhecem o real resultado da empresa.

Neste sentido a Demonstração de Resultado do Exercício, também chamada de DRE, tem como missão apresentar aos gestores quanto a empresa esta obtendo de lucro ou prejuízo em um dado período.

Mas o que é exatamente uma DRE? Trata-se de uma ferramenta contábil que apresenta através de uma estrutura de plano de contas o resumo financeiro de uma empresa no período de análise, em outras palavras é um documento que permite ao empresário visualizar as receitas, custos e despesas de um período tendo como resultado final o lucro ou prejuízo. De forma resumida a DRE apresenta a seguinte estrutura:

A DRE contábil (confeccionada pelo contador) segue regras e estrutura definida pelo Conselho Regional de Contabilidade e conforme normas vigentes na legislação. Já uma DRE gerencial permite ao empresário realizar conforme a estrutura e procedimentos que melhor atendem suas necessidades e facilitam sua interpretação a análise, assim sendo, qualquer gestor ou administrador esta apto a preparar uma DRE gerencial desde que tenha todas as informações financeiras do período.

Para organizar uma DRE Gerencial, o empresário pode seguir os seguintes passos:

  1. Definir uma segmentação de receitas e despesas que façam sentido para a análise do negócio. Por exemplo, segmentar as receitas em Vendas de Produtos e Receitas de serviço e as despesas podemos citar despesas com pessoal, despesas de marketing, Impostos, etc.
  2. Classificar as receitas e despesas dentre a segmentação definida - plano de contas.
  3. Agrupar os devidos planos de contas iniciando pelas receitas.
  4. Deduzir do total das receitas  os custos e despesas do período.
  5. No final você terá o Lucro ou prejuízo do período!

De início pode parecer trabalhoso o processo, mas uma vez que você tem organizado o modelo e os planos de contas a serem utilizados torna-se cada vez mais rápido realizar a DRE e com certeza o empenho é válido pois o lucro é indispensável para o sucesso no longo prazo e esta é a ferramenta para mensurar o desempenho de qualquer empresa!

 

 

 

Ler matéria completa
Indicados para você