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Diagnóstico 360º: ouça sua empresa!

Diagnóstico 360º: ouça sua empresa!

O diagnóstico 360º é uma ferramenta utilizada para mapear o desempenho dos colaboradores. Além da autoavaliação, o funcionário recebe o feedback de vários profissionais com os quais ele se relaciona no trabalho. Essa avaliação é adotada pelas empresas que almejam desenvolver competências e direcionar treinamentos nas equipes, buscando o sucesso no alcance dos objetivos traçados.

Como o próprio nome sugere, a avaliação do profissional é feita sob todos os ângulos, mensurando as competências e o desempenho de todos. Nas competências, são observadas como as características do funcionário causam impacto tanto na performance quanto na relação interpessoal. Já a avaliação do desempenho mensura os resultados que esse profissional alcançou a partir das metas e objetivos traçados.

Para o funcionário, o diagnóstico 360° permite a ele entender como sua eficácia e comportamento são percebidos pelos outros membros da equipe, por exemplo. Esse feedback oferece uma melhor compreensão sobre quais habilidades e comportamentos são desejados pela empresa. 

Como implantar o diagnóstico 360° na sua empresa?

Os métodos de avaliação de desempenho dos colaboradores varia de acordo com as necessidades de cada empresa. Em geral, o diagnóstico se baseia no acompanhamento diário de cada profissional, ou seja, pela análise da evolução comportamental e do relacionamento interpessoal de cada um. Para isso, são desenvolvidas estratégias que identificam as principais falhas e possíveis estratégias para saná-las. Depois disso, são realizados feedbacks mútuos a fim de ajustar os pontos negativos e evidenciar os pontos positivos de toda a equipe.

Vantagens do diagnóstico 360°

O diagnóstico 360º pode ser realizado a qualquer momento, mas é recomendado que seja realizado periodicamente para manter as análises em dia a fim de criar métricas e retorno das ações desenvolvidas. Assim, é possível proporcionar às empresas algumas vantagens. Confira algumas delas:

1. Desenvolvimento de competências

Como o diagnóstico permite o mapeamento dos pontos fracos e fortes de cada funcionário, é possível identificar quais competências precisam ser adquiridas, quais comportamentos devem ser mantidos ou mudados. Assim, é possível fornecer um direcionamento sobre a jornada de cada colaborador e desenvolver melhor a equipe.

2. Autoanálise

   Nesse tipo de avaliação, o feedback se torna mais flexível, permitindo ao colaborador um olhar crítico sobre si mesmo. 

3. Assertividade em treinamentos e capacitação

Como o embasamento do diagnóstico 360° é o perfil dos colaboradores,  se torna mais assertivo criar programas de capacitação e treinamentos. Dessa forma, é possível focar nas principais deficiências e melhorá-las.

4. Compromisso com o capital humano 

Criar uma cultura de feedback possibilita o desenvolvimento do capital humano, pois é possível estabelecer uma relação de confiança entre líderes, colaboradores e colegas. Assim, esse tipo de cultura gera comprometimento de toda a equipe e contribui para o crescimento contínuo da organização.

5. Cumprimento de metas

Esse tipo de diagnóstico pode ser utilizado para traçar metas e cumprir as estratégias de negócios. Como essa avaliação permite reunir o feedback de toda a equipe, é possível trabalhar os comportamentos indesejáveis a fim de alterá-los para o cumprimento dos objetivos traçados.

6. Ações integradas

Com o planejamento de ações integradas, os líderes têm maior facilidade de implementar planos gerenciais efetivos, podendo aumentar a produtividade e reduzir gastos. O diagnóstico 360° também reflete no aumento de satisfação de seus clientes, uma vez que, sua empresa terá um diferencial sobre a concorrência. Por isso, é fundamental considerar que todas as áreas da sua empresa devem estar interligadas e se comunicar de maneira fluída.

Ouvir os colaboradores e analisar as necessidades de cada um pode ser o ponto-chave para o desenvolvimento, capacitação e retenção de talentos extraordinários. Portanto, ouça sua empresa e comece analisá-la de maneira integrada para que todos os setores trabalhem de forma sincronizada a fim de proporcionar o engajamento, crescimento das atividades desenvolvidas e o bom clima organizacional.

 

 

 

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