[ editar artigo]

Diagrama de Ishikawa: identificando a causa raiz de problemas

Diagrama de Ishikawa: identificando a causa raiz de problemas

Sua empresa está com baixa produtividade e/ou possui desperdícios e perdas que você não sabe de onde estão saindo? O Diagrama de Ishikawa pode te auxiliar nessa tarefa de identificação!

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito e Diagrama Espinha de Peixe, é uma ferramenta da qualidade utilizada na identificação de causas raízes de problemas, por meio da análise de fatores que envolvem toda a execução do processo.

O diagrama possui o formato de uma espinha de peixe, conforme mostrado na figura abaixo, onde uma linha horizontal está apontada para o lado direito em direção ao problema que está sendo analisado, e dessa linha central temos 6 ramificações diagonais (3 para cima e 3 para baixo), cada uma delas contendo uma categoria de possíveis causas do efeito (ou problema) estudado.

Existem 6 categorias de análise de causas, as quais são chamadas de 6Ms: mão de obra, medida, material, máquina, método e meio ambiente. Essa categorização existe para guiar o brainstorming na busca das possíveis causas.

A mão de obra busca causas relacionadas a equipe de trabalho, podendo envolver questões como qualificação, experiência, motivação, comprometimento, desempenho e tamanho da equipe.

No eixo medida são relacionadas causas que envolvem medições, indicadores, calibração, testes, instrumentos para aferição de medidas e métricas para o controle de processos.

Em material, ou matéria-prima, devemos pensar na qualidade dos materiais utilizados, relacionamento com fornecedores e demais situações envolvendo as matérias-primas utilizadas.

Máquinas são relacionadas ao maquinário da empresa, abordando questões como as rotinas operacionais, manutenções, nível tecnológico das máquinas e seu funcionamento.

O eixo método deve abordar causas relacionadas às práticas e metodologias de trabalho empregadas na empresa, desde o início até o final do processo, passando por todos os setores da empresa, analisando o fluxo de trabalho, as técnicas adotadas, os orçamentos e os fluxos internos de trabalho.

Já no meio ambiente devemos pensar no ambiente coorporativo e na estrutura física da empresa, analisando calor, ruído, vibração, iluminação, espaço físico, etc.

Para aplicar o Diagrama de Causa e Efeito é importante a formação de uma equipe multidisciplinar, reunindo pessoas com diferentes competências e que trabalham em diferentes setores da empresa, possibilitando uma análise completa e real de todos os 6Ms.

Para preencher a ferramenta o primeiro passo é ter conhecimento do problema que será estudado. Em seguida, por meio de um brainstorming com toda a equipe envolvida, podem ser abordados todos os 6Ms, que posteriormente serão organizados nos seus devidos eixos como possíveis causas. Ao final da ferramenta preenchida, cada uma das possíveis causas deve ser analisada a fundo e de forma detalhada, a fim de identificar se realmente ela é a causa raiz (ou uma das causas raízes) do problema.

Descobrindo a causa raiz, é possível desenvolver um plano de ação, utilizando por exemplo a ferramenta 5W2H, buscando solucionar esse problema.

Nos artigos abaixo, temos dois exemplos de aplicações do Diagrama de Ishikawa, o primeiro buscando as causas da baixa produtividade em uma cacauicultura e o segundo buscando entender o alto índice de perdas em uma indústria de plásticos:

1. Análise da causa raiz: Utilização do diagrama de Ishikawa e Método dos 5 Porquês para identificação das causas da baixa produtividade em uma cacauicultura.

2. Utilização do diagrama de Ishikawa como ferramenta de análise da causa raiz do alto índice de perdas em uma indústria de plásticos no Rio de Janeiro.

Com o diagrama de Causa e Efeito é possível descobrir as causas dos seus problemas, possibilitando que sejam desenvolvidas ações para solucioná-los.

Comece a utilizar a ferramenta agora mesmo e compartilhe suas experiências aqui na comunidade!

 


A Comunidade Sebrae vai mudar! Você sabia?!

 Para não ficar de fora, atualize seus dados cadastrais e faça parte automaticamente da nova plataforma 😊

Clique na sua foto > dados pessoais > preencha corretamente > salvar!

Pronto, em breve você terá acesso a NOVA COMUNIDADE SEBRAE.

Blog

Ler conteúdo completo
Indicados para você