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Dicas Gerais para Alimentação Fora do Lar em meio ao Coronavírus

Dicas Gerais para Alimentação Fora do Lar em meio ao Coronavírus

As dicas abaixo foram provenientes de diversas fontes e visam alertar os empreendedores de alimentação fora do lar sobre alguns cuidados a serem reforçados nesse período de pandemia, bem como ideias a serem consideradas. 

Lembrando que o cenário está muito incerto e dinâmico, e que as dicas relacionadas ao atendimento no salão, por exemplo, dependem da situação de cada localidade em relação à possibilidade de realizar, ou não, esse atendimento presencial.

 

Informar:

– Passar credibilidade e conhecimento sobre o assunto;

– Disponibilizar álcool em gel (70%) para os clientes;

– Espaçamento entre as mesas de 2 metros e das cadeiras 1 metro;

– Adiar shows e música ao vivo;

– Utilizar cartazes explicativos;

– Embalar os talheres;

– Higienizar máquinas de cartão;

– Higienizar assentos;

– Higienizar ar condicionado;

– Garantir que funcionários higienizem as mãos – Sugestão de parada a cada 1 hora.
 

Reduzir custos:

– Não estocar. Há pouca chance de desabastecimento de produtos do mercado interno;

– Produtos importados devem ser monitorados devido à fechamento de fronteiras. Se o produto for crítico para a operação e não houver item substituto, vale a pena estocar;

– Aproveitar o momento de grande oferta de produtos perecíveis e negociar;

– Renegociar prazo com fornecedores;

– Negociar desconto e prazo de aluguel com proprietário do imóvel;

– Analisar custo de antecipação de cartões.
 

Reduzir mão de obra, se ociosa: 

– Acordo com sindicato para gozo imediato de férias;

– Banco de Horas.
 

Vendas:

– Ampliar a presença digital. Sem circulação de pessoas nas ruas os meios digitais serão mais utilizados.

Buscar alternativas de vendas em outros canais, tais como:

– Delivery;

– Demanda aumenta devido à quantidade de pessoas em casa;

– Avaliar marketplaces de delivery (ifood, Uber eats, Rappi, 99foods, etc.);

– “Retira e Leva pra casa”;

– Opção para pessoas que querem evitar contato;

– Neste momento dar prioridade para geração de caixa em detrimento da margem. A meta inicial é alcançar o ponto de equilíbrio;

Sugestões de promoção para gerar vendas antecipadas (garantir receita):

– Cupons de descontos;

– Pacotes promocionais;

– Bonificação por volume;

– Lançar produtos congelados;

– Entrega grátis;

– Parceria com empresas com colaboradores em home-office.

E se possível, FIQUE EM CASA!

Elaboração: Diogo Reis – Sebrae/MG

Sugestão de fonte:

https://blog.opentable.com/2020/covid-19-coronavirus-restaurant-industry-data/

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Comunidade Sebrae
Mayra Viana
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Analista técnica do núcleo de Alimentos e Bebidas da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional. Doutoranda em Administração pelo PPGA/UNB, com ênfase em comportamento do consumidor. Pesquisadora do grupo de pesquisa Conscient da UNB.

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