[ editar artigo]

Dicas incríveis para elaborar um Plano de Cargos e Salários

Dicas incríveis para elaborar um Plano de Cargos e Salários

Para maximizar a qualidade dos serviços prestados pela sua empresa e, do mesmo modo, alavancar as metas financeiras do seu negócio é preciso, antes de tudo, investir no aperfeiçoamento e valorização dos seus funcionários. Com a ajuda de um bom Plano de Cargos e Salários é possível o empregador saber, de maneira eficaz, como garantir aos seus cooperados maiores chances de desempenho de trabalho, bem como oferecer a eles a oportunidade de galgar novos rumos dentro da organização e obter salários melhores. Pois com o colaborador sentindo-se valorizado, ele passa a desempenhar melhor suas funções, fazendo com que a empresa obtenha melhores resultados e lucratividade. Confira a seguir tudo sobre o assunto!

O que é um Planejamento de Cargos e Salários?

O planejamento de cargos e salários é um instrumento eficiente para auxiliar o empreendedor na hora de definir todos os parâmetros referentes ao futuro de seus colaboradores na organização. Por meio desse planejamento o empregador pode estruturar como irá fixar as atividades correspondentes a cada cargo, consegue definir apropriadamente os salários de cada função e benefícios que serão concedidos (promoções, etc), além de aprender como determinar as possibilidades de ascensão e carreira dos seus funcionários dentro da empresa.

Por que devo fazer um Plano de Cargos e Salários?

Essa ferramenta é de suma importância para que o empregador possa aproveitar melhor toda a potencialidade de quem ele contrata para fazer parte da sua empresa. Incluir no seu empreendimento um Plano de Cargos e Salários justo e realmente eficiente, visando oferecer aos colaboradores oportunidades reais de crescimento e melhorias de remuneração, é a chave para fazer com que os mais engajados e bem preparados funcionários do mercado queiram fazer parte da sua equipe de trabalho.

Não confunda PCS com Plano de Carreira

É comum haver certa confusão quanto ao Plano de Cargos e Salários com o tradicional plano de carreiras. Embora tenham similaridades, as duas ferramentas têm suas diferenças e são utilizadas para finalidades distintas. O Plano de Cargos e Salários é usado para ajudar como o empregador vai estipular as atribuições, incentivos e faixas salariais de cada cargo dentro do seu empreendimento. O plano de carreira tem como propósito principal definir as atribuições requeridas para cada nível de função e traçar o rumo que os colaboradores terão que fazer para alcançar determinada posição hierárquica.

PCS e o RH da sua empresa

O planejamento de cargos e salários tem o efeito desejado não apenas quanto ao aumento de produtividade dos colaboradores e melhoria nas finanças do seu negócio, mas também contribui muito para melhorar o RH da sua empresa. Empregar um bom PCS voltado para assegurar ao funcionário boas chances de ascender profissionalmente e com uma definição exata da faixa salarial e prerrogativas de cada cargo e funcionário, auxilia a área de recursos humanos em todas as suas tomadas de decisão e etapas do processo seletivo de candidatos.

Quais os benefícios do PCS?

São inúmeros os benefícios que o Plano de Cargos e Salários pode proporcionar ao empregador e sua empresa. Ao fazer uso do PCS, ele descobre, dentre outras coisas, como delimitar os tipos de remunerações referentes a cada cargo e de acordo com os afazeres de cada função; Aprende como montar um organograma minucioso e prático para a empresa; Consegue equilibrar as contas e nivelar de maneira eficaz os custos com folha de pagamento; Melhora a satisfação e a rapidez na entrega de resultados por parte de seus funcionários.

Veja abaixo dicas infalíveis para implementar um bom PCS na sua empresa:

  • Faça uma listagem total dos cargos e departamentos que o seu empreendimento possui: Antes de tudo, o recomendado é iniciar a construção do Plano de Cargos e Salários da sua empresa colocando no papel todos os departamentos que o empreendimento possui. Desde o financeiro até a área de recursos humanos. Dessa forma, você tem uma visão geral e exata de como proceder quanto às exigências demandadas para cada área específica e quais salários serão ofertados de acordo com os diferentes níveis hierárquicos;
  • Atribua quais as obrigações e privilégios específicos de cada função: O segundo passo da montagem de um bom PCS é delinear as prerrogativas e as vantagens — promoções ofertadas ao colaborador — que cada cargo carregará consigo. Delimitar as incumbências, bem como as conveniências das funções ocupadas na organização, traz ao empreendedor maior compreensão de como sua empresa está funcionando. Além de levar transparência aos seus colaboradores que poderão saber exatamente quais são as responsabilidades impostas a determinados cargos; E assim conseguem definir melhor o que fazer e qual caminho desejam traçar dentro da empresa para chegar onde almejam;
  • Estabeleça uma remuneração adequada para cada cargo dentro da empresa: Como cada função possui um nível característico de complexidade e exigências, dentro do PCS é fundamental que o gestor estipule uma faixa salarial própria para todos os cargos em conformidade com o seu nível na empresa e tipo de atividades exercidas. Isso possibilita maior clareza à administração e facilita bastante o trabalho realizado pela área de RH;
  • Comunique o PCS para os seus funcionários e considere os feedbacks recebidos: De nada adianta produzir um Plano de Cargos e Salários excelente se ele não pode ser visualizado e, principalmente, compreendido pelos seus funcionários, concorda? Por isso, ao concluir o PCS, o recomendado é compartilhá-lo com sua força de trabalho para que eles possam ter uma visão geral de como tudo funciona na empresa e o que exatamente você espera de cada um deles em suas respectivas áreas de atuação;
  • Documente o seu PCS e reformule periodicamente esse plano: O planejamento de cargos e salários assemelha-se a um guia que serve para nortear o empregador como ele pode gerir esses dois assuntos e, consequentemente, conseguir captar e reter os melhores profissionais para o seu negócio. Por isso, sempre documente o PCS e faça ajustes periódicos no que achar necessário, de acordo com pesquisas de mercado e feedback da sua equipe.

Saiba tudo sobre empreendedorismo na Comunidade Sebrae

Se você pensa em se tornar um empreendedor de sucesso e deseja estar bem informado sobre tudo o que acontece no universo do empreendedorismo, então aproveite para continuar navegando pela plataforma da Comunidade Sebrae e acompanhe as melhores dicas.

Comunidade Sebrae
Malanny Serêjo Seguir

Formação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Experiência com assessoria de imprensa e produção de conteúdo para web.

Ler matéria completa
Indicados para você