Sustentabilidade é uma das palavras de ordem da atualidade. Ela se aplica em todos os setores. Da produção industrial aos novos projetos de empreendedorismo. A preocupação ambiental tem sido tema de debate recorrente e quem não consegue se adaptar está perdendo espaço no mercado.
Falar sobre empreendedorismo sustentável é algo novo. Mesmo pelo fato do conceito de "empreender" ter sido bastante difundido no Brasil nos últimos anos, acrescentar questões de sustentabilidade ainda não estava diretamente relacionada a isso. Porém, a "onda sustentável" precisava chegar ao olhar empreendedor. E isso vem acontecendo.
Mas o que define um empreendedorismo sustentável? Podemos dizer que se refere a negócios que visam a obtenção de lucro utilizando recursos sociais e ambientais de forma responsável, sempre realizando seus processos de trabalho sem agredir a natureza e o meio ambiente.
É um novo nicho dentro do empreendedorismo. Encaixa-se perfeitamente no que diz respeito ao fato de empreender ser associado a inovações e a responsabilidades sociais. Além de criar um negócio para resolver e/ou solucionar uma problemática, agora, empreender também serve para ajudar a desenvolver métodos de trabalho que tenham consigo consciência ambiental
Características de um negócio sustentável
A ação prática de uma empresa sustentável pode acontecer de diversas formas. Desde atos mais simples, como a utilização de folhas feitas em materiais recicláveis e a diminuição do uso do papel até a outras medidas consideradas mais complexas como a implantação de uma política de preocupação ambiental dentro da empresa.
A seguir listamos atitudes que sua empresa pode tomar para se enquadrar no conceito de empreendedorismo sustentável:
• Não utilizar materiais que propiciam o acúmulo de lixo, como copos descartáveis. Se cada funcionário tiver utensílios laváveis próprios, isso contribuirá para reduzir a quantidade de lixo criada diariamente, ajudando não somente a reduzir os gastos operacionais, como também a natureza;
• Em empresas é comum o consumo de água ser altíssimo, principalmente porque não há o cuidado de funcionários com as torneiras, por exemplo. Espalhar avisos sobre a importância de economizar e preservar a água é uma alternativa para tornar a empresa cada vez mais sustentável;
• É inevitável, em tempos cada vez mais tecnológicos, usar computadores, tablets e outros aparelhos eletrônicos. Isso está diretamente ligado ao consumo de energia elétrica. Para diminuir gastos e aproveitar melhor o meio ambiente, incentive o uso consciente das máquinas (modos de economia de energia), bem como proporcione um ambiente onde a luz do sol possa ser aproveitada ao máximo.
• Promover a coleta seletiva de lixo, disponibilizando cestas para cada tipo de material é algo que os estabelecimentos podem adotar de forma muito simples. Como já dito, empresas costumam acumular muito lixo, então descartá-los, de forma responsável, ajuda na conscientização sustentável.
• Existem diversas leis ambientais voltadas para as empresas. As principais são: Lei 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais e a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Respeitá-las é fundamental para que a empresa seja sustentável.
Importância da sustentabilidade
Como dito no início desse artigo, preocupar-se com o meio ambiente é algo que tem sido recorrente em todos os setores da vida. Mais do que isso, deve ser uma obrigação de todos os seres humanos com o ambiente onde vivemos. Afinal de contas, se não preservarmos a natureza, que nos fornece tantos recursos essenciais, estaremos diminuindo nosso próprio tempo de vida.
Nesse sentido, a sustentabilidade é fundamental. Agir de forma sustentável significa saber aproveitar os recursos naturais de forma não agressiva, sem exageros. Aproveitar o suficiente para que possamos suprir as necessidades e ainda preservar o meio ambiente.
Sustentabilidade também é significado de responsabilidade. Se esgotarmos os recursos agora, o que será das gerações que virão pela frente? É muito importante adotar atitudes de preservação, pois isso nos ajuda até a pensar de forma diferente sobre o mundo que vivemos.
Ao trazer o conceito para os negócios, podemos ir além da preocupação ambiental e conseguir pensar em negócios que já sejam voltados para a consciência social. Empresas sempre tiveram suas imagens ligadas à degradação da natureza, pois exploram ao máximo os seus recursos. O empreendedorismo sustentável serve para desconstruir essa visão negativa e mostrar que é possível produzir, gerar lucro e trabalhar sem necessariamente ser irresponsável com o meio ambiente.
Dicas para colocar em prática o pensamento sustentável na empresa
Como diz o ditado, "falar é fácil, difícil é fazer". Muitas empresas pintam uma imagem de preocupação ambiental que, na prática, não cumprem. No entanto, é possível empreender com responsabilidade sustentável. Se você quer saber como aproveitar da melhor forma possível essa tendência, confira as quatro dicas a seguir.
1 - Especialização: por não estarem acostumadas a desenvolver trabalhos sustentáveis, muitas empresas, mesmo com boas intenções, não conseguem por em prática esse pensamento. É preciso conhecer o que é sustentabilidade, estudar os conceitos, se especializar. Só assim será possível tomar atitudes em prol da consciência ambiental.
2 - Conscientização: uma vez que a empresa já sabe os conceitos de empreendedorismo sustentável, esclarecer os funcionários é necessário. Promover debates e palestras sobre a importância de preservar o ambiente de trabalho, economizar energia, evitar gastos desnecessários de papel e outros materiais, além de criar uma inspiração que fará com que as próprias pessoas sintam prazer em pensar de forma sustentável seus modos de agir e viver.
3 - Valorização: além de conscientizar didaticamente, outra alternativa para por em prática a sustentabilidade dentro do ambiente de trabalho é criar motivação. Criar desafios, jogos interativos e, até oferecer premiações para quem tiver mais atitudes sustentáveis no mês são formas de valorizar a consciência social e ambiental no ambiente da empresa.
4 - Investimento: investir na criação de uma política ambiental é muito importante. Isso começa desde a compra de equipamentos menos agressivos à natureza até a mudança na forma da empresa trabalhar. Há procedimentos sustentáveis e ecologicamente corretos que podem desempenhar de forma satisfatória e suprir as necessidades do negócio.
Empreender com sustentabilidade pode ainda ser considerado um conceito novo, mas cada vez mais vem sendo adotado por novos empreendedores e pelo mercado de forma geral. Quem já inicia o seu negócio pensando em responsabilidade social, dá passos importantes para contribuir com o meio ambiente e com a formação de novos métodos de trabalho.
O que você acha sobre o empreendedorismo sustentável? Deixe a sua opinião nos comentários!
Jornalista em formação, redator desde 2015. Um jovem em constante aprendizado que usa as palavras para passar suas mensagens.