[ editar artigo]

Dicas para o atendimento as pessoas deficientes.

Dicas  para o atendimento as pessoas deficientes.

Você empresário, ou que trabalha com atendimento ao cliente, sabe como lidar com pessoas com algum tipo de deficiência em seu ambiente empresarial? De acordo com o censo do IBGE de 2010 quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população declarou ter algum grau de deficiência, hoje pode ser que esse número seja muito maior. É muito importante que as empresas estejam preparadas e  conheçam as necessidades deste público  para atender de forma correta, tornando seu negócio cada vez mais inclusivo e inovador. 

Sabemos o quanto é difícil para estas pessoas se adaptar ao meio onde vivem, para isso devemos ter consciência, tratando essas pessoas como todas as outras  na nossa sociedade, e pensar que no dia-a-dia apreendemos muito com eles, sendo um exemplo de superação e alcance de metas e objetivos para todos nós.

Veja algumas dicas muito importante que vão te ajudar no atendimento destas pessoas em seu estabelecimento.

1. Acompanhamento

As pessoas com deficiências devem ser comunicadas da melhor forma de atendimento, fique por perto, mas respeite a necessidade do seu cliente e esteja sempre disposto a atender.

2. Pessoas com deficiência visual

Seja objetivo a explicar as direções ofereça os braços ou ombros e caminhe na frente da pessoa. Em caso de restaurantes, coloque o copo de um lado e a garrafa do outro, as refeições devem ser colocadas em forma de relógio e não deixem a pessoa falando sozinha e use um tom normal de voz, caso esteja com cães guia, procure não dispersar o animal e lembre-se que esses animais são autorizados a entrar em qualquer lugar, com exceção de uti's e centro de queimados.

3. Pessoas com deficiência auditiva

Seria bacana se os estabelecimentos com atendimento ao público tivessem profissionais que falassem em Libras (Língua Brasileira de Sinais) que é a Língua que os deficientes auditivos usam pra se comunicar, mas na impossibilidade de profissionais a comunicação pode ser feita com as mãos, movimento labial ou usar um volume de tom de voz um pouquinho mais alto, até porque existem vários tipos de deficiências auditivas.

4. Pessoas com deficiência física

Procure acompanhar essas pessoas e se caso ela tenha alguma dificuldade, pergunte se ela quer ajuda e como deve proceder, assim vai deixar seu cliente mais tranquilo, e ao falar com uma pessoa cadeirante procure se posicionar enfrente a ela e na mesma direção do olhar.

Agora que você já conhece algumas dicas, vamos começar a coloca-las em práticas no seu negócio e fazer com que nosso mundo seja muito melhor e cada vez mais inclusivo. Eu acredito que a diferença começa por nós mesmo.  Até a próxima. 

 

Blog

TAGS

inclusao

Comunidade Sebrae
Thamiris Santiago
Thamiris Santiago Seguir

Formada em Gestão de Pessoas e apaixonada por relacionamento com clientes.

Ler conteúdo completo
Indicados para você