[ editar artigo]

Dicas Tech para aumentar a produtividade estando em Home office

Dicas Tech para aumentar a produtividade estando em Home office

Se tem algo que estamos vendo que pode formar uma revolução no mundo trabalhista é o chamado homeoffice, ou trabalho remoto, em português. Muitas empresas e até entidades públicas tiveram que aderir esta nova forma de trabalhar durante a crise do novo coronavírus.

No entanto, fomos vendo que, nem empresas e nem trabalhadores estavam preparados para esta nova realidade, que pode ser que veio para ficar.

Nesse cenário, como nós podemos focar no trabalho, aumentando nossa capacidade de desempenho durante o isolamento e distanciamento sociais? Abaixo apresentamos uma série de dicas tech para superar essa etapa de trabalho remoto e aumentar a produtividade. São elas:

1. Utilizar ferramentas úteis para a comunicação empresarial

Um dos aspectos mais afetados com o trabalho remoto é a comunicação. Muitas vezes, somente olhando para o lado, antes, conseguíamos ter a atenção de um colega sobre algum assunto de trabalho, sem falar que era mais fácil resolver alguns problemas com uma pequena reunião presencial. Por isso, é essencial conhecer ferramentas que possibilitem acurtar as distâncias entre os colaboradores de uma empresa, como pode ser a plataforma Zoom, Slack ou até mesmo o Google Meet, que durante a pandemia vai disponibilizar o acesso gratuito as suas funcionalidades.

 

2. Trabalhar com duas telas ou monitores

Os computadores atuais possuem sistemas multitarefas. Isto significa que se você usar dois monitores, poderá realizar uma tarefa em um deles sem perder a informação que está no outro monitor. Nunca aconteceu de ficar com várias abas abertas no seu navegador? Com esta dica você poderá organizar melhor o seu trabalho, sendo, especialmente interessante para as pessoas que precisam de várias janelas por trabalharem em entornos mais criativos ou com muitos dados.

 

3. Ver se chegou a hora de mudar de operadora

Segundo dados da Anatel, nas últimas semanas, o tráfego de dados e acessos à rede de internet aumentou 49%. Isto significa que, queiramos ou não, a conexão com a internet pode ficar mais lenta. Verifique se não há no mercado um plano melhor de internet para que você não precise se estressar com lentidão. Nesse momento de isolamento, uma boa conexão com a internet é a chave para aumentar sua produtividade.

Contate algumas dessas operadoras com boas vantagens.

 

4. Melhore a sua conexão com a internet

Se mesmo comparando ofertas e planos, você ainda não conseguiu melhorar o sobrecarregamento da sua internet, teste desativar as atualizações automáticas do seu computador, visto que muitas delas podem necessitar que você esteja online, consumindo sua banda larga sem necessidade. Outro aspecto importante é recolocar seu modem. Busque um ponto central na sua casa, e onde não exista obstáculos físicos (paredes, móveis altos etc.). Por último, feche sempre APPs e programas que não estão em uso, dessa forma você não sobrecarregará sua internet, além de não gastar bateria à toa.

 

5. Aplicativos para organizar seu dia

Existem muitos programas ou aplicativos gratuitos para te ajudar a se organizar, como por exemplo o Google Keep, Evernote, Organizze ou Todoist!

 

Curta e comente o que achou!

 

 

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você