[ editar artigo]

É chegada a hora da retomada?

É chegada a hora da retomada?

Será que é chegado o momento da retomada das empresas? Como saber se você está pronto?

A economia foi e está sendo atingida diretamente nesta pandemia do coronavírus. Muitas empresas que não tem como aderir só ao home office, não conseguem mais enxergar opções sobre o que fazer neste período de isolamento. Por isso, alguns empreendedores voltaram à ativa nos últimos dias. Um levantamento da Pontomais, empresa de tecnologia para RH que tem cadastro de mais de 10 mil empresas e 300 mil colaboradores no país, mostrou que em alguns estado do Brasil o registro de ponto chegou a aumentar em até 51% comparando o mês de abril com março. No Paraná, por exemplo, esse número chegou a 12%, comprovando que por aqui os empresários tiveram que voltar mesmo às atividades para conseguirem pagar as contas do mês

Sobre os segmentos que tiveram aumento das atividades nesse mês, o de grande destaque foi o de roupas e acessórios, que chegou a 71%. Saúde e estética foi o segundo setor com maior resultado, tendo 23% de aumento, e o núcleo de varejo, equipamentos e peças foi o terceiro segmento registrando 19%. Esses setores, no mês de março, estavam entre os mais atingidos pela pandemia. Na época as clínicas de estética e saúde apareceram em primeiro lugar, representando 16% da base sem atividade, as Lojas de roupas e acessórios faziam parte dos 10% das empresas paradas no país e o varejo seguia em queda representando 9% dos estabelecimentos que não estão registrando ponto. Ou seja, de um mês pra cá muita coisa mudou e as atividades foram retomadas por muitos empreendedores. E inclusive o levantamento também mostra que houve queda de 32% nos desligamentos e 23% nos afastamentos de colaboradores. Pode ser então que nos próximos dias a situação financeira de muitas pessoas volte a melhorar.

Devo mesmo retomar às atividades da minha empresa?

Primeiramente é preciso estar consciente com o que está acontecendo no mundo. Por isso, independente de você retomar às atividades ou seguir em home office, é muito importante que seja mantido o cuidado com a saúde das pessoas que trabalham na sua empresa, o bem estar dos funcionários e também a produtividade do negócio, que é importante ser mantida mesmo em meio a crise. É claro que já chegou o momento da retomada, mas o empreendedor precisa se adequar a uma nova forma de trabalhar para as coisas darem certo.  Então, se você ainda tem dúvidas se sua empresa está pronta ou não para voltar às atividades nesse cenário, abaixo segue algumas dicas.
 

 - Estabeleça regras de cuidados contra a Covid-19

O primeiro cuidado que uma empresa deve ter nesse período é com a saúde dos colaboradores. Por isso é preciso ficar atento e seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde para evitar qualquer problema na empresa. Então, imprima cartazes e encaminhe um e-mail aos colaboradores  falando sobre o uso obrigatório de máscara de proteção, sobre a distribuição de álcool em gel nos ambientes da empresa, sobre desligar temporariamente o ar condicionado para que o ambiente  tenha uma corrente de ar no local e sobre respeitar o espaço das pessoas colocando um certo distanciamento entre elas. Vale pensar em um esquema de revezamento para minimizar ainda mais o contato entre funcionários e também propor formas alternativas de deslocamento para quem utiliza o transporte público para trabalhar.
 

Crie um rito de retomada

É importante criar um rito de retomada, ou seja, criar uma ação intimista que motive os colaboradores a voltarem com tudo. Pode ser um presente para celebrar o retorno deles na empresa, uma mensagem otimista prevendo os projetos futuros, um discurso falando tanto sobre dos cuidados desse momento, quanto da importância deles para a empresa e até de repente um café da manhã para marcar essa retomada do serviço. Tudo isso mantendo sempre a distância devida.
 

Use o que funcionou na quarentena

Pensando em melhorias para empresa, é importante que o gestor faça uma reflexão sobre a quarentena e as estratégias usadas nela para ver o que melhorou o rendimento de trabalho. Para quem estava trabalhando no esquema homeoffice, uma opção que foi muito utilizada foi o "Daily Scrum", que é uma reunião diária onde as pessoas dão um feedback sobre o que foi feito no dia anterior para assim começar um novo dia de trabalho. É uma alternativa de controle de serviços por conta do distanciamento, mas que presencialmente é algo que tem tudo para dar certo.

 

Faça um replanejamento

Para encerrar com chave de ouro, a última dica que é bem importante é pensar em um replanejamento.As pessoas retornam com dúvidas de como colocar as coisas em prática e por onde retomar os serviços. Então apresentar um novo planejamento é muito importante para que o trabalho volte a fluir bem. Além disso, pensando no financeiro da empresa, é importante rever também os gastos que foram cortados e fazer uma avaliação bem crítica se vale a pena investir novamente.

 

Ainda estou inseguro e prefiro o home office

Para empresas que seguem em quarentena, é muito importante que o gestor mantenha o discurso do isolamento pensando na saúde dos seus funcionários. Em relação a rotina de trabalho, é importante que o responsável pela empresa ajude os funcionários a atingirem seus objetivos. O gestor deve ajudar os colaboradores com soluções frequentes de formas de trabalho que trarão mais resultados. É importante continuar traçando estratégias para a empresa independente do setor que você está.

Como gestor, provoque novidades na empresa. Tente fazer coisas que você ainda não fez para que gere interesse nos seus funcionários. E algo muito importante é comemorar com os colaboradores todos feitos, principalmente os pequenos que muitas vezes são deixados de lado. Por conta da crise, a situação está complicada em todas as áreas, e provocar ações de reconhecimento de trabalho motiva ainda mais os funcionários e os deixa engajados.

Leia  também o texto sobre o cenário financeiro para saber todos os detalhes que podem interferir na sua empresa neste momento. É mais um material rico, que tem a esclarecer muitas coisas sobre como agir em meio a pandemia.

Apesar da crise ter afetado toda economia, não se desespere com o que você perdeu de lucro nesses últimos dias. A longo prazo as coisas vão melhorar e a sua empresa voltará a funcionar, não como antes, mas melhor que antes!  

Para te inspirar no momento de retomada, assista ao bate papo que tivemos com a empresária Luiza Helena Trajano, CEO da rede de varejo Magazine Luiza! 


O Sebrae está a sua disposição, nos acione através dos canais digitais, será um prazer conversar sobre a sua empresa 😉

WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail  ou 0800 570 0800.

 

Blog

Comunidade Sebrae
Sebrae Paraná
Sebrae Paraná Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler conteúdo completo
Indicados para você