[ editar artigo]

Efeito Comunidade - você vai ficar de fora? 🙋🏻‍♂

Efeito Comunidade - você vai ficar de fora? 🙋🏻‍♂

As comunidades DIGITAIS são agrupamentos sociais na Internet de pessoas que mantêm afinidades e interesses em comum. Elas estabelecem relações  por meio da comunicação à distância - grupos de indivíduos com interesses em comum trocam informações e experiências online.

Esses agrupamentos, são as chamadas COMUNIDADES DIGITAIS. Os usuários mantêm debate neste meio, seguem interesses e criam identidade. Do mesmo jeito que ocorre no meio offline, as comunidades digitais podem ser classificadas de acordo com suas características.

O mais bacana de Comunidades Digitais, é o conhecimento e troca de experiências que o usuário pode obter de maneira simples, rápida e com foco no que é interessante para ele!

Por exemplo: eu (Bianca), faço parte de várias comunidades sobre marketing digital. Ok Bianca, mas onde estão estas comunidades? Grupos do whats, grupos de e-mails, grupos no Facebook, hashtags que eu sigo no Instagram, vídeos no Youtube... toda plataforma ou conteúdo que me conecte a outras pessoas com o mesmo interesse ou propósito que eu, é uma comunidade. 

Os vários tipos de comunidades existentes
Os meios de comunicação estão trazendo transformações para a sociedade, uma vez que modificam o espaço e o tempo. Além disso, as comunidades digitais estão influenciando a vida das pessoas de forma positiva.

Por exemplo, os sites de compra e venda de produtos (OLX ou Mercado Livre), sites em que os usuários podem responder perguntas gerais (Yahoo) ou de suporte técnico muito utilizados para auxiliar os consumidores quando surgem problemas em seus produtos (Microsoft), todas essas plataformas são um tipo de comunidade 🙂 aposto que você ainda não tinha se dado conta disso, não é?

As redes sociais são comunidades digitais em alta este ano, você e sua empresa precisam estar presentes nelas.


Venha fazer parte da Comunidade Sebrae
Agora que você já sabe que as comunidades digitais são um ótimo meio de interação, troca de informações e conhecimento, é importante usá-las  também para aumentar as chances de você entender o comportamento dos seus consumidores. Quanto mais próxima a sua equipe estiver dos seus seguidores, melhor a compreensão dos seus desejos e necessidades.

Não podíamos deixar de citar a nossa Comunidade Sebrae, um ótimo espaço para o compartilhamento de conhecimento e geração de negócios. Ela é uma plataforma colaborativa que tem o objetivo conectar pessoas, negócios e oportunidades. 

Além disso, abriga informações interessantes para quem está começando a empreender e também para quem quer se aperfeiçoar. Aberta ao público, nossa comunidade é um ambiente colaborativo, interativo, compartilhado e integrador, pois os conteúdos são produzidos por pessoas que escrevem sobre diversos assuntos ligados  ao empreendedorismo, como startups, inovação, cases inspiradores, novidades de mercado etc. Ou seja, toda colaboração é bem-vinda!

🙋🏻‍♀🙋🏻‍♂ Temos grupos de temas específicos aqui na plataforma para consumo de conteúdos que realmente fazem sentido para você! Vá para a home da Comunidade Sebrae > clique na sua foto ao lado direito superior da tela > Grupos > escolha quais os grupos você gostaria de participar e bora adquirir conhecimento 🤩💡  


Se você busca soluções, ou se quer alavancar o seu negócio, não fique de fora!

Espero ter contribuído, um abraço.

Bianca Becker.

 

Comunidade Sebrae
Bianca Becker
Bianca Becker Seguir

Analista de negócios digitais - Sebrae/PR | Marketing Digital | Marketing de Conteúdo | Vídeos | Inbound

Ler matéria completa
Indicados para você