[ editar artigo]

Empreendedor, quer se desenvolver? Inspire-se nestas grandes FERAS!

Empreendedor, quer se desenvolver? Inspire-se nestas grandes FERAS!

O que acha de se desenvolver enquanto Empreendedor tendo como inspiração grandes FERAS mundiais? Afinal, o ano novo não será diferente se você for o mesmo!

Antes de lhe apresentar às FERAS, já reparou que a maioria dos empreendedores bem-sucedidos têm muitas características em comum?

Isso não quer dizer que existe receita de bolo para ter sucesso nos negócios, mas sinalizam que algumas características ajudam muito na jornada empreendedora. Então, conheça agora 10 FERAS, suas características e atitudes de sucesso.

 

Águia

Voe alto, seja ágil e tenha o olhar aguçado de uma águia para identificar e explorar oportunidades.

A águia é um dos animais mais determinados e resilientes. Apesar da dor, bicam pedras para manterem a estrutura do bico afiada e do tamanho correto para caçar.

De forma análoga, muitas das nossas batalhas mais difíceis são aquelas que ocorrem dentro de nós, então, precisamos parar, refletir e tomar atitudes, nem sempre fáceis, que nos permitam crescer.

 

Girafa

Na hora de criar objetivos seja como a girafa; coloque a cabeça nas nuvens, mas mantenha os pés no chão.

Outra característica interessante da girafa é o fato dela dormir apenas 20 minutos ou menos por dia. Ela fica a maior parte do tempo acordada e isso permite manter-se em constante alerta para o ataque de possíveis predadores. 

Você, enquanto empreendedor, deve manter-se sempre alerta com a concorrência e mudanças do mercado, qualquer "sono" mais prologando pode custar a vida do seu negócio.

 

Lobo

Tenha o poder de observação, foco, determinação, visão estratégica, planejamento e organização de um lobo para o alcance dos seus objetivos e metas.

O mundo dos negócios não permite que amadores prosperem, é necessária a profissionalização do negócio para que ele cresça de forma sustentável.

 

Touro

Seja forte como um touro, enfrente os problemas e os desafios de frente, nada de procrastinar ou terceirizar aquilo que é de sua responsabilidade.

Se você decidiu empreender, parabéns, isso quer dizer que decidiu ser protagonista da sua própria vida, não culpe o mundo e outras pessoas pelo insucesso, saiba que sua prosperidade depende primeiro de você.

 

Camaleão

Seja flexível e resiliente como um camelão. Não é o mais forte que sobrevive, mas aquele que melhor se adapta às mudanças.

A única coisa constante no mundo dos negócios é a mudança, desde às demandas dos clientes, perfil da equipe de colaboradores, modelos de negócio da concorrência e parceiros, então, adapte-se rápido.

 

Leão

Tenha a liderança e a capacidade de trabalhar em equipe como um leão. Inspire e forme novos líderes, afinal uma empresa e um legado não crescem sozinhos.

Você pode até iniciar um negócio trabalhando sozinho, mas, muito possivelmente, só crescerá com o apoio de outras pessoas. Desta forma, é imperativo que você se desenvolva enquanto líder e forme futuros líderes.

 

Gato

Tenha a sensibilidade, independência e autoconfiança de um gato. Seja você mesmo, não seja alguém que vive apenas para agradar os outros.

Fique perto de pessoas que lhe fazem bem, para as quais você não precise interpretar um personagem. Você é a média das 5 pessoas mais próximas a você, então selecione muito bem sua companhia.

 

Cachorro

Seja fiel e companheiro como um cachorro. Persuasão e network dependem de sua boa relação com os outros.

O mundo dos negócios vai exigir de você muitas vezes competitividade, ambição e agressividade, mas isso não quer dizer que você tenha que faltar com ética, respeito e humanidade. Faça negócios sem "vender a alma"!

 

Pavão

Tão importante quanto ser bom é parecer ser bom no que faz. Então, inspire-se no pavão e faça seu marketing pessoal e do seu negócio.

Hoje, principalmente com a mídias sociais, é necessário mostrar o seu valor, apresentar seus diferenciais competitivos e gerar autoridade, sabe o motivo? Porque, do contrário, será procurado apenas por preço e perderá clientes por este mesmo motivo.

 

Tartaruga

A vida não é uma corrida de competição e, mesmo quando perder, suas batalhas lhe deixam "casca grossa". Aproveite a jornada como a tartaruga, deixe a ansiedade de lado e curta o momento.

Por mais que você planeje e seja meticuloso, sua jornada empreendedora não é um trilho, mas uma trilha. Você errará muitas vezes e terá que lidar com isso e, de preferência aprender com os erros.

A boa notícia é que você acertará tantas outras vezes e, principalmente, descobrirá a importância de celebrar estes momentos, de preferência ao lado de quem lhe apoia.

Com o tempo, você perceberá que mais importante que a velocidade é a direção certa, ou seja, não seja um fazedor de tarefas e escravo do próprio negócio. "Afie o machado" antes de "sair cortando árvores", trabalhe de forma inteligente.

 

Todos estes animais vivem dentro de você, então alimente-os, ou seja, estude, aventure-se e viva intensamente as experiências do aprendizado. Por fim, utilize cada característica de acordo com o que o dia a dia do negócio exige.

E ai, gostou dessas feras? Conte pra gente nos comentários qual animal te inspira mais! 

Blog

Comunidade Sebrae
Rafael Souza
Rafael Souza Seguir

Consultor de Negócios e Palestrante do Sebrae-SP, Empreteco, Agente Local de Inovação, formado em TI, especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios. Apaixonado por empreendedorismo e admirador de empreendedores!

Ler conteúdo completo
Indicados para você