[ editar artigo]

Empreendedorismo Audiovisual: A Acessibilidade no Cinema

Empreendedorismo Audiovisual: A Acessibilidade no Cinema

Eu adoro poder viajar no mundo do faz de conta e da magia que só as boas histórias podem me proporcionar. Alguns dos recursos para se contar as histórias são a fala, as imagens e as ações das personagens. As histórias se transformam com efeitos especiais como enquadramentos de câmeras, luz, trilha sonora e edição.

Desde 2016, o cinema se tornou acessível no Brasil, atendendo um público que antes era esquecido e por isso não frequentava as salas. Graças a conteúdos acessíveis e empresas como a Acensia , pessoas cegas, de baixa visão e surdas podem romper as barreiras da sétima arte e acompanhar as histórias com a mesma qualidade dos que enxergam e ouvem. Os recursos acessíveis para os cegos e com baixa visão são narrações feitas a partir de roteiros de audiodescrição, para os surdos, as janelas com legendas de libras (Língua Brasileira de Sinais). Afinal, a emoção do cinema é igual para todos!!!

Os roteiristas estão criando personagens para dar oportunidades as pessoas surdas e cegas que são tão talentosas como as que enxergam e ouvem. Sem falar que é maravilhoso a cultura surda com sua poesia, literaturas e interpretação e o próprio Slam (Campeonato de poesia) . Temos o privilégio de apreciar a voz do cantor cego Andrea Bocelli e outros. O talento de pessoas cegas e surdas também encontramos nos bastidores, como profissionais cinegrafistas cegos, que pensamos ser só pessoas que enxergam nessa área.

Sem fazer merchandising, uma emissora de TV na novela jovem Malhação inseriu uma pessoa surda no elenco que sempre teve sonho em se tornar atriz e agora está tendo a oportunidade. Com isso, mais um talento sendo revelado no audiovisual.

Com os recursos acessíveis empresas vem se formalizando para oferecer cabines de audiodescrição, interpretes, formatação de sites empresárias e todo suporte para que os eventos se tornem acessível.

Então, toda produção artística tem recursos acessíveis para disponibilizar em suas obras e vimos que grandes talentos cegos e surdos são revelados. Pessoas estão empreendendo nessa área para prestação de serviço. Se você tem uma empresa, faça como a dramaturgia, inclua.

Você conhece algum surdo ou cego artista? Compartilha comigo nos comentários.

Blog

Comunidade Sebrae
Bela Lustoza
Bela Lustoza Seguir

Apaixonada pela inclusão e pela Língua Brasileira de Sinais e por descobrir talentos como produtora de elenco.

Ler conteúdo completo
Indicados para você