[ editar artigo]

Entenda a importância da SST para a empresa

Entenda a importância da SST para a empresa

 

Para evitar riscos ocupacionais na empresa, uma abordagem de prevenção deve ser organizada e seguida, com o planejamento das ações a serem executadas e com uma avaliação regular da eficácia dessas ações.

O que é uma abordagem de prevenção?

A prevenção de riscos ocupacionais abrange todas as medidas a serem implementadas para preservar a saúde e a segurança dos funcionários, melhorar as condições de trabalho e buscar o bem-estar no trabalho.

É criada uma abordagem profissional de prevenção de riscos, envolvendo todos os atores envolvidos e levando em consideração as características específicas da empresa (tamanho, organização, localização geográfica, etc.).

Monitorando o processo de prevenção

O monitoramento envolve uma fase de reflexão coletiva no processo de prevenção. Essa reflexão consiste em:

  • Instruir, declarar perspectivas, debater, arbitrar;
  • Tomar decisões sobre as ações a serem implementadas (definir um programa de ação) e definir critérios ou indicadores associados para avaliar sua eficácia;
  • Implementar ações ou programas e monitorar ou ajustá-los ao longo do tempo;
  • Avaliar as ações após sua implementação.

Se esta fase estiver aberta aos funcionários, a fase de decisão pertencerá apenas ao empregador.

A comunicação sobre as decisões tomadas deve concluir o processo. Esta comunicação envolve informar ou consultar representantes da equipe.

Melhorando a lucratividade das empresas

O Investimento em saúde e segurança são sinônimos decisões diretas em custos mais baixos de seguro. A prevenção também provoca decisões positivas indiretas.

Aumente a produtividade e a qualidade: investir em prevenção ajuda a tornar os trabalhadores e, portanto, toda a empresa mais produtivos.

Contribuir para uma imagem corporativa positiva: o bom gerenciamento dos programas de prevenção envia uma imagem corporativa positiva para todos os públicos da empresa.

Por outro lado, a cobertura da mídia de um acidente de trabalho prejudica fortemente e por muito tempo a imagem da empresa. Alguns cursos bem cotados em no Brasil são os cursos NR35 trabalho em altura  e operador de empilhadeira. 

Outros cursos de qualificação disponíveis no mercado que podemos destacar. São eles:

  • Primeiros Socorros;
  • Curso de Brigada de Incêndio ou Bombeiro Civil;
  • NR-05 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA;
  • NR-10 Eletricidade ou Reciclagem;
  • Curso de formação de CIPA;
  • Curso NR-33, etc.

Para encontrar um curso dentro de sua cidade, procure informações referentes ao histórico da empresa para que assim você possa estar ciente que ela se encontra em perfeitas condições em exercer tal função.

Links úteis: 
Ministério de trabalho
CREA

Blog

Comunidade Sebrae
Fernando Art
Fernando Art Seguir

Sou pai, amo meu trabalho e do bem. Atualmente administro cursos voltados para o segmento de segurança do trabalhos tendo como destaque os cursos de nr35 e nr33.

Ler conteúdo completo
Indicados para você