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ENTENDER PARA MELHOR ATENDER. Conheça bem seus clientes. Nós só nos relacionamos bem com quem conhecemos.

ENTENDER PARA MELHOR ATENDER.
Conheça bem seus clientes. Nós só nos relacionamos bem com quem conhecemos.

É comum vermos anúncios de cursos de “qualidade no atendimento” ou “atendendo bem seu cliente”, cursos que – numa primeira visão – atendem a uma demanda latente do mercado: ter um atendimento diferenciado e de qualidade com seus clientes. Mas nem sempre é de um curso que o negócio precisa, é necessário ir mais fundo na cultura organizacional e nos valores que norteiam o empreendimento ou a relação empresa-cliente. 

Atender bem envolve entender as necessidades e desejos do público alvo estabelecido pela empresa; compreender quais soluções podem ser oferecidas para resolver os problemas ou dificuldades apresentados pelos consumidores. Atender bem requer empatia, envolvimento e zelo na atenção às demandas e expectativas dos clientes. É, sobretudo, criar uma cultura de bem atender.

 Esses fatores não tem nada haver com ser educado, cortês, paciente, gentil ou sorridente, essas habilidades estão na cota da educação doméstica de quem lida diretamente com o público, é um dever básico, pois o cliente irá cobrar essa postura.  Conhecer seu público alvo é entender o que o trouxe até o seu ponto de venda, o que o atraiu, quais motivos impulsionou sua ida ao consumo; como ele se sente no ambiente. Conhecer o cliente é estratégico para oferecer um bom atendimento e este, vital na captação e manutenção de novos clientes. Isso não requer grandes investimentos em estrutura e equipamentos, basta um bom sistema de coleta de informações dos clientes atuais e de prospectes. Pode se criar um bom banco de dados a partir de planilhas do Excel.

 Um bom empreendedor só irá atender bem seus clientes se passar a estudar seu comportamento, compreender o que o leva a consumir naquele ponto de venda, aquele determinado produto e no preço proposto.  Quanto mais informação coletar sobre seus cientes, melhor poderá estabelecer um relacionamento franco, direto e duradouro.  Basta utilizar as informações coletadas no banco de dados a seu favor, impactando seus clientes com informações que eles compreendem e valorizam. 

 Estratégias de marketing apresentam – em sua essência – um esforço grande para chamar atenção, despertar o interesse pela mensagem, estimular a experimentação e proporcionar fidelização ao produto, a marca, ao profissional, ao serviço. Entendendo esse processo, ai sim, você poderá (e deve) investir na capacitação de técnicas de atendimento da sua equipe, para potencializar as competências percebidas e valorizadas por seus clientes – cada vez mais informados e exigentes.

Conta pra gente nos comentários que estratégia você adota no seu negócio para entender melhor o seu cliente

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Luiz Carlos Malafaia Ramos
Luiz Carlos Malafaia Ramos Seguir

Consultoria: Comunicação e Marketing

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