[ editar artigo]

Entrevista inovadora: dicas para gravar seu vídeo currículo

Entrevista inovadora: dicas para gravar seu vídeo currículo

Nossos hábitos e formas de relacionamento - seja pessoal ou profissional - mudaram nestes meses de pandemia e é muito importante que a adaptação a este novo cenário aconteça gradualmente.

Entre tantos exemplos que posso citar, uma dessas mudanças é na forma como as entrevistas de emprego estão acontecendo. Se antes, o RH podia estar “cara a cara” com o(a) candidato(a), hoje, videoconferências exercem esse papel de conectar os dois lados. E para isso, é preciso se acostumar a falar para uma câmera. Neste sentido, o vídeo currículo com ‘pitadas’ de pitch tem papel fundamental. Você já ouviu falar sobre?

O termo “pitch” se popularizou no universo das startups. É uma apresentação rápida de um negócio, produto, serviço ou - neste caso - sobre si mesmo. O objetivo desse discurso é vender a ideia para investidores, clientes, sócios ou parceiros.

Neste contexto, você - em busca de uma nova oportunidade na carreira - grava um vídeo falando como se fosse um pitch. Ao invés de uma entrevista convencional, o recrutador assiste esse material e nesta etapa do processo seletivo analisa se você se encaixa ou não na posição oferecida.

 

Cenários mais comuns para a utilização do vídeo currículo

Quando algum processo seletivo solicitar o seu, você já poderá sair na frente tendo-o pronto, seguindo estas dicas. Recomendo fazer upload do vídeo no YouTube, assim é só enviar o link de acesso ou o arquivo em si.

Ao fazer o vídeo, você já estará mais treinado(a) com esta gravação, mais habituado(a) com a câmera e cada vez mais espontâneo em seu discurso. Assim, quando uma empresa enviar um link de acesso para você gravar na hora dentro de uma plataforma X você saberá exatamente como proceder, evitando gafes e nervosismo de quem estará fazendo isso pela primeira vez, não é verdade?

 

Vídeo currículo com pitadas de pitch: dicas para criar o seu

Existem algumas etapas que o seu vídeo currículo para entrevista deve ter para que seja autêntico e desperte curiosidade e interesse de quem assiste. Confira:

Duração: este tempo de duração é bastante relativo a cada processo, mas para quem está fazendo pela primeira vez recomendo que o vídeo tenha no máximo 4 minutos.

- Prepare-se com antecedência:

  • Roupas: evite listras, bolinhas ou estampas com muitas formas e cores, pois elas podem ficar distorcidas na transmissão; tecidos ou acessórios muito brilhantes podem refletir luz na câmera e; acessórios que fazem barulho ao se movimentar podem, também, prejudicar a gravação;
  • Maquiagem para mulheres: o mais natural possível, como no seu dia-a-dia, tentando evitar maquiagens estilo “festa”;
  • Cenário da gravação: lembre-se de cuidar e estar atento em como ficará este “fundo” para quem está assistindo; de preferência em um local silencioso e com boa iluminação e que possa se concentrar, como por exemplo no home-office;
  • Teste as ferramentas com antecedência e mais de uma vez, tanto o som quanto a imagem;
  • Escolha seu jeito mais natural e confortável para falar: se sentado ou em pé, se em frente ao computador ou com o celular, se sozinho ou com alguém te ajudando, se espontâneo, com papel ou ainda com o apoio de um teleprompter (app) seguindo um script mínimo, como por exemplo falando sobre seu Mini CV, etc.

🚩E tenha tempo disponível para regravar quantas vezes for necessário, ok? Afinal, este é o momento especial e a oportunidade de treinar e treinar.

Abertura: diga um sorridente “Olá” para todos e, se apresente dizendo seu nome e sobrenome.

Andamento: você pode seguir o escopo abaixo.

  • Apresente-se e fale rapidamente – profissional e sinceramente – sobre suas especialidades e projetos até hoje;
  • Administre bem o tempo máximo solicitado para a gravação pois ele pode vir a ser eliminatório, ok?
  • O que falar? Por exemplo: fale dos principais resultados conquistados que já teve em sua Carreira (CLT e/ou CNPJ), conhecimentos acadêmicos (ensino técnico, graduação, pós-graduação, etc), sobre seu nível de idioma hoje pensando em como utilizá-lo no trabalho, tenha em mente um ponto forte e fale rapidamente dele, e também fale de um ‘ponto fraco’ sucintamente e mostre como tem trabalhado para superá-lo (o importante aqui é mostrar na prática sua inteligência emocional e consciência sobre ele), além de poder usar aqui uma pitada de bom humor;
  • Fale também de sua vida pessoal, família, pets, hobbies e/ou uma curiosidade sua, para humanizar o vídeo.

 Finalização: por fim, por quê e para quê está participando deste processo seletivo e/ou - se for aprovado para as próximas etapas - como você pode ajudar a empresa a resolver problemas de clientes, ou resolver as principais ‘dores’ com suas maiores habilidades, mesmo se ainda não souber o nome da empresa. Agradeça e se coloque à disposição para novos contatos. Se quiser, crie uma frase de impacto ao final.

Parece complexo ter que lembrar de todos esses pontos mencionados acima? Não se preocupe! Treine, treine e treine, e lembre-se que o principal é ser você mesmo, com bom conteúdo, coerente e objetivo para um processo seletivo. Veja este exemplo sugerido pela Gupy para te ajudar:

 

Vale lembrar que ao fazer um vídeo currículo não existe resposta certa ou errada: existe um perfil X que a empresa Y está buscando, e quanto mais for você mesmo nas respostas, mais claro o grau de aderência à vaga, ok?

Conte com a minha ajuda se precisar de orientações para criar o seu vídeo currículo!

 

Olá! Sou Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos estou empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. Sou graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br | contato@trilhasdacarreira.com.br

Blog | LinkedIn | Facebook | Instagram

 

 

 

 

Blog

Ler conteúdo completo
Indicados para você