[ editar artigo]

Erros mais comuns na gestão financeira. Saiba como evitá-los

Erros mais comuns na gestão financeira. Saiba como evitá-los

Planejamento e organização são fundamentais para a gestão financeira da empresa. É essencial saber gerenciar os recursos econômicos para não colocar o negócio em risco.

Quando o planejamento não é feito da forma adequada, não é possível controlar os rendimentos, despesas, fluxo de caixa e assim os resultados serão comprometidos. Neste post, você vai conhecer os erros mais comuns em uma gestão financeira e como evitá-los. Vamos lá?

Não separar as despesas

Muitos empreendedores não separam as despesas pessoais e da empresa, fazendo retiradas de dinheiro para pagar contas da casa, prestações de produtos, faturas de cartão de crédito, entre outros.

Logo, o fluxo de caixa da empresa fica comprometido com outros tipos de despesas. É fundamental que as contas pessoais sejam separadas das contas no negócio. A recomendação é fazer retiradas mensais – como se fosse um salário (pró-labore) – e quitar as dívidas particulares. Logo, contas do negócio são da empresa e não devem ser misturadas com as despesas pessoais.

Não anotar os gastos

Outro erro muito cometido é não registrar as despesas. Independentemente do tipo e do tamanho do negócio é fundamental registrar cada saída de dinheiro, para não misturar os rendimentos e comprometer os cálculos.

Desta forma, cada operação deve ser registrada para saber e conhecer com clareza os pontos que precisam ser melhorados. Toda empresa precisa de um capital de giro para começar. Assim sendo, o controle das finanças é imprescindível para o funcionamento e a manutenção do empreendimento.

Quando o controle financeiro está em dia, a empresa consegue se manter e se sustentar. Isso vai evitar um pedido de empréstimo ou financiamentos, que podem ser desnecessários, além de comprometer o negócio.

Os gastos podem ser anotados em uma planilha elaborada de forma simples. Inicie o processo anotando os custos e itens que entram e saem, fazendo um somatório ao final do dia. Não se esqueça de fazer um relatório para conferir a situação: lucro ou prejuízo?

Além de anotar, é fundamental analisar e procurar estratégias para melhorar e crescer de acordo com os dados analisados.

Não fazer uma reserva financeira

Todo negócio precisa ter uma reserva financeira, para os momentos de crise e instabilidade. Ter uma reserva de emergência pode salvar o seu negócio, por isso, lembre-se sempre de que é mais importante prevenir, do que remediar.

Ao manter um dinheiro guardado, evita-se o descontrole financeiro e você ainda garante uma quantia para qualquer emergência que surgir. Assim, nenhum tipo de imprevisto vai afetar o orçamento do seu negócio.

Não estipular os preços dos produtos e serviços da forma adequada

Ao colocar os preços dos itens e serviços gerados no seu negócio, é fundamental levar em conta todo o custo da operação. Muitos gestores têm como base apenas os preços que são praticados no mercado e não consideram todos os gastos envolvidos no processo.

Desta forma, para evitar erros na gestão financeira é essencial conhecer os valores que estão envolvidos na produção e também na prestação de um serviço. Assim, ficará mais fácil encontrar um preço que seja realmente justo e competitivo no mercado.

Indisciplina

Conforme especificado no início do texto, planejamento e organização são elementos fundamentais para o sucesso. A desorganização pode trazer prejuízo para o seu negócio e comprometer todo o planejamento financeiro.

Logo, é importante ter controle dos gastos, atualizar os dados e ter consciência da importância da disciplina para o sucesso da empresa.

Não ter objetivos traçados

Qual o objetivo da sua empresa? Quais as metas são prioritárias? É fundamental conhecer os objetivos da sua organização, para que os próximos sejam definidos. Pretende fazer novos investimentos? Poupar para comprar novos produtos?

Independentemente do fator, o objetivo precisa estar bem claro para não comprometer o rendimento da organização e conseguir os resultados almejados.

Não controlar os prazos de vencimento

Na gestão financeira, é fundamental acompanhar os prazos de vencimento para não pagar nenhuma conta atrasada. A falta de controle pode provocar o pagamento de taxas altas de juros, multa, entre outros fatores que podem comprometer as finanças da companhia.

Por isso, é fundamental monitorar estes prazos e fazer os pagamentos em dia. Tudo deve estar sempre registrado em uma planilha, para que nenhum orçamento da empresa fique prejudicado, caso contrário, a situação pode piorar cada vez mais.

Não ter um software de gestão

Implantar um sistema integrado pode salvar a parte financeira de seu negócio, acredite! No mercado, existem várias ferramentas que facilitam e ajudam neste processo. Assim, você vai poder gerenciar cada operação feita na sua empresa e analisar os dados de forma mais estratégica.

Um bom software vai ajudar você a economizar, a encontrar os melhores custos-benefícios e facilitar a administração financeira. Já pensou na ideia? Faça uma pesquisa e encontre o melhor que for adequado para o seu tipo de negócio.

Não ter controle do estoque

Você sabe exatamente a quantidade de produtos vendidos por sua empresa? O item que você oferece para os seus clientes é o principal fator de renda para a sua organização. Se você não desenvolver um controle de estoque adequado, vai ter prejuízo.

Por isso, é fundamental administrar o estoque para não ter muitos produtos parados e a melhor opção é sempre buscar um equilíbrio entre a quantidade certa e a demanda pedida.

Fazer estimativas erradas

Quais são os próximos gastos do seu negócio? Fazer uma previsão adequada do orçamento ajuda na tomada de decisão e evita que muitos erros sejam cometidos. Uma estimativa errada pode afetar o resultado final do seu negócio.

Antes de prever qualquer despesa, faça uma análise do comportamento. Lembre-se de que existem despesas fixas, variáveis e imprevistos, por isso, considere todos os fatores que podem interferir na previsão. A dica é colocar os valores da despesa acima do previsto e os ganhos para baixo. Isso vai ajudar a evitar surpresas desagradáveis, para não comprometer o dinheiro do orçamento.

Gostou das dicas? Na Comunidade Sebrae você encontra os melhores conteúdos para ajudar no sucesso da sua organização. Por isso, continue navegando, estudando e ampliando os seus conhecimentos. Isso fará a diferença para o sucesso do seu negócio!

Comunidade Sebrae
Bárbara de Almeida
Bárbara de Almeida Seguir

Biomédica na área de publicidade! rs... Trabalho com produção de conteúdo desde 2012 em vários nichos: empreendedorismo, notícias, cursos, saúde, e muito mais. Adoro escrever, criar e me reinventar por meio das palavras!

Ler matéria completa
Indicados para você