[ editar artigo]

Tenho certeza que você quer saber: Qual é a estratégia utilizada pelas maiores marcas do mercado?

Tenho certeza que você quer saber: Qual é a estratégia utilizada pelas maiores marcas do mercado?

O Golden Circle ou Circulo Dourado é um conceito criado por Simon Sinek e que tem como principal objetivo criar valor para uma ideia, negócio ou campanha. Trata-se de algo simples, mas que gera um forte impacto quando utilizada de maneira correta.

Muitas pessoas que conhecem essa nova metodologia, tem receio quanto a sua utilização, pois a ferramenta sugere que o negócio seja criado de maneira aposta a qual à grande maioria dos empresários pensam. 

"As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz". (Simon Sinek)

E aí está o grande X da questão... É justamente por essa metodologia diferenciada que a grande maioria das empresas consegue desenvolver todo seu potencial, se aproximando da concorrência e por vezes tornando-se líder de mercado. 

O Golden Circle trabalha 3 grandes questões:

1 - Por quê (Why)

Esse é o propósito da empresa, do projeto ou da campanha. Para que uma empresa seja prospera é preciso definir o porquê ela existe. Assim que surgir a resposta para essa pergunta é possível pensar no caminho a seguir para conquistar o tão sonhado objetivo. 

2 - Como? (how)

A segunda grande questão do Golden Circle diz respeito a forma como o empreendedor irá conquistar seus objetivos. É o plano de ação! Aqui também é possível avaliar quais são as crenças e valores que cada gestor tem, essa é a base para o processo de crescimento da organização.

3 - O quê? (What)

Nesse momento é definido o que a empresa irá fazer ou vender. Para que a organização cresça é preciso saber tudo sobre o produto ou as características do serviço. Essa etapa é simples, mas essencial para aqueles empresários que querem maximizar a sua operação ou diversificar o leque de produtos/ serviços oferecidos.

Exemplo:

Natura

Why / Por quê: Somos apaixonados pela cosmética e pelas relações.

How / Como: A forma que expressamos nossa paixão é promovendo o bem estar das pessoas consigo e com os outros.

What / O quê: Através de fragrâncias, texturas e composição dos nossos produtos de beleza e higiene pessoal.

Negócios de sucesso precisam escolher caminhos alternativos para que possam fazer a diferença no mundo. O principal objetivo de um negócio com propósito bem definido é vender para pessoas que acreditam na sua missão. 

 Esse é o segredo do Golden Circle.                                                                                                     As empresas que trabalham com propósito claro, focam primeiramente na sua missão e valores, inspirando colaboradores e clientes, ao invés de se preocupar unicamente com os resultados das suas ações, vendas e lucros. 

Blog

Comunidade Sebrae
Diogo Macenhan
Diogo Macenhan Seguir

Administrador, pós-graduado em Gestão de Pessoas com Coaching, consultor de negócios, especialista em MEG - Modelo de Excelência em Gestão, planejamento estratégico, inovação e metodologias ágeis. Palestrante e professor apaixonado.

Ler conteúdo completo
Indicados para você