[ editar artigo]

Está sem tempo de ampliar seu conhecimento? Aposte nos cursos online

Está sem tempo de ampliar seu conhecimento? Aposte nos cursos online

Todo mundo sabe que a busca por novos conhecimentos deve ser contínua tanto na área profissional quanto na estudantil e pessoal. Mas, a falta de tempo ainda é um empecilho para muitas pessoas que gostariam de voltar a estudar. Felizmente, estamos vivendo a era digital e os cursos online são uma ótima alternativa para não ficar parado.

A seguir, vamos falar da importância de manter o cérebro ativo por meio do estudo e como a facilidade dos cursos à distância podem impulsionar a sua carreira. Conheça também as vantagens e desvantagens de estudar pela internet.

Por que é tão importante se manter atualizado?

Estamos vivendo em um tempo em que tudo muda muito rápido. Um curso de graduação que você concluiu há dois anos, por exemplo, pode estar completamente ultrapassado atualmente e se você não fizer um curso de reciclagem ou de especialização na área em que atua, pode ficar para trás.

Os motivos são muitos. A evolução das pessoas, conteúdos, novas descobertas, outros sistemas de trabalho. Todos os dias surgem novidades, como outras profissões, cargos diferentes, funções e exigências de aptidões e só é possível acompanhar toda essa transformação pela atualização do currículo e do cérebro.

As facilidades de fazer um curso online

Os cursos online estão em alta por várias razões. A internet é uma fonte inesgotável de conhecimento e com fácil acesso à maioria da população. Além disso, há uma infinidade de cursos que atendem a especialidades diversas - de curta, média e longa duração.

Outra facilidade é o uso do celular para ter acesso às aulas. Não é preciso, necessariamente, estar com um computador em mãos para estudar. Com o celular você pode ler, assistir às aulas, salvar documentos e muito mais.

Por tudo isso é que é muito fácil estudar online. Existem inúmeros sites que oferecem cursos de idiomas, informática, vendas, oratória, disciplinas para concurso público, artesanato, entre outros. Além disso, as universidades também oferecem cursos de graduação e especialização à distância.

Vantagens de fazer cursos online

Existem muitas vantagens em fazer um curso online. Conheça algumas:

Baixo custo

Muitos cursos online podem ser encontrados gratuitamente na internet. Para que você obtenha o certificado é precisa fazer uma prova e obter uma porcentagem específica de acertos.

Os cursos não gratuitos também possuem valores bem mais acessíveis se comparados aos tradicionais. Como não há gastos típicos com aluguéis de sala, água, luz e telefone o valor final do curso repassado ao aluno acaba sendo reduzido.

Facilidade para estudar em qualquer lugar e na hora em que desejar

A maior vantagem dos cursos realizados pela internet é, sem dúvidas, a oportunidade de estudar em casa, no horário escolhido - que pode ser antes de ir ao trabalho, à noite ou, até mesmo, de madrugada, caso você prefira.

Devido à falta de tempo do aluno, os finais de semana acabam sendo os dias de mais dedicação aos estudos, mesmo que ele esteja na casa de um amigo, por exemplo. Isso sem contar o fato de não ser preciso sofrer com o deslocamento, insegurança das ruas e gastos com transporte.

Cursos com reconhecimento pelo mercado

É verdade que o estudo à distância já sofreu muito preconceito no passado, apesar de ser uma estratégia de ensino há muito tempo utilizada. Mas, hoje em dia muita coisa mudou.

Os cursos online são bem produzidos, possuem instrutores capacitados, professores renomados e grade curricular que pode ser igual a qualquer outro curso ofertado de maneira tradicional.

Os certificados de cursos realizados pela internet são aceitos normalmente no mercado. Caso opte por um curso de graduação ou especialização, tenha o cuidado de escolher uma instituição regulamentada para ter mais segurança.

Os cursos alavancam a sua carreira e os seus estudos

Cursos de graduação exigem horas de estudos complementares que podem ser adquiridas por meio da realização de cursos, incluindo os que são feitos online.

Quem precisa de pontos em concursos públicos, está disputando uma vaga de emprego ou batalhando por uma promoção no trabalho tem muito mais vantagem em relação ao outro candidato, se apresentar uma relação de cursos bem feitos.

Variedade de cursos à disposição

Existem cursos diversos na internet. Você pode aprender algo estritamente por lazer, hobby e diversão, assim como, também pode aprender para melhorar o trabalho que já executa. Não precisa ser especialista em nada para aprender algo novo.

Além disso, muitos cursos são encontrados apenas online e não no modo presencial, o que aumenta as suas chances de aprender algo que sempre teve vontade, mas que nunca encontrou disponível na cidade onde mora.

Chance de começar um emprego novo

Você se surpreenderia se soubesse a quantidade de pessoas que põem em prática aquilo que aprenderam em um curso e começaram a ganhar dinheiro. Sempre há a chance de conseguir uma renda extra ou descobrir afinidade por um trabalho completamente novo e fazer dele a sua fonte de renda principal.

Desvantagens dos cursos online

Sim, como tudo na vida, os cursos online também têm desvantagens. Mas, não chegam a ser empecilhos. Precisam apenas ser contornados.

É preciso ter disciplina para não procrastinar

Como é o aluno que faz o próprio horário, há uma tendência natural de deixar para depois as tarefas que estavam agendadas para aquele dia, já que não haverá uma cobrança direta do professor.

Um bom planejamento e uma boa dose de disciplina podem ajudar a manter as aulas em dia e a aprendizagem sem interrupções. E, claro, lembrar sempre do motivo pelo qual está fazendo aquele curso para não perder o foco.

Ausência de um professor e de colegas de classe

A falta de um professor cobrando resultados e de colegas de sala para motivar os estudos e trocar dicas pode ser um fator limitante para algumas pessoas. Se for o seu caso, dê preferência por cursos que tenham tutores, participe de fóruns e debates online sobre o curso.

Os cursos online possuem como característica básica a autoaprendizagem. Ou seja, é você quem escolhe o melhor horário para estudar, é quem decide o que deseja aprender, decide se é preciso se aprofundar em algum assunto específico ou não.

Pode ser um pouco amedrontador ter tanta liberdade de escolha assim, mas também é uma oportunidade única de se conhecer, de descobrir novas habilidades e de aprender pelo próprio esforço.

Dicas para aprimorar os seus estudos

Você já viu que falta de tempo não é mais uma desculpa para não se aperfeiçoar em um tema ou para aprender uma nova habilidade. Como incentivo, veja a seguir algumas dicas práticas de como impulsionar os seus estudos:

  • Reserve pelo menos uma hora por dia para se dedicar ao curso escolhido;
  • Monte um cronograma de estudos e tente segui-lo rigorosamente;
  • Trabalhe com metas e incentivo. Defina um objetivo e, ao alcançá-lo, presenteie-se com algo que goste muito;
  • Procure um lugar tranquilo para estudar e deixe o celular longe;
  • Tenha um estudo ativo, fazendo anotações, pesquisando em outras fontes bibliográficas, resolvendo exercícios e trocando ideias com outros alunos;
  • Leia mais. A leitura facilita o entendimento e a compreensão do conteúdo e da escrita utilizada nos materiais estudados.

Os cursos online são uma excelente maneira de aprender algo novo, reciclar conhecimentos e garantir desenvolvimento profissional e pessoal. Aproveite todas as vantagens e facilidades da tecnologia para ampliar as suas habilidades e manter o seu cérebro ativo.

Quer saber mais sobre outros conteúdos? Continue navegando pelo Clube Sebrae e fique por dentro de inúmeros assuntos relacionados ao empreendedorismo.

Comunidade Sebrae
Cleane Braga de Sousa
Cleane Braga de Sousa Seguir

Publicitária e Redatora Web. Certificações na área de Comunicação, Marketing e Produção de Conteúdo para a web.

Ler matéria completa
Indicados para você