Imagine um pequeno barco a deriva rodeado de jacarés e piranhas com um grande furo na parte da frente. Nele estão duas pessoas atrás e outras duas na parte da frente(onde temos um grande furo) a quais estão tentando salvar todos do pior quando o que está sentado atrás diz:
- Calma, o furo é do lado deles!
E este barco não é o navio do filme Piratas do Caribe com Jack Sparrow com efeitos especiais, ok?
O que você pensa nesta situação?
Que todos irão se salvar ou que todos irão afundar? Ou que só sobrevivem os melhores? Se você estivesse nesta situação, o que faria?
Baseado nestas perguntas inicio workshops sobre atitudes para criarmos equipes e refletir sobre como podemos trabalhar e contribuir para o todo. E, que você no seu papel de empresário também pode fazer para a sua equipe de trabalho.
DeTERminAÇÃO = TER AÇÃO
Pare para pensar e analise o seu papel de líder e a sua equipe. Você sabia que o sucesso não vem do quanto você trabalha e sim, da eficiência da sua equipe? A sua deTERminAÇÃO pode ser traduzida em TER AÇÃO para se atingir objetivos em comum e no caso do barco, é a consciência do impacto de nossas ações ou falta delas no resultado final desta situação e na vida real perante as adversidades que aparecem no dia a dia.
Contribuindo para o Todo
O bom desempenho no trabalho em equipe exige competências diferentes de um trabalho individual. Se estamos no mesmo barco, algumas habilidades podem e devem ser praticadas e desenvolvidas por todos nós desde que saibamos para onde estamos indo. E então que a prática de feedback e o autoconhecimento das nossas fraquezas e potencialidades se tornam indicadores fundamentais para a obter a SOMA dos nossos esforços e consequentemente FORTALECER indivíduos em seus papéis de atuação.
Comece fazendo a sua parte
Que tal começarmos a fazer nossa parte e pararmos de cobrar inconscientemente dos outros o que podemos e devemos fazer? É simples e pode ser praticado como um *mantra diário:
-
Reconheça as suas falhas, não perca tempo se justificando.Não aja ou julgue com base na teoria do achismo;tenha dados e fatos.
-
Não aja ou julgue com base na teoria do achismo;tenha dados e fatos.Seja persistente;esperar de bandeja é para os acomodados e não para quem quer empreender.
-
Seja persistente;esperar de bandeja é para os acomodados e não para quem quer empreender.Ouça; pode ser difícil em momentos de pressão mas todos têm direito de expressar opiniões.
-
Ouça; pode ser difícil em momentos de pressão mas todos têm direito de expressar opiniões.Não deixe o que tem que fazer para a última hora; além da possibilidade do serviço mal feito, gera stress desnecessário e desgasta a equipe.
-
Não deixe o que tem que fazer para a última hora; além da possibilidade do serviço mal feito, gera stress desnecessário e desgasta a equipe.Resolva conflitos de forma construtiva para ambos os lados; use da racionalidade nestes momentos e não deixe que o tempo resolva pois muitos relacionamentos se quebram por falta de diálogo.
-
Resolva conflitos de forma construtiva para ambos os lados; use da racionalidade nestes momentos e não deixe que o tempo resolva pois muitos relacionamentos se quebram por falta de diálogo.Construa um espírito de equipe, coopere; não ache que tudo depende do seu conhecimento e de que somos os prinicipais e únicos conhecedores.
-
Construa um espírito de equipe, coopere; não ache que tudo depende do seu conhecimento e de que somos os prinicipais e únicos conhecedores.
E lembre-se sempre: “os frutos colhidos dependem da fertilidade da terra, da água e do sol”.
*sílabas em sânscrito para conduzir a mente oriundo da cultura indiana.
Sobre Andréa Montrucchio
Empresa credenciada SEBRAE PR, atua em gestão de pessoas a 20 anos, é senior coach, instrutora e autora de programas de desenvolvimento profissional. Representa o PR no Comité de Ética International Coaching Federation e escreve semanalmente para a coluna Você e sua Carreira no jornal Tribuna do Paraná e portal ParanáOnline do grupo GRPCOM.
Coach Empresarial - Sebrae PR