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COMO AUMENTAR SUAS CHANCES DE VENCER UM PREGÃO ELETRÔNICO?

COMO AUMENTAR SUAS CHANCES DE VENCER UM PREGÃO ELETRÔNICO?

A grande maioria das empresas que começam a participar das licitações realizadas na modalidade pregão eletrônico, tem dificuldades em vencer na fase de disputa de lances. Vamos explicar como tornar sua participação mais competitiva para se tornar o primeiro classificado, ou pelo menos, ficar em uma boa classificação.

PREGÃO ELETRÔNICO

Atualmente, o Decreto nº 10.024/19 estabeleceu a obrigatoriedade da utilização do pregão eletrônico pela administração pública federal direta, pelas autarquias e pelas fundações, bem como pelos fundos especiais (aqui enquadram-se entidades como Governo Federal, CREA e Funasa).

Isso significa que, com o mundo caminhando na Era da tecnologia e da informação, não faz sentido manter as licitações estagnadas nos preceitos determinados pela Lei 8.666/93, que estabelece modalidades de licitação como convite, concorrência, tomada de preço, concurso e leilão. Isso porque, são modalidades que não permitem a disputa de preços e por isso, além de serem mais morosas, podem não ser economicamente vantajosas para a entidade licitante.

A partir disso, em 2004, com a lei do pregão, esta modalidade passou a ser utilizada em grande escala pela maioria das entidades, ora sob a forma presencial, com participação presencial dos licitantes, ora sob a forma eletrônica, com participação exclusiva por meio de sistema eletrônico (como Comprasnet).

Pois bem, entendido que as licitações são em sua maioria realizadas pela modalidade pregão eletrônico, é importante que a empresa tenha uma estratégia de participação, principalmente na fase de lances. Isso porque, quando a empresa começa a participar das licitações e não tem estratégia de lances, ao ficar mal classificada, acaba desmotivada a participar de outros processos.

VAMOS A UM EXEMPLO PRÁTICO?

Supondo que você identificou a oportunidade de participação em um pregão eletrônico, a primeira necessidade é que você defina o preço mínimo do seu produto. Ou seja, se você vende caneta a 1,50 e entende que para ter lucro pode dar desconto de 15%, seu preço mínimo é de 1,25. Mas, considerando que no edital consta que haverá a aquisição imediata de 1.000 canetas, você repensa e determina que seu desconto será de 20%, então seu preço mínimo será de 1,20.

Neste mesmo exemplo, se a administração pública definiu o preço máximo do edital para aquisição de canetas em 1,90, cadastre sua proposta neste mesmo valor. Não há razão para você conceder desconto neste momento, pois ainda não houve lances nem negociação e não haverá prejuízo de apresentar proposta no valor máximo.

Iniciada a disputa de lances no sistema eletrônico e no horário definidos no edital, mantenha-se calmo e observe inicialmente qual é o tempo de disputa normal. Se o tempo de disputa normal é de 30 minutos, dê apenas um lance abaixo do menor valor dos seus concorrentes. Assim, se o menor preço estiver em 1,80, lance 1,79.

A partir daí pare e observe os seus concorrentes. Não dê lances, para evitar que a disputa baixe muito o preço antes mesmo de iniciar o tempo randômico (tempo randômico: tempo que pode durar até 30 minutos, mas encerra aleatoriamente pelo sistema, sem interferência do pregoeiro). Se você verificar que seus concorrentes estão se matando em lances nesta fase de tempo normal, apenas observe os valores.

Mas sua atenção deve ser redobrada quando iniciado o tempo randômico. Aí sim você deverá entrar com tudo na disputa!

Para manter-se sempre como primeiro colocado, apresente lance ligeiramente inferior ao último lance do seu concorrente. Porém, é importante observar se o edital estabelece lance mínimo, como por exemplo, de no mínimo 0,05 centavos. Respeitado o lance mínimo mantenha-se atento se seu lance está em primeiro lugar.

Porém, no calor da disputa não deixe de observar o preço mínimo que você definiu antes do pregão, para que você não lance valor impraticável e que, no final da constas te trará prejuízo.

Lembre ainda que as empresas possuem diversas peculiaridades que tornam possíveis maiores ou menores descontos para a licitação, como fornecedores, custos com mão de obra, regime de tributação, etc. Então não desanime, se os seus concorrentes continuam a baixar o valor mais do que você consegue, não desista, na próxima você poderá ter melhores chances!

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