[ editar artigo]

Estratégia para potencializar a sua empresa.

Estratégia para potencializar a sua empresa.

Muitos empreendedores sente-se solitário na jornada da estruturação do seu modelo de negócio, afinal, são muitas as competências que são exigidas nessa caminhada, mas você sabe o que é competência?

Competência são os conjuntos de Conhecimento + Habilidade e Atitude, por exemplo: para realizar as atividades diárias de gestão financeira de sua empresa você precisará no mínimo ter:

O portfólio de competências são extensos, no livro "Descubra os seus pontos fortes - Donald O. Clifton" são apresentados 32 competências, já no livro "As competências das pessoas -Cláudio Queiroz" são apresentadas mais 15 competências.

Essas 2 literaturas são exemplo dos diversos livros sobre esse tema. É sub humano o empreendedor dominar todas essas competências essenciais para executar a rotina das operações de seu negócio, para ser bem objetivo, vou citar algumas competências válidas para gerir as operações de seu negócio, mesmo que seja um MEI- micro empresário individual com 1 colaborador.

Por exemplo: Uma panificadora tem no mínimo 7 áreas, algumas delas são terceirizada como por exemplo: contabilidade e logística (para empresas que realizam entregas), as outras, o empreendedor tem que delegar ou executar. 

Durante esse processo ocorrerá situações como: falta de conhecimento, sobrecarga de tarefas, não gostar de realizar determinadas atividades etc.

Isso se dá em razão de não ter todas as competências, por exemplo: para cada área existe a necessidade de diferentes competências, portanto é muito válida aquela expressão:

A pessoa certa, no lugar certo. Inclusive o dono! 

Perceba que o empreendedor canalizará as suas energias para as áreas que tem maior interesse (atitude), ou você não se lembra daquele lugar que tem um ótimo produto, mas deixa a desejar no atendimento (ou o oposto disso).

Isso acontece porque é muito difícil a pessoa transitar entre os perfis, existem características específicas para determinadas áreas,  por esse motivo é importante ter uma equipe multidisciplinar ou até mesmo contar com um sócio com competências complementares.

Então não existe solução para o seu caso?

Sim, existe !!!! Uma das alternativas para o empreendedores que deseja potencializar o seu modelo de negócio é o PBC- Personal Business Coach, que traduzindo,  para o português seria: Treinador de Negócios pessoais, que tal investir menos de 5 minutos para conhecer essa solução?

 

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você