[ editar artigo]

Estratégia para recuperar clientes INATIVOS

Estratégia para recuperar clientes INATIVOS

Perder um cliente é uma das piores coisas que pode acontecer para uma empresa. Por isso é importante cuidar daqueles que você possui e tentar recuperar quem já comprou de você antes. Neste texto vamos dar algumas dicas de como os micro e pequenos empreendedores podem identificar e recuperar clientes inativos, e com isso aumentar o lucro.

Sabemos que uma empresa não sobrevive apenas atraindo novos clientes. Uma das tarefas mais difíceis é mantê-los ativos e, ainda, recuperar os que já deixaram de consumir seus produtos e serviços por algum motivo.

Para que os seus clientes não caiam na inatividade, os setores de marketing e vendas normalmente criam diversas estratégias para fidelizá-los de alguma forma. Mas, mesmo assim, alguns acabam ficando pelo caminho. Neste cenário, é preciso entender o motivo que os levou a deixar de comprar e tentar não perdê-los.

Para que os setores de marketing e vendas obtenham sucesso, vale entender o comportamento do consumidor e aplicar as melhores técnicas para reter e fidelizar os consumidores que compram em seu estabelecimento.

Um dos principais motivos de se trabalhar a retenção de clientes é a questão financeira, e a recuperação dos inativos é uma peça importante desse quebra-cabeça. Alguns estudos mostram que o custo para manter um cliente pode ser até sete vezes menor do que o valor gasto em estratégias para conquistar novos consumidores. Por isso, é importante verificar se o consumidor está um período muito longo sem comprar, pois o risco de perdê-lo é enorme. Essa perda pode causar queda nas vendas e, consequentemente, no faturamento.

A gestão de clientes

https://lh3.googleusercontent.com/qX8M0iI-pW_VUhp7jdUzeHhglGP7qrGtt9C-mIbKaQMxf9az0PWeUthf8e1c0BOESd0PQ6vVT-EFz_q3GmO0NgahK7FKMtXlpwSPvj16f9vYJ81hzmoutJQZ4WoqCYBM_Qdu9FmB

Recuperar os clientes que já compravam tende a ser uma estratégia mais fácil para as empresas. Isso se deve ao fato de que em algum momento esse cliente viu valor no seu empreendimento. Lembre-se: é fundamental manter uma boa gestão de clientes! Dessa forma, você pode utilizar o histórico de compras a fim de facilitar sua comunicação na hora de resgatá-los. Com o histórico em mãos, você pode criar ofertas exclusivas de acordo com o perfil de cada cliente. Essa é uma ótima tática para reativar esses clientes!

A dificuldade de reconquistar clientes perdidos
Um cliente inativo corre o risco de ser perdido e reconquistar clientes perdidos é algo muito difícil. Primeiro, é preciso analisar o motivo que os levou a essa situação. Os fatores mais comuns que contribuem para a inatividade são a falta de benefícios, preços altos e o mau atendimento no momento da compra. A identificação do motivo pode ajudá-lo na resolução do problema.

Provavelmente, esse cliente não parou de consumir, ele apenas parou de procurar os seus serviços. Se ele migrou para um concorrente, é possível que ele tenha visto um algo a mais naquela empresa. Por exemplo, um melhor atendimento, maior número de ofertas etc.

O fato é que a sua empresa foi superada pela concorrência e precisa reverter esse quadro. Por isso, não deixe o tempo passar e tente resolver essa situação da melhor forma possível. Afinal, ninguém quer perder vendas para a concorrência, certo?

Como manter o faturamento do negócio investindo em estratégias simples
Toda empresa almeja aumentar sua carteira de clientes. Porém, existem ações que são capazes de manter a empresa estável e até ajudá-la no seu crescimento, como retenção e fidelização de clientes. Para isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo!

1- Envio de SMS

Uma boa forma de resgatar clientes inativos é por meio do envio de SMS. Embora esse tipo de ação tenha caído no esquecimento de muitas empresas, ele é uma boa maneira de conquistar a atenção do seu cliente. Essa ação tem um custo baixo em comparação a outras ações. Além disso, pesquisas mostram que as taxas de reativação de clientes por meio de SMS são altas e traz um bom retorno de faturamento.

2- Utilize um software de gestão

https://lh3.googleusercontent.com/1sNgv5RTzLf-pVT3F26lM8jcYxkgG3H-K_UBIHbq4CWuOCfQ25OsjSCF-1VfCk4k7Zaw_lSVYbTkJ2dzuKUK9rBktqCVtVJAPFpLGhY8CrdfGokc2j1XPTpywCVTWQLyx_lairGm

Empresas que adotam um software de gestão de clientes podem ter o trabalho de trazer os inativos facilitado. Isso é possível porque o software ajuda a segmentar o público a partir dos grupos de consumidores inativos. Após essa segmentação fica mais fácil traçar estratégias e ações para reativá-los.

3- Promova eventos utilizando as estratégias de marketing promocional

Planejar eventos é uma ótima maneira de atrair futuros clientes e recuperar os inativos. Invista em eventos de lançamento de produtos e serviços, comemorações e datas festivas, por exemplo. Aproveite o evento para distribuir brindes, pois eles servem como uma vitrine para colocar sua marca em evidência. Dessa forma, você pode fidelizar e reconquistar clientes já captados pela sua marca.

4- Aplique pesquisas de satisfação

https://lh3.googleusercontent.com/0Gmb6qKJXIqDcjWpRL7tp8HQXt3FKQ5Wx1WY7iwn-SZPooTQg8Z108A0AQ7Op9IsQJVu9jcvS_gRTuNWnjco8A_uC8M3vhXBhoGEldBO1rk2HfK8kZ4qvOvq7dpD0HCVEmWAIo9L

Uma boa maneira de identificar os motivos que levaram seus clientes a deixar de comprar seus produtos e serviços, ou ainda, trocá-lo pela concorrência, é por meio de pesquisas de satisfação. Receber o feedback dos inativos é uma forma de reorganizar a empresa a fim de reconquistá-los. As pesquisas podem ser realizadas via e-mail, SMS, enquetes em redes sociais etc.

5- Invista no atendimento

Quantas vezes você já voltou em uma loja especificamente por causa do atendimento de um determinado vendedor? Dedicar um tempo no treinamento de funcionários a fim de melhorar o atendimento é um ótimo investimento. Lembre-se que os vendedores são o primeiro contato que os clientes têm com a sua marca!

6- Planeje o pós-venda

https://lh3.googleusercontent.com/xLlFY_sJMlKD_68ARY4-rFab9Sn6bnuNVaAJlKHvxcbq8acpfmV-DIh4Tk9M1_WtL1PI6unVUunUndr3JgDaTtlqFqQvWwZVoKuMkDfLbI4Q9PzrJ8DTcXCaNIhMsUGI3RhUt_Y6

Bem, depois de todo o trabalho que você teve para recuperar um cliente inativo, não vai querer que ele escape novamente, certo? Portanto, para retê-lo é preciso planejar minuciosamente o pós-venda a fim de estreitar o relacionamento entre o consumidor e sua marca. Além disso, você demonstra que realmente está interessado em seu cliente!

Gostou do artigo? Então comente abaixo como você reconquistou clientes! 🙂

🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

 

Blog

Comunidade Sebrae
Sebrae Paraná
Sebrae Paraná Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler conteúdo completo
Indicados para você