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Estratégias para Prestação de Serviços: 5 exemplos que você deve utilizar

Estratégias para Prestação de Serviços: 5 exemplos que você deve utilizar

Demonstrar e provar o valor do serviço talvez seja uma das principais dificuldades que os prestadores de serviço enfrentam. Muitas vezes, os únicos critérios de comparação acabam sendo o preço e a recomendação espontânea – o famoso “boca a boca”. Mas como fazer seus clientes recomendarem você? Como fazer com que as pessoas encontrem e confiem em seu trabalho? Continue lendo o artigo, que iremos compartilhar várias estratégias de marketing digital para o segmento de serviços.

O marketing de serviços

O termo serviços é um bem intangível (ou seja, não pode ser tocado), está mais relacionado ao ato de servir e de atender a necessidade do cliente promovendo experiências. Ele possui 4 características que o diferenciam de um produto. São eles:

  • Intangibilidade: o serviço não pode ser tocado; não é palpável;
  • Inseparabilidade: o serviço é produzido e consumido simultaneamente;
  • Variabilidade ou Heterogeneidade: dois serviços nunca serão iguais, mesmo se o segmento for o mesmo, porque varia de cliente para cliente e de quem o executa. Por exemplo: com um cabeleireiro, cada cliente vive uma experiência e um corte diferente, enquanto um pode gostar do serviço outro pode ter uma opinião completamente oposta;
  • Perecibilidade: o serviço não pode ser “guardado”, estocado.

O marketing de serviços, portanto, envolve métodos estratégicos que auxiliam prestadores de serviço a promover, divulgar e vender seu trabalho. Vale lembrar que a experiência e o talento do profissional são fatores determinantes para que o consumidor aprove e indique.

É importante que o profissional estruture uma estratégia consistente, não somente para ter mais visibilidade e destaque no mercado, mas para que os clientes confiem no serviço realizado. E como consequência, aumente a demanda.

A ideia do marketing de serviços é tornar o intangível, tangível! 

Os 3 P’s do Marketing de Serviços


Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar nos 4 P’s do marketing – também conhecido como Mix de Marketing. Ele representa os quatro pilares básicos das estratégias para conquistar mais clientes: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Mas quando se trata de serviços, existem alguns pilares extras, além dos 4 P’s, que devem ser levados em consideração – formando os 7 P’s do Marketing, você sabia? São eles:

Prova Física ou Palpabilidade
São estratégias que tornam o serviço em algo tangível/palpável e comprova sua veracidade. Isso pode ser feito criando uma boa comunicação visual através de site e redes sociais. Um designer de interiores, por exemplo, pode mostrar imagens dos trabalhos realizados, divulgando fotos de antes e depois dos ambientes decorados.

Caso seu serviço precise de um espaço físico, lembre-se que este também influencia na experiência do consumidor. Faça um estudo com seus clientes e concorrentes para escolher as estratégias mais adequados para que as pessoas enxerguem o real valor do seu serviço.

Processos
O processo envolve todo o fluxo e organização do trabalho interno que a empresa ou o prestador de serviço realiza, para que a experiência final do cliente seja realizada com eficiência.

Por exemplo: uma consultoria de finanças pessoais – todas as informações, desde o primeiro momento em que o cliente entra em contato para saber como funciona a consultoria, até as primeiras reuniões onde serão explicados os valores, sessões, etc. – deve ser bem definida e formalizada em contrato. Quando um processo é bem especificado, ele transmite mais credibilidade e o cliente vai sentir mais segurança ao contratar.

Pessoas
Se refere à mão de obra; aos profissionais envolvidos na prestação dos serviços. Talvez a questão mais importante e mais delicada, pois são eles os responsáveis em satisfazer as necessidades dos clientes.

Você precisa ter em mente que essa pessoa vai representar a sua empresa, por isso, é fundamental investir em treinamento e capacitação, elevando a qualificação do pessoal e garantindo que eles façam um atendimento cordial e gentil. Principalmente por causa do famoso “boca a boca”, quando um serviço é bem feito, aumentam as chances de recomendação dos clientes.

Quando se trata de serviços, percebemos a importância da opinião final do consumidor e o impacto que uma boa recomendação tem. Aplicar esses pilares do marketing em suas estratégias com certeza ajudará a você – empresa ou profissional – a criar experiências únicas que possam fidelizar mais clientes.

5 Estratégias de Marketing para os Prestadores de Serviços


1. Crie um site
Como falamos anteriormente, é preciso tangibilizar o serviço, isso dá mais segurança e credibilidade ao contratante, e uma das formas de se fazer isso é criando um site. As pessoas estão totalmente conectadas na internet nos dias de hoje, então colocar todos os dados de contato em um site é fundamental para que as pessoas o encontrem.

Além disso, colete e adicione no site os depoimentos de clientes satisfeitos: é uma forma autêntica de divulgar o seu trabalho. As pessoas costumam realizar pesquisas de opiniões em sites antes mesmo de adquirir determinado serviço, então aproveite a oportunidade de quando tiver boas recomendações para replicá-las em seu site, isso elevará a credibilidade da sua marca.

2. Torne-se autoridade divulgando conteúdos de qualidade
Seja através de um blog, vídeos, escrevendo artigos para o LinkedIn ou comunidades digitais (por exemplo: Comunidade Sebrae), a ideia é se aproximar dos clientes compartilhando conteúdos que agreguem valor a eles. Quando você se posiciona como autoridade em um assunto, as pessoas terão maior confiança ao buscar os seus serviços. Conteúdo em blog é interessante, principalmente, para aumentar o fluxo de visitantes na página do seu site.

3. Cadastre-se no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio (antigo Google Business) é uma plataforma gratuita para que a empresa possa cadastrar informações úteis de contato e assim aparecer nos resultados orgânicos do Google, quando alguém for pesquisar.

Ele permite que você coloque a localização do seu negócio no Google Maps; horário de funcionamento; insira os dados de contato (telefone, site, e-mail); acrescente fotos da fachada e fotos internas etc.

É um processo bem simples, basta preencher um formulário de cadastro. São informações úteis para as pessoas que pesquisam encontrarem o seu negócio, portanto não deixe de fazer!

4. Use e Abuse das Redes Sociais
Segundo a Pesquisa de Tendências de Mídias Sociais da RockContent (2019), o Facebook é a rede social mais utilizada pelas empresas, com cerca de 97,5%, seguido do Instagram com 89,4% dos usuários. Os principais motivos que levaram as empresas a criarem um perfil nas redes foram a questão da visibilidade (70,5%), a divulgação de conteúdo (66,1%) e a interatividade com o público (46,8%).

Ainda de acordo com a pesquisa, 53% das empresas acreditam que um dos principais benefícios de estar inserido nas redes sociais é a divulgação da marca e 44,2% acham que é a possibilidade do engajamento com o público.

Como mencionamos anteriormente, use essas plataformas para compartilhar conteúdos de qualidade e que comprovem o seu conhecimento; coloque também as fotos e vídeos dos serviços executados, imagens comparativas de antes e depois (se você for médico, fique atento às regras do CRM). Mantenha as redes sociais sempre atualizadas e aproveite para interagir com o público.

5. Mantenha um bom relacionamento com o seu cliente
Você pode usar o E-mail, WhatsApp ou até mesmo as Redes Sociais, o importante é que você esteja preparado e disponível para responder as dúvidas quando elas surgirem. Um atendimento rápido e eficiente aumenta as chances de o cliente continuar procurando o seu serviço.

Pense no seguinte exemplo: aconteceu um acidente com sua moto, você entrou em contato com dois mecânicos, um responde na mesma hora, outro demora dois dias. Muito provavelmente, o mecânico que demorou no retorno perderá o cliente.

Portanto, lembre-se sempre de escutar o feedback dos seus clientes, dar um retorno rápido nas reclamações, manter sua equipe treinada e atualizada e de estar sempre presente nas redes sociais.

Se você ficar atento aos pilares do marketing de serviços e as principais estratégias que compartilhamos acima, você com certeza ganhará mais clientes e será muito bem recomendado. 🙂🤝

Quer entender mais sobre prestação de serviços, no que diz respeito a questões burocráticas? Então, dê o play no vídeo a seguir! Entrevistamos Guilherme Bevilaqua, ele é ilustrador de livros infantis e deu dicas importantes sobre questões contratuais.

Esperamos que você tenha gostado! Qualquer dúvida, estamos nos canais digitais abaixo 🙂

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