[ editar artigo]

Estudo de mercado

Estudo de mercado

ANÁLISE SETORIAL DE FARMÁCIAS E DROGARIAS
O presente estudo de mercado é resultado de 20 anos de consultoria do autor com experiências em áreas como avaliação econômica de empresa (Goodwill), implantação de sistemas de gestão da qualidade (ISO 9000, 5S), professor de nível técnico em contabilidade e administração em geral bem como de um exaustivo trabalho de pesquisa, de leitura bibliográfica, mas vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio (ou uma pesquisa de mercado) e sim da apresentação do perfil de mercado em Farmácias e Drogarias. Um estudo válido tanto para iniciantes quanto para aqueles que já atuam neste segmento.
Quanto à estrutura desta analise setorial, está dividida da seguinte forma:
Capitulo 01 – Alem do componente histórico, brevemente relatado, buscou-se apresentar as características básicas do que compõem o setor, como por exemplo, diferença entre farmácia e drogaria, a classificação sucinta dos tipos de remédios entre outros.
Capitulo 02 – Traz dados das grandes empresas farmacêuticas, bem como os números da economia tanto no âmbito internacional como no nacional.
Capitulo 03 – A essência qualitativa de toda prestação de serviço esta nas mãos de todos aqueles que têm a responsabilidade de atender os clientes. Não somente o atendente de balcão, mas todos de um modo geral influem no bom atendimento, pois muitas das vezes – e principalmente no caso farmacêutico – o que o consumidor procura não é nem tanto preço, mas sim atendimento adequado as suas duvidas, sem com isso desqualificar a orientação precípua do médico.
Portanto a gestão de recursos humanos é fundamental na determinação do sucesso desta área considerando treinamentos constantes tanto no aspecto técnico do remédio quanto no trato com viés psicológico que o atendente de forma geral tem que ter no trato com o publico.
Capitulo 04 – Por se tratar de um setor extremamente regulamentado, seria impossível relatar todas as leis, resoluções e normas pertinentes ao setor por duas razões principais. A primeira devido à imensidão de normas (genericamente falando) existentes mesmo porque a pesquisa é uma necessidade constante e a segunda razão são as muitas mudanças na legislação tanto por parte dos organismos governamentais brasileiros quanto das organizações da saúde de âmbito internacional e que muitas das vezes são contraditórias entre os agentes responsáveis pela normatização deste setor.
Capitulo 05 – Finalmente neste capitulo, esta analise setorial se encerra trazendo informações úteis para quem quer iniciar no ramo de drogaria/farmácia levando se em primeiro lugar o importante aspecto do empreendedorismo, dado que abrir uma farmácia/drogaria é um empreendimento comercial tanto quanto outro tipo de comercio e para isso precisa neste empreendimento contar com a viabilidade financeira do negocio considerando o apontamento de custos e despesas para apuração do lucro após as receitas.
O sistema de gestão da qualidade que já se faz presente através dos Manuais de Boas Práticas que já é uma exigência da RDC nº. 67 também não foi deixado de lado visto que o conceito de qualidade total é um requisito constante em todas as organizações, portanto se faz necessário o acompanhamento firme contra o desperdício e toda sorte de ações que precisam ser acompanhadas e aprimoradas. Assim sendo, a melhoria constante é uma ordem imperativa.
Por fim foi dada uma atenção básica para a área de marketing onde muito mais importante do que fazer propaganda foi usado o conceito de se propagar através de atitudes que visem a fidelização do cliente alem de outros detalhes como espaço físico e layout que tem como precípua o aspecto do marketing também mas não se esquecendo da segurança de circulação do cliente e de todos que trabalham no recinto.                                                                                                                        BOA LEITURA
Economista: Sidnei G. Rocha.
Paginas: 110

Blog

Comunidade Sebrae
SIDNEI GODOY DA ROCHA
SIDNEI GODOY DA ROCHA Seguir

Consultor de empresas nas áreas financeira, gestão da qualidade. Elaboro estudos de mercado e valuation (laudo parecer técnico). Elaboração e análises de índices contábeis. Plano de negócio.

Ler conteúdo completo
Indicados para você