[ editar artigo]

Expanda ainda mais o seu negócio: A transformação digital como aporte para inovação

Expanda ainda mais o seu negócio: A transformação digital como aporte para inovação

Os avanços tecnológicos geram desafios e oportunidades para os negócios. E durante os últimos anos, esta evolução se acelerou devido ao crescimento do acesso à internet e ao amadurecimento de tecnologias como o Big Data,  nuvem e a multiplicação de plataformas de conteúdo e de comércio online. 

O assunto é foco da atenção das empresas nos Estados Unidos, na Europa e outros lugares em ascensão econômica. O Brasil ainda vem numa crescente e deve figurar entre os principais países em transformação digital nos próximos anos.

A transformação começa quando organizações aproveitam o aspecto da conexão para lucrar mais por meio de novas maneiras, seja por práticas novas ou repensando comportamentos antigos. Aqui neste artigo ajudaremos vocês e sua empresa a entender um pouco mais sobre como inovar digitalmente.

A internet como revolução dos modelos de negócios

Não é só o mundo do entretenimento que se dá bem com o empreendedorismo ancorado nos ambientes digitais. Serviços de e-commerce trazem mais facilidade e praticidade a um negócio físico, por exemplo, possibilitando um alcance maior de clientes de outras cidades e estados. 

O que determina o sucesso de uma empresa não é a tecnologia, nem só a ideia, mas sim a forma como os modelos de negócios são executados. A tecnologia é uma fomentadora de ferramentas, que potencializa o desenvolvimento e a criação de ideias no campo da inovação.

Transformação digital e empreendedorismo sempre de mãos dadas

As redes sociais, aplicações móveis e o acréscimo exponencial de dispositivos conectados trouxeram mudanças e oportunidades inéditas ao empreendedorismo. De acordo com o relatório de mobilidade da Ericsson, teremos um total de pelo menos 25 bilhões de dispositivos conectados no mundo em 2020, sendo 6,1 bilhões em pleno serviço. Clique aqui para acessar a matéria na integra da Exame.

Para avançar no mercado, é necessário se adaptar às constantes mudanças ocasionadas pelas inovações tecnológicas. De acordo com uma pesquisa, também da Gartner, 2.600 CEOs foram entrevistados e informaram que utilizam cerca de 18% do seu orçamento na transformação digital. Isso significa que as empresas estão observando a importância de investimento na área de TI como forma de atualizar o negócio, aumentando a importância do CEO dentro do ambiente empresarial.

Podemos citar inúmeros casos de empresas que prosperaram e, hoje, aparecem como exemplos de que a transformação digital acertada pode ser responsável pelo seu sucesso.

A inovação disruptiva aplicada ao empreendedorismo 

A inovação disruptiva é o ato de inovar dentro de uma tecnologia, produto ou serviço com características disruptivas em vez de evolutivas. Ou seja, a prática ocasiona uma quebra nos padrões já estabelecidos em um mercado estagnado. Diferente das inovações evolutivas que consistem em melhorias em produtos que já existem, sem desenvolver  algo novo.

Um exemplo de inovação disruptiva é o aplicativo de mensagem para smartphones: WhatsApp. Antes de seu surgimento já existiam trocas de mensagens por dispositivos móveis, porém, a inovação veio na forma com que a empresa possibilitou essa comunicação. Com a chegada do aplicativo, uma nova demanda surgiu e substituiu o modelo de negócio anterior, o SMS, tornando a tecnologia anterior obsoleta em muitos países. 

Leve a transformação digital em sua empresa para o próximo nível

Como mencionado anteriormente, o assunto Transformação Digital é cada vez mais recorrente no ambiente empresarial no mundo todo. Logo, isso deixará de ser uma novidade, por esse motivo, é necessário investir em uma transformação contínua para não ficar para trás.

Uma das tecnologias que ganha espaço no mercado é a realidade aumentada. Com diversas aplicações, principalmente no comércio, ela aparece como uma tendência a ser observada.

Empresas que realizam vendas de produtos, dos mais diversos (como calçados, roupas, itens de decoração, móveis e etc.) podem utilizar a realidade aumentada para fornecer melhores informações sobre seus produtos ou como uma prévia de como ele ficará depois de aplicado.  Confira mais nesta matéria da Globo News sobre o assunto.

Exemplificando:

Você trabalha com calçados e percebe que os seus colaboradores que atuam vendendo na loja perdem muito tempo com clientes indecisos e que pedem para experimentar diversos calçados, deixando outros clientes desassistidos. Por meio da realidade aumentada, você pode ter um dispositivo com um aplicativo que é capaz de aplicar os modelos de sapatos de forma digital nos pés do seu cliente, agilizando o atendimento e poupando tempo de trabalho.

Essa mesma lógica pode ser aplicada ao setor de móveis ou tintas, por exemplo. Seu cliente pode levar uma foto da parede de casa e, com o auxílio dos vendedores e/ou especialistas em ambientes, consegue aplicar digitalmente, cores às paredes e móveis aos seus cômodos.

A transformação digital é um processo ininterrupto e começa por você empreendedor

Manter e expandir a digitalidade da sua empresa traz resultados fundamentais para o crescimento da lucratividade. Estar à frente da concorrência na hora de atender às necessidades do cliente é uma das principais formas de destacar sua empresa dos demais players do mercado. Os consumidores atuais desejam adquirir o que precisam de forma rápida, e com o maior conforto possível. Investir em soluções tecnológicas possibilita que seus clientes obtenham informações sobre seus produtos e serviços em tempo real, o que facilita sua decisão de compra. 

Transformando processos analógicos em digitais, sua empresa chega a novos patamares em gestão. As inovações tecnológicas possibilitam a otimização do tempo e dos recursos, aperfeiçoando e potencializando os processos.

A transformação digital não é algo a ser simplesmente atingido. É necessário continuar avançando, em conhecimento, tecnologia e relacionamento, para que seu empreendimento não fique estagnado, afinal, a tecnologia atropela quem fica no caminho.

Para ajudar os empreendedores, o SEBRAE tem uma capacitação, chamada EMPRETEC. O programa trabalha com uma metodologia da ONU, que busca desenvolver e identificar algumas características do comportamento empreendedor e, que permite também identificar novas oportunidades de negócios. Conheça os benefícios. 

Lembre-se que você pode contar com o SEBRAE para auxiliar você.  Entre em contato por um de nossos canais:

Um abraço e até a próxima! 

Comunidade Sebrae
Franciele Fernanda Dulla de Souza
Franciele Fernanda Dulla de Souza Seguir

Formada em administração, especialista em marketing e Customer Success. Sou consultora no Sebrae Paraná e organizadora do Meetup CS Brasil.

Ler matéria completa
Indicados para você