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Fidelização do cliente interno

Fidelização do cliente interno

          Muito antes de ter conhecimento da palavra Endomarketing, eu já me interessava pelo assunto. Me perguntava sobre ações da empresa para com seus funcionários, “de onde eles tiravam essas ideias?” “qual a real finalidade?” e depois de procurar sobre entendi a importância do Endomarketing e do engajamento do funcionário para com a empresa.

   Endomarketing não é apenas parabenizar quando necessário, criar festas de finais de ano ou ser usado apenas para momentos de necessidade de incentivo. Endomarketing é ferramenta de gestão e deve estar inserido no todo, a organização não deve esperar um momento pontual para parabenizar e elogiar o trabalho de um de seus colaboradores. A ação deve ser contínua, no dia a dia.

   O Endomarketing é uma excelente ferramenta para um dos grandes problemas enfrentados por qualquer empresa (em especial, startups): o turnover. Ações que trabalham com os valores da companhia de forma constante, criam relações mais sólidas entre colaborador e organização.

 

    Um funcionário engajado, é um funcionário que veste a camisa da sua empresa e não olha para seu trabalho apenas como uma obrigação, sensibiliza para que se sinta parte de algo maior e trabalhe junto com a empresa para um mesmo objetivo.

  Buscando uma abordagem colaborativa e que trate o funcionário como peça chave na construção de todo no objetivo final como visão de empresa, sensibiliza-lo como engrenagem importante. A partir dessa estratégia, é criada uma relação muito forte com a cultura organizacional. Mais do que isso, ações de Endomarketing conseguem unir os valores de todo o time com os valores que sua empresa possui. Trabalhar para um mesmo visão, missão e valores.

E para que tudo isso? Cuidar dos seus funcionários, para que eles cuidem dos nossos seus clientes.

Quando almejamos melhores resultados, traçamos uma nova jornada para o consumidor final a fim de uma melhor experiencia e fidelização, mas esquecemos de um ponto crucial, o nosso funcionário que é a porta de entrada do cliente para a empresa.

Funcionários felizes deixam clientes felizes, aumenta a taxa de vendas consequentemente aumenta a taxa de incentivo e reconhecimento, e assim se torna um ciclo que traz competitividade para a empresa no mercado.

Aplique o endomarketing de forma clara, e perceba que a resposta para o sucesso sempre será: pessoas!

Comunidade Sebrae
Janaina Lewin
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Accounting student of Universidade Positivo, dedicated to everything that arouses my curiosity and ready to discover the world.

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