[ editar artigo]

Filme Soul: uma lição sobre missão, propósito e vida

Filme Soul: uma lição sobre missão, propósito e vida

🍿Soul, da Disney e Pixar, é um filme sobre o músico de jazz e professor de música chamado Joe, que sofre um ferimento crítico, então sua alma faz uma jornada para tentar retornar ao seu corpo com a ajuda de outra alma, 22.

🤯Nesta jornada Joe e a 22 aprendem muito um com o outro, a ponto dos dois mudarem de ponto de vista sobre muitas coisas, principalmente em relação a missão, propósito e os pequenos prazeres da vida.

🤔Apesar de ser um desenho animado, é altamente recomendado para adultos, principalmente aqueles com mais de trinta anos que estão questionando suas carreiras.

😲A animação nos faz refletir que ao buscar incessantemente por um propósito ou por uma missão de vida, por mais altruísta que seja, pode fazer com que esqueçamos de vivenciar outros prazeres da vida.

😉Vale a pena ter missão e propósito? Sim, mas não dependa apenas da realização destes dois para ser feliz, viver significa curtir o percurso e não apenas a chegada.

🤔Não aposte todas as suas fichas no sucesso profissional e pessoal para ser feliz. Não espere ter a vida que sempre sonhou para ser feliz, afinal, quando chegar este dia, o que mais lhe fará feliz depois? 

👍Seja feliz pelo o que você é, não pelo que tem, o primeiro nunca vão lhe tirar, já o que você tem pode perder, seja por deixar de ter ou por não ter mais o mesmo valor.

🤕Você quer trabalhar a vida toda para ganhar o máximo de dinheiro possível, porém, perder sua saúde nesta jornada e depois gastar todo dinheiro que juntou para tentar recuperar parte da sua saúde?

😬Se você é ou quer ser um Empreendedor, possivelmente o faz ou fará por gostar, ter experiência, ter conhecimento e talento para fazer o que escolheu. Mas nenhum CNPJ vale mais que sua vida, então, sua empresa não pode ser sua prioridade número 1, se fosse é escravo do seu negócio, fique alerta.

😳Por fim, se você parasse para assistir ao filme da sua própria vida agora, gostaria do que estaria assistindo? Teria cenas que te dão a sensação de estar vivendo no piloto automático, sem conexão com você mesmo e com os simples prazeres da vida?

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e, principalmente, profissional no âmbito do empreendedorismo? Então leia meu artigo sobre Inteligência Emocional para Empreendedores!

Caso você tenha assistido o filme Soul ou assistirá após ler este artigo, por favor, conte-nos o que achou aqui nos comentários.

Blog

Comunidade Sebrae
Rafael Souza
Rafael Souza Seguir

Consultor de Negócios e Palestrante do Sebrae-SP, Empreteco, Agente Local de Inovação, formado em TI, especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios. Apaixonado por empreendedorismo e admirador de empreendedores!

Ler conteúdo completo
Indicados para você