[ editar artigo]

Foco no trabalho é um problema? Aprenda aqui como manter a produtividade ✔

Foco no trabalho é um problema? Aprenda aqui como manter a produtividade ✔

Você é desafiado todos os dias a entregar resultados, mas perde o foco com qualquer distração? Então, esse post é para você!

Sabemos que existe uma cobrança constante do mercado de trabalho para que os profissionais entreguem o maior número de atividades em determinado tempo. Porém, muitas vezes ocorre o oposto, pois essa cobrança excessiva pode fazer com que os níveis de estresse aumentem, causando a diminuição da produtividade.

Para que você comece a planejar o dia e não ficar procrastinando, selecionamos algumas dicas para que o foco e a produtividade no trabalho sejam mantidos!

1. Tente reduzir os níveis de estresse
Não é à toa que os consultórios médicos estão sendo cada vez mais procurados por pessoas que sofrem de estresse ocupacional. Ele pode ser causado por conflitos com colegas e chefes, elevada carga de trabalho, responsabilidades mal delegadas etc. Ou seja, quanto maior o estresse, menor será a produtividade.

Quando o estresse não é combatido, as consequências no desempenho profissional são muito significativas. Além das constantes dores de cabeça, sistema imunológico comprometido e dores estomacais, o estresse também causa problemas de concentração e alterações de humor. Portanto, reduzir ao máximo os níveis de estresse pode ajudá-lo a focar no seu desempenho.

2. Planeje o seu dia


Planejar o dia é fundamental para que ele não seja perdido. Reserve uns minutinhos no fim do dia e liste todas as atividades que precisam ser realizadas no dia seguinte. Uma boa dica é adotar um caderninho de anotações! Dessa forma, fica muito mais fácil saber exatamente quais tarefas demandam mais atenção.

Saber fazer a gestão do tempo é uma técnica muito boa para quem quer manter a produtividade no trabalho e conseguir realizar mais tarefas. Geralmente, pessoas desorganizadas fazem suas atividades de qualquer jeito e nem sempre os resultados são satisfatórios. Por isso, seguir uma agenda é ideal para ganhar tempo para realizar tudo dentro do prazo.

3. Siga sua rotina e não a das outras pessoas
Não tente funcionar de acordo com a rotina dos outros. Por exemplo, tire um tempo para responder e-mails e mensagens no WhatsApp. Se você responder toda vez que chega uma notificação, estará perdendo o foco, o que acaba reduzindo sua produtividade. Também é importante não ficar checando as redes sociais o tempo todo, a menos que o seu trabalho seja esse!

4. Foque em uma atividade por vez

Mesmo que a demanda de trabalho seja alta, é importante priorizar as atividades por ordem de urgência. Se você tentar realizar várias tarefas ao mesmo tempo, saiba que a qualidade do seu trabalho pode ir por água abaixo. Isso ocorre porque interromper determinada atividade para dar atenção a outra, gera falta de concentração.

5. Configure o ambiente de trabalho
Deixar o ambiente de trabalho clean é uma forma de evitar distrações e focar em determinada atividade. Organizar o local de trabalho é uma das formas mais eficazes de economizar tempo. Por exemplo, deixe os materiais separados por categorias e crie pastas no computador para que os arquivos não fiquem soltos. Técnicas de arquivística funcionam muito bem para manter tudo organizado. Lembre-se, um ambiente desorganizado pode provocar irritação e perda de concentração.

Alguns aplicativos podem ajudá-lo a organizar sua agenda e controlar o horário, aumentando a eficiência e produtividade no trabalho. Além disso, algumas ferramentas e aplicativos automatizam os processos, organizam e centralizam tarefas, reduzem os processos burocráticos e integram sistemas e equipes.

6. Tire alguns minutos para relaxar


Tire alguns minutinhos do dia para relaxar o corpo e mente. Por exemplo, no meio da tarde faça uma pausa para praticar ginástica laboral. Ela vai ajudá-lo a regular os batimentos cardíacos e fluxo sanguíneo, reduzindo a tensão corporal.

Quando você estiver perdendo o foco, procure se movimentar. Uma breve caminhada ou uma ida até o cafezinho podem melhorar o seu humor e trazer de volta a concentração.

7. Aprenda a dizer não
É fundamental aprender a dizer não e aceitar apenas projetos que você sabe que dará conta. O acúmulo de tarefas pode deixá-lo sobrecarregado, causando atrasos nas entregas de trabalho. Isso contribuirá para o aumento do estresse e, consequentemente, para a falta de concentração.

8. Faça o seu melhor


Quando alguém diz “dê o seu melhor”, não quer dizer que a tarefa realizada deva ser realizada com perfeição. É importante buscar excelência, mas também é importante tomar cuidado para que isso não vire obsessão. Manter o foco fará com que você não deixe escapar alguns detalhes e trará economia de tempo, pois não será necessário fazer o retrabalho. Estabeleça metas que podem ser alcançadas!

9. Trace estratégias
Seja estratégico na hora de definir a sua agenda. Tarefas planejadas com antecedência tendem a ser realizadas com mais facilidade, pois a atenção será voltada para o que realmente importa. Como a maioria dos trabalhos são movidos a base de prazos, é essencial traçar estratégias para que não seja pego de surpresa nas crises do dia a dia.

10. Avalie o seu próprio desempenho


Obtenha o hábito de criar métricas que avaliem o seu próprio desempenho no trabalho. Isso traz clareza e precisão nas avaliações, permitindo a melhoria dos pontos críticos.

11. Mantenha a clareza, o foco e a efetividade
Adotar técnicas para aumentar a produtividade pode contribuir para que você tenha clareza do que é preciso ser feito e irá realizar. Além disso, as incertezas e dúvidas podem ser reduzidas.

Quando somos mais produtivos, a qualidade é mantida e o foco nas atividades mais importantes se adequam com o tempo. Se você conseguir manter o foco, a produção será aumentada e o melhor, com o mínimo de esforço e tempo.

Realizar muitas tarefas ao mesmo tempo não é sinônimo de qualidade. Deve-se tomar cuidado para não negligenciar alguns processos importantes. Prezar pela efetividade é essencial!

🔴 Como vimos, há várias formas de melhorar a produtividade e o desempenho profissional. Comece com pequenas atitudes e mudanças nos seus hábitos e transforme a maneira como você trabalha gradualmente para garantir melhorias na sua produtividade.

Gostou do artigo? Então comente abaixo se você já adotou alguma técnica para manter a produtividade 🙂

🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

Comunidade Sebrae
Sebrae Paraná
Sebrae Paraná Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler matéria completa
Indicados para você