[ editar artigo]

Gestão Ambiental Sustentável - Mecanismo estratégico para empresas

Gestão Ambiental Sustentável - Mecanismo estratégico para empresas

GESTÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL COMO MECANISMO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS

 

A sustentabilidade enquanto uma estratégia corporativa é decorrente de um processo histórico e, conforme Yagasaki e Martins (2012), o ambiente global dinâmico dos negócios fez com que as empresas se tornassem cada vez mais flexíveis para, rapidamente, adaptarem-se e responderem às mudanças de mercado.

Os referidos autores destacam ainda que a sustentabilidade tem sido usada como capacidade de manter e demonstrar um desempenho positivo econômico, social e ambiental ao longo do tempo. Por isso, muitas empresas vislumbram na sustentabilidade uma oportunidade estratégica e estão transformando este conceito em competência operacional corporativa (LUENEBURGER; GOLEMAN, 2010).

A sustentabilidade empresarial deve levar em consideração o crescimento econômico, a preservação ambiental e o progresso social, assim como suas interfaces (Ambiental – Social – Econômico /Triple Bottom Line) passando a incluir neste processo todas as partes interessadas (multistakeholders), como comunidades locais e governos, além dos acionistas e empregados, numa visão mais ampla do que apenas relacionada aos aspectos econômicos e produtivos da companhia.

Para ganhar resultados em sustentabilidade, as empresas devem manter e se basear no desempenho do negócio e ao mesmo tempo mostrar consideração pelo planeta, assegurando estratégias para solucionar futuros desafios enquanto mantém o alto nível de desempenho em curso.

Cristófalo et al (2016) salientam que as corporações no mundo foram obrigadas a repensar o modelo de gestão empresarial tradicional, em que a avaliação de uma empresa prezava somente por sua performance econômica.

Segundo GVces (2012), esse novo conceito de companhia, que integra estas três esferas (ambiental, social e econômica) nos seus valores e resultados, gerou ganhos intangíveis, como por exemplo, reputação e compartilhamento de experiências na comunidade empresarial, mas também a reorganização da gestão corporativa, que trouxe importantes consequências ao mercado acionário.

Para Tinoco & Kraemer (2004) a administração ambiental deve envolver toda a estrutura organizacional, ações de planejamento estratégico, procedimentos e recursos organizados para desenvolver, implementar, monitorar e manter a política de sustentabilidade dentro da organização.

Tibor e Feldman (1996) apontam que a política ambiental deve conter linguagem e objetivos claros, com a implementação de um programa definido em concordância com tais objetivos e com medidas de monitoramento que permitam aferir sua eficácia, sempre alinhado com a alta diretoria e com as estratégias da empresa.

Considera-se que as empresas têm se voltado à gestão ambiental sustentável, utilizando os instrumentos disponíveis no mercado, para atender às estratégias, obter vantagem competitiva e aumentar seus resultados econômicos, além de melhorar seu sistema de gestão e agradar às partes interessadas. O futuro competitivo da empresa depende, dentre outros aspectos, de sua política sustentabilidade, ou seja, sua capacidade em manter-se através do tempo, utilizando de forma responsável os recursos para sua atividade, ao mesmo tempo que cria valor aos grupos, direta e indiretamente, relacionados com a organização.

Ainda existem muitos desafios a serem enfrentados para que a sustentabilidade seja de fácil adoção e implantação nas empresas. Além de líderes competentes e indicadores eficazes, a empresa tem que superar obstáculos como, por exemplo, ter um plano de negócio bem estruturado, uma comunicação efetiva com os funcionários, um sistema de informação desenvolvido e ajudar na incorporação da cultura sustentável.

Conclui-se este artigo afirmando que o Brasil tem um diferencial competitivo, no que tange à valoração do capital natural e cultural, devido suas riquezas e potencial de gerar negócios. Para isso, as empresas deverão estar preparadas e centrar-se na administração ambiental sustentável como uma oportunidade de mudança e transição para uma nova forma de fazer gestão, de conviver em sociedade, de desenvolver-se e crescer em um meio de concorrência onde todos possam ganhar de modo seguro e equilibrado.

 

Gisele Victor Batista

Nadine Victor Batista

 


Referências Bibliográficas

CRISTÓFALO, Renan Gazarini; AKAKI, Alexis Shinji; ABE, Tatiana Camasmie; MORANO, Rogério Scabim; e MIRAGLIA, Simone Georges El Khouri. Sustentabilidade e o mercado financeiro: estudo do desempenho de empresas que compõem o índice de sustentabilidade empresarial (ISE). USP: REGE - Revista de Gestão 23 (2016) 286–297. Agosto de 2016.

GVCES. (2012). O Valor do ISE - Principais estudos e perspectiva dos investidores. São Paulo, São Paulo, Brasil. Disponível em: http://gvces.com.br/o-valor-do-ise-principais-estudos-e-a-perspectiva-dos-investidores?locale=pt-br. Acesso em 20 de março de 2019.

LUENEBURGER, C. & GOLEMAN, D. The Change Leadership Sustainability Demands, MIT Sloan Management Review, 51 (4), 2010. Disponível em: https://sloanreview.mit.edu/article/the-change-leadership-sustainability-demands/. Acesso em 20 de março de 2019.

TIBOR, T.; FELDMAN, I. ISO14000: um guia para as normas de gestão ambiental. São Paulo: Futura, 1996. 302 p.

TINOCO, J. E. P., & KRAEMER, M. E. P. (2004). Contabilidade e gestão ambiental. São Paulo: Atlas.

YAGASAKI, Cintia Akemi, MARTINS, Roberto Antônio. Sustentabilidade como uma estratégia empresarial. XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social: As Contribuições da Engenharia de Produção. Bento Gonçalves, RS, Brasil, 15 a 18 de outubro de 2012. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2012_TN_STO_163_950_20480.pdf. Acesso em 13 de setembro de 2019.

Blog

Comunidade Sebrae
Gisele Victor Batista
Gisele Victor Batista Seguir

Consultoria em ESG | Mentoria Empresarial e Pessoal | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente e Mercado de Carbono.

Ler conteúdo completo
Indicados para você