[ editar artigo]

Governança Corporativa para Pequenas e Médias Empresas. Por que implementar?

Governança Corporativa para Pequenas e Médias Empresas.
Por que implementar?

Sempre que se fala de Governança Corporativa e sua implementação em pequenas e médias empresas, questiona-se a sua eficácia, especialmente no que tange à relação custo-benefício. No entanto, boa parte dessas empresas praticam o que se chama de “Governança Espontânea” e, não necessariamente, identificam seus benefícios.

O objetivo da governança corporativa é facilitar uma gestão eficaz, empreendedora e prudente, que possa proporcionar o sucesso de longo prazo para uma empresa. Trata-se de um importante instrumento para compreender, questionar e aprimorar os processos e condutas das organizações. A preocupação da Governança Corporativa é, portanto, criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos administradores esteja sempre alinhado com o melhor interesse da empresa.

A incorporação de boas práticas de governança e gestão é um caminho seguro para que as pequenas e médias empresas trilhem o seu crescimento. Uma arquitetura de Governança Corporativa sólida tende a contribuir decisivamente na sucessão da propriedade ou gestão, na atração de parceiros e investidores ou novos mercados, garantindo assim a sustentabilidade e a preservação de valor.

Fonte: https://administradores.com.br/artigos/governan%C3%A7a-corporativa-em-pequenas-e-m%C3%A9dias-empresas

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você