[ editar artigo]

Headhunter X Job hunter

Headhunter X Job hunter

Uma pergunta recorrente que recebo - ainda mais em tempos de alto desemprego - é sobre os diferentes serviços que ofereço. Como alguns dos termos são semelhantes e às vezes usados de forma inadequada, muitos se confundem. É o caso de Headhunter e Job hunter.

Apesar de ambos estarem relacionados à área de RH, as expressões – em inglês - se referem a atividades distintas. E hoje neste artigo explico detalhadamente sobre a diferença dessas atividades e o que a Trilhas da Carreira pode oferecer pra você e para sua empresa.

 

Headhunter: o que este (a) profissional pode fazer pela SUA EMPRESA?

Encontrar profissionais qualificados para exercer cargos de maior complexidade: este é o grande objetivo do(a) Headhunter quando atua em um processo de Executive Search, ou na busca por executivos(as).

Sempre contratado (a) exclusivamente por empresas, e não por profissionais e/ou pessoas físicas, este (a) profissional trabalha em projetos específicos de Recrutamento e Seleção, e atua entre a empresa e os candidatos. Seu principal desafio é identificar as necessidades e objetivos estratégicos da empresa para assim encontrar os profissionais com os perfis mais aderentes para cada posição.

Geralmente, o (a) Headhunter é um profissional sênior com larga experiência profissional no mundo corporativo.

 

Resumindo: a Trilhas da Carreira atua como Headhunter, sendo contratada exclusivamente por empresas para fazer processos de recrutamento e seleção de profissionais especialistas em média ou alta gestão ou Executive Search.

 

Entre as atividades do(a) Headhunter, estão:

  • manter a rede de contatos (networking) relevante e com diferentes profissionais;
  • ter conhecimentos aprofundados sobre o mercado de trabalho;
  • ajudar as organizações a definir e detalhar o perfil mais adequado para a vaga (check list ou job description) para atrair candidatos certos, qual o momento da empresa e planos de crescimento, além de definir quais as principais palavras-chave para as buscas;
  • definir em conjunto com a empresa se haverá o processo de hunting* ou não, para mapear mercado e recrutar candidatos com o perfil desejado;

(*dentro do ambiente corporativo este termo em inglês significa a busca pelo talento ideal para ocupar uma posição específica, com ações mais complexas, direcionadas e através de diversas fontes de recrutamento, como por exemplo o LinkedIn, abordando proativamente profissionais que se encaixam no mapeamento de perfil identificado como ideal, incluindo aqueles que estão empregados)

  • analisar os candidatos e entrevistá-los a fim de conhecer suas experiências profissionais, competências, habilidades de Liderança, referências anteriores, expectativas sobre a posição e seus desafios, disponibilidade de mudança de cidade ou país, pretensão salarial e pacote de remuneração, formas de contratação, modalidades de trabalho e etc., além de reportar as principais dificuldades encontradas no mapeamento do mercado;
  • selecionar os candidatos com perfis mais adequados em uma pequena lista (short list) através de diversas técnicas de seleção e ferramentas de assessments (avaliações de comportamentos, desempenho e/ou potencial) e dar suporte no agendamento de entrevistas com a própria empresa, intermediando as negociações;
  • ouvir as considerações da organização e feedbacks sobre as entrevistas feitas, se necessário estar presente e acompanhá-las também, e aguardar a decisão final da empresa para este processo seletivo, posteriormente dando retorno aos profissionais finalistas;
  • mediar questões finais de contratação até o encerramento do processo com o ingresso do profissional contratado.

O (a) Headhunter pode contribuir com a empresa em diversas situações, por exemplo: quando uma empresa faz o recrutamento e seleção de forma confidencial e não deseja se identificar no processo seletivo, ou também na busca por posições de especialistas, média e alta gestão, uma vez que muitos profissionais e executivos (as) não seriam alcançados por processos de recrutamento mais clássicos.

Ou seja, através de processos e ferramentas apropriadas o (a) Headhunter ajuda empresas a encontrar profissionais cada vez mais qualificados, entre todos candidatos (as), e aptos a assumir um cargo com o maior nível de execução e o menor tempo de aprendizado.

 

Job hunter: o que este(a) profissional pode fazer POR VOCÊ?

Como mencionei acima, os termos são parecidos e isso causa uma certa confusão. Diferente do Headhunter que é contratado por empresas, o Job hunter é contratado por profissionais e/ou pessoas físicas, ou seja, além de apoiar na Gestão da Carreira, também tem a tarefa de procurar ativamente por vagas que possam atender a empregabilidade e expectativas do (a) assessorado (a).

 

E a Trilhas da Carreira faz Job hunting ou não?

Resumindo: a Trilhas da Carreira não trabalha com Job hunting, ou seja, dentro dos diferentes pacotes da Mentoria de Carreira não há buscas por vagas. Porém “ensina a pescar” e faz toda a Mentoria sempre pensando na “Carreira como um todo”.

Aproveito este gancho para destacar os grandes diferenciais do trabalho sênior e especializado da Mentoria de Carreira da Trilhas, com toda a experiência no mundo corporativo, expertise em R&S, LinkedIn, Desenvolvimento Humano e Organizacional e Gestão de Carreira: mesmo sem atuar com o Job hunting, e não haver promessa alguma de recolocação nem envio de currículo ou perfil de LinkedIn para empresas e rede de contatos, “ensino a pescar” dentro dos 4 grandes pilares [CV + LinkedIn + Mapeamento de Mercado + Planos de Carreira], orientando e dando dicas inovadoras e digitais, além de mostrar o caminho mais adequado para o(a) mentorado(a) colocar em prática de forma protagonista todas as estratégias aprendidas, conversadas e planejadas.

Além do (a) assessorado (a) conhecer mais e entender melhor sobre “o quê” e “para quê” as empresas e o mercado de trabalho estão buscando nos profissionais atualmente, já com o olhar transversal de uma Headhunter, também dialoga-se sobre o “como” e “onde” procurar oportunidades profissionais com networking e qualidade através de diversas ferramentas, exercícios e atividades online, seja de forma ativa (para quem está buscando um novo trabalho) ou passiva (para quem não está buscando um novo trabalho mas quer mapear mercado). 

Se você busca apoio e orientação profissional personalizados para se aperfeiçoar em seu momento atual de Carreira, ou se está em processo de transição buscando uma nova recolocação, quer fazer uma transição de Carreira ou até mesmo empreender, você poderá encontrar na visão estratégica da Trilhas da Carreira, o apoio e a confiança para se superar e dar o próximo passo na Carreira! Veja este VÍDEO explicando mais sobre cada um dos pacotes de Mentoria de Carreira.

 

Atenção: o que considerar e o que evitar quando for contratar serviços de Job hunting, Mentoria de Carreira ou ainda se receber proposta de um(a) Headhunter?

Assim como em outros negócios e serviços, é preciso se atentar para não cair em golpes ou ser ludibriado por pessoas que se intitulam profissionais e/ou recrutadores, mas não são, ou que dizem “prometer recolocação”. Algumas das precauções que destaco:

  • não acredite em promessas de entrevistas e garantias de contratação imediatos;
  • desconfie da "fácil" oferta de vagas (que podem ser até fantasiosas ou simuladas);
  • pesquise sobre a empresa e/ou profissional nas redes e sites de informação ao consumidor antes de fechar qualquer contrato de prestação de serviços.

Agora que ficou bem mais claro a diferença entre Headhunter e Job hunter, me coloco a disposição caso tenha outras dúvidas sobre Executive Search, Outplacement, Mentoria de Carreira, Mentoria de LinkedIn, além de aulas, palestras, lives e workshops In Company sobre R&S e soft skills voltados ao mundo real e digital, corporativo, empreendedor e/ou do mercado de trabalho, ou outros serviços customizados, ok? Conte comigo!

 

Olá, sou Fabiana Schneider!

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, Mãe da Nathalia, Vó da Sienna, casada com Claudio Cercachim, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br | contato@trilhasdacarreira.com.br | Linktr.ee

Blog

Ler conteúdo completo
Indicados para você