[ editar artigo]

Home office: 5 dicas para se manter organizado nessa prática

Home office: 5 dicas para se manter organizado nessa prática

O home office é um modelo de trabalho que cresceu muito nos últimos anos. Afinal, a prática reúne uma série de vantagens para o colaborador e empregador. Por isso, estima-se que 90% das empresas adotem pelo menos uma atividade a distância até o final de 2020. 

No entanto, na medida em que o home office conquista o seu espaço no mundo corporativo, também cresce a seguinte questão: como se manter organizado durante esse período? Na verdade, essa não é uma atividade tão complexa, basta paciência, foco e determinação. 

Nesse sentido, é importante mencionar que embora o home office partilhe de muitas vantagens, a sua comodidade pode ser uma grande vilã, uma vez que manter o foco quando se tem fontes de distrações por perto é um pouco mais complicado. 

Pensando na importância da organização no home office, preparamos este post. Nele, você encontrará 5 dicas simples para se manter organizado durante o seu período de trabalho e, consequentemente, obter bons resultados. Quer saber mais? Continue lendo!

1. Defina um espaço para o trabalho

O primeiro passo para se manter organizado é definir um espaço dentro da sua casa para executar as suas atividades. Para isso, atribua as ferramentas necessárias e deixe esse ambiente funcional. 

Contudo, é importante escolher um espaço que seja livre de distrações e grandes movimentações. Afinal, esses dois aspectos podem abrir espaço para que as pessoas conversem com você ou liguem equipamentos sonoros, entre outros. 

2. Mantenha a mesa de trabalho organizada

É quase impossível falar sobre organização sem mencionar a importância de manter a mesa e os materiais de trabalho muito bem elaborados. Em resumo, quanto menos papéis e documentos você tiver espalhados pela mesa, melhor. 

Dessa forma, organizar os documentos facilita na hora de achar o que é necessário. Vale considerar a ideia de anotar em um caderno todas as pendências e arquivar o restante dos documentos.

Portanto, mantenha a mesa limpa para se concentrar nas suas atividades e, consequentemente, organizar os seus equipamentos de trabalho.

3. Não fique perto de distrações

Outro ponto que importantíssimo no home office são as distrações. Nesta etapa, é fundamental manter o foco e eliminar todas elas. Mantenha-se longe do celular e televisão, que são grandes motivadores de distração. 

O ideal nesse momento é deixar o toque de celular ligado, mas longe do seu campo de visão, uma vez que as redes sociais são muito atrativas e o grupo de amigos no WhatsApp também. 

4. Faça pausas

Trabalhar em casa não significa que você deve ficar o dia todo dentro dela. Aproveite alguns momentos do dia para realizar pausas, observar, analisar a concorrência ou até mesmo conversar com os clientes. 

Desse modo, você consegue respirar um ar diferente, conversar com a família, tomar água ou até mesmo realizar exercícios, e por aí vai.

5. Cuide bem dos seus arquivos

Por fim, lembre-se de tirar um tempo do dia para catalogar tudo o que foi produzido. Invista em ferramentas de armazenamento em nuvem, que permitem acesso de qualquer dispositivo e o melhor: de qualquer lugar. 

Com isso, ficará mais fácil saber onde está cada documento e não há perda de tempo buscando os arquivos necessários. 

 

Tem mais dicas? Curte e compartilhe conosco!

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você