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IDENTIFICAR A SUA PERSONA – O PRIMEIRO PASSO NO MARKETING DIGITAL

IDENTIFICAR A SUA PERSONA – O PRIMEIRO PASSO NO MARKETING DIGITAL

 

Conheça o seu cliente! – Um dos primeiros conselhos que todo empreendedor recebe quando resolve abrir as portas do seu negócio. Compreender quem são os clientes é fundamental, como pensa, como se comporta são informações necessárias para construir uma boa estratégia. No marketing digital quando usam a expressão PERSONA ou AVATAR é exatamente para representar o cliente ou grupo de consumidores de uma empresa.

De tão real que é, esse perfil típico tem nome, idade, profissão, foto de identificação e uma breve biografia que conta a rotina, os hábitos e até história de vida. Cumprir o desafio de definir uma persona ou várias delas é mais fácil quando você faz as perguntas certas.

Como criar uma PERSONA - Passo a passo

  1. Converse com seus clientes, faça uma entrevista. Com base nisso identifique os pontos em comum entre os consumidores. Estas entrevistas podem ocorrer também através das redes sociais com os usuários mais ativos, analisando o perfil, fotos e postagens.
  2. Crie um roteiro para ajudá-lo a identificar os aspectos da persona, eis algumas sugestões do que não pode faltar na sua entrevista:
    1. Gênero;
    2. Idade;
    3. Atuação profissional;
    4. Crenças -  no que acredita;
    5. Hobbies – o que gosta de fazer para se divertir;
    6. Hábitos de compras;
    7. Quem os influencia a comprar – por exemplo o filho influenciando o pai a comprar determinado brinquedo;
    8. Quais tecnologias utiliza;
    9. Estilo de vida – por exemplo: é uma pessoa com hábitos saudáveis, ou adepto a sustentabilidade;
  3. Construa uma planilha onde possa tabular os dados e iniciar a triagem com base nas respostas das entrevistas;

Pronto! Você já tem as informações para construir a sua persona!

Quer um exemplo de como pode ficar?

Ana Julia, mulher de 29 anos, solteira, classe média, brasileira, mora no interior do Paraná, em Pato Branco. É formada em direito, sócia de um escritório de advocacia.  É chefe escoteira, gosta de acampar e estar em contato com a natureza. Nos finais de semana, sempre está envolvida com atividades relacionadas ao escotismo, para ela é através dos ensinamentos passados as crianças que poderá ajudar a tornar o mundo um lugar um pouco melhor. Por ser de classe média, não compra produtos muito caros, mas prefere investir mais dinheiro se o material for de qualidade melhor. Ela é um pouco tímida, prefere ficar em casa, lendo e assistindo, é fã de Star Wars e adora séries que falem sobre astronomia.

Viu como é fácil e até gostoso de construir a persona! Não te passa até a impressão de conhecer a pessoa? E tendo está sensação não fica muito mais fácil pensar nas postagens e conteúdos a construir? Imagine agora você criando um post para as redes sociais da sua empresa tendo a Ana Julia como sua cliente, como abordaria ela? Quais as datas comemorativas que você precisa incluir no seu calendário? Que itens ou serviços você poderia associar ao perfil dela?

 Você também descobrirá que há personas em diferentes estágio do processo de compra: algumas mais e outras menos preparadas para fechar negócio com você. Produzir conteúdo adequado e personalizado para cada uma delas é o que fará a diferença no processo de compra e assim aumentar as vendas.

 

 

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