[ editar artigo]

Imagem da marca: O que é isso e quais seus benefícios?

Imagem da marca: O que é isso e quais seus benefícios?

Se você tem o seu próprio negócio, então muito provavelmente já ouviu falar sobre a imagem da marca, não é mesmo?

Por sua vez, antes de um empreendedor pensar em aumentar suas vendas ou até mesmo lançar novos produtos de sucesso, ele precisa saber sobre a importância da marca para melhorar os seus resultados.

Afinal, com a concorrência cada vez mais forte, para se destacar no mercado, é preciso muito mais do que apenas vender produtos ou serviços de qualidade e no prazo adequado. 

Por exemplo: se uma pessoa que comprar um deck de madeira, basta olhar na internet, que ela irá conseguir achar produtos com características muito semelhantes por várias empresas. Tudo isso por um preço competitivo.

Ou seja, buscando meios para se diferenciar, a imagem da marca surgiu como um meio para entregar a personalidade, experiência e emoções a seus clientes.

Pense em empresas como a coca-cola, por exemplo: por conta da sua marca solidificada no mercado, um cliente que conhece a empresa não irá esquecê-la com facilidade, mesmo se não consumir os seus produtos!

Você ainda tem dúvidas sobre a importância da imagem da marca? Então neste post nós iremos detalhar tudo sobre o assunto. Continue nos acompanhando!

Afinal, o que é a imagem da marca?

Em primeiro lugar, o que é a imagem da marca? Segundo o conceituado pai do marketing, Phlip Kotler, as marcas são:

Nomes, termos, sinais, símbolos que, unidos, identificam produtos e serviços de uma empresa e os diferenciam de seus concorrentes.

No entanto, de uma maneira ainda mais abrangente, a imagem da marca pode ser considerada como a “representação da personalidade de uma empresa”, ou seja, representa os objetivos, valores e a visão de uma organização.

O papel fundamental de uma marca é justamente tornar uma empresa única, no qual diferencia de outras empresas do mesmo segmentos. Claro, há outras coisas que valem como diferenciais competitivos.

No segmento de insumos para cerveja por exemplo, um diferencial competitivo pode ser a otimização do relacionamento, qualidade do produto, preço imbatível, entre outros. No entanto, a construção de uma marca fortalecida é um dos maiores diferenciais de uma empresa.

Quais os benefícios da imagem da marca?

As marcas sempre foram importantes e essenciais, e hoje em dia, essa importância apenas aumentou.

A marca é a responsável por fazer as pessoas identificarem os seus produtos e serviços apenas ao observá-los. Ela também influencia a percepção que o cliente tem e transmite todos os seus valores empresariais.

Imagine uma empresa de tratamento de efluentes que não possui uma imagem da marca solidificada. Provavelmente, ela não irá ser reconhecida por seus clientes e nem irá se tornar uma referência em seu setor.

Por isso, uma vez que a empresa atribui uma imagem da marca, e essa percepção por parte dos clientes for positiva, o público terá preferência pelo serviço e credibilidade pela empresa, aumentando as vendas e melhorando a organização como um todo.

Agora que você já sabe o que é a imagem da marca e quais os seus maiores benefícios, o que você acha de começar o seu planejamento e ter sucesso?

Gostou do post? Deixe seu comentário!


Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Blog

Comunidade Sebrae
Usuário removido Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você