[ editar artigo]

Inovação: negócios mutantes onde o céu é o limite

Inovação: negócios mutantes onde o céu é o limite

Você já pensou sua vida hoje sem a inovação do WhatsApp ou mesmo sem celular? Aposto que não e se pensou não consegue mais imaginar sua vida sem essas tecnologias. Há quem ache essas modernidades desnecessárias ou mesmo quem ainda não as use, mas é inevitável assumir os benefícios que essas ferramentas vêm trazendo para as nossas vidas e a sua inovação. 

Eu sou uma fã convicta da tecnologia e confesso que muitas coisas também são novidade para mim, mas é preciso estar aberto ao novo principalmente no meio corporativo. É certo que muitas coisas que conhecíamos no passado vão desaparecer, mas outras tantas irão apenas mutar e transformar nosso modo de viver. 

Esse é o caso dos nossos velhos LP’s, CD’s e agora também dos HD’s externos e pendrives. A fragilidade desses equipamentos e também o fato de serem muito pequenos, faz com que sejam perdidos facilmente. Esses fatores abriu os olhos da gigante Microsoft. O Google Drive e o Dropbox já ajudaram bastante nesse quesito. Entretanto, os espaços gratuitos são limitados e sua função era apenas de guardar e compartilhar. Mas a criadora do Windows foi bem além.

Com o Azure, a divisão de computação em nuvem da Microsoft, é proporcionado um servidor on-line onde podem ser cadastradas mais de uma máquina. Os serviços gratuitos são limitados também por 12 meses até que precise atualização, mas a empresa oferece 8 terabytes de armazenamento, 14 máquinas virtuais Linux ou Windows e 50 redes virtuais. 

Para mim, a grande vantagem é que profissionais que precisam se deslocar muito não precisam carregar o notebook, pois em qualquer estação de trabalho conseguirá acessar seus documentos na nuvem. Além disso, o produto também facilita o home office e a segurança das informações, com possíveis danos nos equipamentos físicos. É obvio que as vantagens não param por aí, mas isso já é incrível perante as mutações que os negócios vêm sofrendo nos últimos meses, tão rapidamente e tão intensivamente.

Caso você se interesse em conhecer mais desse serviço, o conjunto de soluções da Microsoft oferece infraestrutura de cloud computing para hospedar sistemas empresariais e recursos que expandem a capacidade produtiva de negócios, incluindo um sistema empresarial de computação, análise, banco de dados, rede, serviços móveis, armazenamento, lógica, gestão financeira, etc. No final do ano passado, a empresa anunciou a possibilidade de atualizar o Wordpress no Linux com o Azure. A expectativa da empresa em torno dos negócios de nuvem é otimista e deve crescer mais que os últimos percentuais de 10% divulgados.

Outra ferramenta inovadora é o Kindle, que há anos vem mutando a forma de ler, fazendo com que as livrarias vendam mais que apenas livros. No início do mês passado, o leitor digital recebeu melhorias e já pode ser comprado com resistência à água e com precinho bem camarada – a partir de 499 reais. A versão, chamada de Paperwhite, pode ser mergulhada em água doce a 2 metros de profundidade por até 60 minutos. Entretanto, a fabricante Amazon previu a melhoria pensando em dias chuvosos ou acidentes no vaso sanitário.


Já o WhatsApp, que revolucionou a forma de comunicação entre as pessoas, continua surpreendendo com sua inovação. Em meados de fevereiro anunciou o WhatsApp Business para iPhone, a edição de iOS com recursos para empreendedores, que há um ano existia para os Androids. Os recursos são os mesmos nos dois sistemas operacionais, que vão desde programar o envio de mensagens automáticas, criação de mensagens rápidas e histórico de mensagens respondidas.

E aí, qual será o próximo negócio de inovação que mutará o comportamento do ser humano? Louca pra saber, conhecer e usufruir!

Comunidade Sebrae
Suzane Marie
Suzane Marie Seguir

Sou jornalista, MEI e gerente de comunidades da Comunidade Sebrae!

Ler matéria completa
Indicados para você