[ editar artigo]

Inspire-se nesta Mulher!

Inspire-se nesta Mulher!

Neste Dia Internacional da Mulher nada melhor do que uma reflexão inspiradora no contexto do empreendedorismo feminino.

Empreender já é um ato heroico diante de tantas incertezas e desafios, agora, imagine acumular este ato com os desafios abaixo?

Já pensou em ter uma jornada que envolva cuidar de filhos, irmãos e/ou ser "mãe" dos seus pais? E se ficarem doentes este desafio fica ainda maior.

E quando você não tem o benefício de tirar licença maternidade remunerada? Porque seu negócio depende 100% de você.

Fazer gestão do tempo é um verdadeiro malabarismo quando se tem que prospectar clientes, atender exigências de clientes, fazer reuniões, capacitações, lançamento de produtos, entre outras atividades comuns de um empreendedor. Agora, some a isso a necessidade de amamentar e dar todos os cuidados ao filho recém nascido em meio a todas estas atividades?

Como manter o foco em meio a tudo isso? Estar na empresa e não pensar na família e vice-versa.

Caramba, além disso tudo, ainda precisa de muita inteligência emocional para lidar com preconceitos, esteriótipos do gênero e assédio em mundo ainda desigual.

Mas, ainda não acabou, imagine superar todos os desafios acima sem ter o apoio da família, seja por distância e/ou por incompreensão.

É por isso e muito mais que VOCÊ; EMPREENDEDORA é uma INSPIRAÇÃO para muitas outras mulheres e para nós homens também.

Agora, fica a dúvida, diante de tantos desafios e da pressão por inspirar pessoas, por que será que mesmo assim o Brasil tem mais de 24 milhões de empreendedoras?

Porque elas são excepcionais a frente das empresas. Ao somar os desafios acima às qualidades de serem multitarefas, atentas e sensíveis aos detalhes, terem facilidade no relacionamento, entre outras, temos como resultado a formação de grandes Empreendedoras.

Mas, onde arrumam tanta motivação para isso tudo? Elas tem propósito, garra, força, determinação, resiliência, se empoderam e escolhem serem protagonistas das suas vidas, sabem que não mudarão o mundo sozinhas, porém, são capazes de mudarem o seu próprio mundo.

Por isso tudo e muito mais, devemos parabenizar e agradecer as mulheres não somente hoje, mas todos os dias. 

Feliz Dia Internacional da Mulher, ou melhor dizer Super Heroína?

Blog

Comunidade Sebrae
Rafael Souza
Rafael Souza Seguir

Consultor de Negócios e Palestrante do Sebrae-SP, Empreteco, Agente Local de Inovação, formado em TI, especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios. Apaixonado por empreendedorismo e admirador de empreendedores!

Ler conteúdo completo
Indicados para você