[ editar artigo]

INTELIGÊNCIA FINANCEIRA SEM MISTÉRIO

INTELIGÊNCIA FINANCEIRA SEM MISTÉRIO

A nossa tradicional Live do Instagram, sempre realizada aos domingos, às 21h, tem crescido em quantidade e qualidade. A primeira característica (‘quanti’) se observa pela presença cada vez maior de gente “boa e curiosa” dos mais variados lugares de Minas e do Brasil. É uma galera engajada, que participa, ativamente, das discussões com nossos convidados. Já o crescimento ‘quali’ se percebe em virtude de os assuntos pautados terem influência direta na vida das pessoas. Logo, essa ampla participação, somada a uma troca de ideias pertinente e atual é que tem feito de nossas videoconferências um evento à parte nas noites de domingo. Obrigado a todos que têm nos prestigiado e aproveitado para ganhar conhecimento junto a profissionais de grande destaque no mercado.

Pois bem! O encontro de domingo foi com o Erasmo Viera. Ele é um referenciado especialista em finanças. Erasmo é autor do livro “VIVA EM PAZ COM SEU DINHEIRO – Qualidade de vida e educação financeira”, publicado pela Literare Books. A obra do Erasmo está em sua segunda edição e ganhou o selo de Best Seller! Indico com satisfação e entusiasmo o livro! É aprendizado completo e descomplicado!

Bem, mas voltando a conversa, que teve como tema central Inteligência Financeira, o Erasmo indagou logo no início: “Alguém gosta de ter dinheiro?” E seguiu perguntando: “Você tem?” Por fim, questionou: “Por que a maioria das pessoas não tem?”.

Segundo Erasmo, é natural todo mundo gostar de dinheiro. E, de uma maneira ou outra, grande parte das pessoas ativas ganha algum dinheiro, em menor ou maior montante. Contudo, ele afirma que a maioria acaba por perder o controle em algum momento e descontrolar-se financeiramente. “O grande problema é que, na maioria dos casos, gasta-se mais do que se ganha e tem”, observou o consultor.

Erasmo conta que partiu para esta modalidade de trabalho após identificar que alguns lidavam melhor com dinheiro do que outros. E foi aí que resolveu entrar no ramo. Quis ajudar a pensar orçamentos e despesas. Foi aprendendo a fazer e, de quebra, passou a ganha dinheiro com uma “engenharia” que gosta. Costumo brincar que ele é sócio da Globo! Vez ou outra está em algum veículo de comunicação do Grupo dando dicas sobre organização financeira. 

Em nossa conversa, Erasmo indagou: “Você já parou para pensar quanto de dinheiro já passou em sua mão e quanto costuma passar em um ano?” Ele mesmo responde “que sim, foi muito”. Independente do salário e de quanto “se faz de dinheiro”. Fato é, segundo ele, que, ao final, uns conseguiram juntar, outros investiram e outros terminaram endividados. “Muitas vezes, as pessoas não dão o real valor para o dinheiro”, cravou. 

Há, por exemplo, aqueles que constroem negócios geniais, levantam empresas ou empreendem com inteligência e estratégia. Mas que, quando verificadas as contas, estão mal. E ficam sem entender o por quê? Simples, aponta Erasmo: “Nunca se pode misturar dinheiro pessoal com o empresarial. É preciso definir o quanto precisa e, assim, determinar seu salário. Mesmo que se aperte, este é o dinheiro para pagar suas despesas de casa e as outras todas. Se está faltando, busque maneira de aumentar seu faturamento. Mas não mexa no dinheiro da empresa. Misturar o que é da empresa com sua demanda pessoal é problema na certa, seja para sua vida e para a empresa. O mesmo deve-se pensar quando se recebe salárioÉ preciso estar em sintonia com sua renda. Tire as despesas fixas, as que pretende usar e, com o restante, faça reserva. É ela que vai te ajudar, em algum momento, no futuro. Acredite!

E foi lá para o final de nossa Live que o Erasmo sacou um raciocínio engenhoso sobre o tal Status!

 “Status é você comprar uma coisa que não quer, com dinheiro não tem, para mostrar para alguém que você não gosta uma coisa que você não é”.

Me tornei ainda mais admirador dele. Afinal, essa questão de querer ter status é, muitas vezes, um golpe certeiro que alguém dá contra si mesmo. Fique atento a isso. Perceba as armadilhas que estão à nossa volta e, principalmente, as armadilhas que você mesmo “monta” para você. A propósito, você sabia que, em março deste ano de 2019, um a cada quatro brasileiros não pagou a fatura integral do cartão de crédito? Eu pergunto: tem armadilha maior que esta? Acho que não, né? Afinal, é o crédito mais caro e com a maior taxa de juros do mercado. Em nossa conversa, Erasmo indagou: “Você já parou para pensar quanto de dinheiro já passou em sua mão neste ano?” Ele mesmo responde que sim, foi muito”. Independente do salário ou de quanto “se faz de dinheiro”. Fato é, segundo ele, que, ao final, uns conseguiram juntar, outros investiram e outros terminaram endividados. “Muitas vezes, as pessoas não dão o real valor para o dinheiro”, cravou. 

Vamos, agora, a algumas dicas do Erasmo que podem te ajudar a cuidar melhor do seu “rico dinheirinho”:

  •       Comprar à vista é comprar melhor. Sobra mais dinheiro para comprar mais coisas em tempos seguintes;
  •       Supermercado e transporte são recorrentes. Ou seja comida e combustível, por exemplo, não se pode parcelar;
  •       Sabedoria financeira é cortar e enxugar;
  •       Tenha reserva financeira. 70% não têm. Rotativo e cheque especial não são reservas reais;
  •       Não compre ‘fiado’ ou em parcelas. Uma hora, quando for pagar, não vai sobrar. Você deixa o dinheiro lá e acaba comprando de novo, endividando-se mais para o futuro.
  •       Torne-se inimigo dos juros. Corte-o. Elimine-o! Juros só são bons quando a gente investe e eles trabalham em nosso favor.

Para concluir, três orientações simples que o Erasmo deixou. Se bem compreendidas, resumem tudo o que ele disse em nossa conversa e que, também, está detalhado em seu livro.

  •       Controle seu orçamento, diária e disciplinadamente. Sabedoria financeira é cortar e enxugar;
  •       Tenha sempre reserva financeira. Valor mínimo e razoável para ter guardado é o de 6x o que se ganha por mês;
  •       Gaste melhor o dinheiro. Otimize-o, sempre! Viverá mais feliz e em paz.

Espero que tenha gostado!

Conto com sua participação. Todo domingo pelo meu Instagram @thiago.varejo

Até lá!

 

Thiago Oliveira

Blog

Comunidade Sebrae
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira Seguir

Proprietário de rede de lojas em MG. Palestrante para os temas varejo, vendas, educação empreendedora e liderança.

Ler conteúdo completo
Indicados para você