[ editar artigo]

Irmandade da cerveja

Irmandade da cerveja

Produtores compartilham espaço para otimizar capacidade fabril

O espírito fraterno da cerveja, que uniu muitos produtores e os transformou de um grupo de amigos amantes da bebida em empreendedores, é uma história que deu início à diversas empresas fabricantes, e esse espírito perdura na relações comerciais dos produtores.

Em toda a nossa websérie de cervejarias, vimos que grande parte dos negócios começou como hobby e lazer desses empresários. O mais interessante foi que a irmandade, a colaboração e a fraternidade foram sentimentos e atitudes que unem essa categoria de diversas formas e, quem sabe, esse seja um diferencial do setor frente a outros mercados.

A última empresa que visitamos foi a Fumaçonica, que se mostrou com a mesma essência de comunidade e benevolência, além de fazer uma cerveja de sucesso para seu público. Essa produtora é uma empresa cigana, sem estrutura própria, que utiliza a capacidade produtiva da Ignorus Cervejaria, localizada em Colombo.


Mário Kleina e Ricardo Bahy, sócios da Fumaçonica, em parceria com Matheus Gruber e Kenny Niedzwiedz, contam que o investimento é alto para aquisição de uma fábrica e o modelo cigano é uma forma de todos ganharem com o compartilhamento. Dessa forma, os ciganos podem usar a capacidade ociosa das fábricas, potencializando a produção.

O formato de compartilhamento, além de permitir que pequenos produtores possam colocar suas marcas e receitas no mercado com investimento menor, também auxiliam as fábricas na potencialização da produção. Nesse caso da Fumaçonica, o know how produtivo, o controle de qualidade e o mestre cervejeiro, além da estrutura, é da Ignorus, cuja capacidade produtiva está em 44 mil litros.

Além disso, o cooperativismo não para aí. Ambos compartilham a mesma estrutura de distribuição, junto com outros produtores ciganos do espaço. Dessa forma, eles conseguem também otimizar recursos financeiros de logística para colocação dos produtos no mercado, mantendo o comercial de cada unidade.

Trata-se de uma cultura diferenciada de operação para que todos ganhem sem afetar suas identidades de posicionamento no mercado, junto ao seu público. Os cervejeiros explicam que a produção de cerveja artesanal e seu consumo estão mudando hábitos e desenvolvendo o potencial do mercado e do paladar do consumidor, que hoje busca cerveja que harmonize com determinados alimentos, e não apenas beber algo para se refrescar, tendo como princípio um produto de corpo, sabor e cheiro. Algo que acrescenta as mesas do cliente, que pode até optar em beber menos, mas com qualidade.


A Fumaçonica produz hoje cerca de três mil litros por mês com quatro produtos, sendo dois sazonais e dois de linha. Todos possuem características de agradar o consumidor nas diversas fases do ano, desde as mais refrescantes para o verão, aromatizadas para a meia estação, até um produto mais encopado para o frio.

Mesmo com uma produtividade pequena e uma operação sem fábrica, o essencial, segundo os sócios, é ter um plano de negócios bem estruturado. Hoje, os empreendedores buscam consultoria sempre que necessário, atuam com uma meta para cinco anos, fazem revisões a cada trimestre nas metas de curto prazo e reuniões semanais entre os sócios para validação dos números e avaliação dos negócios.

A expectativa é de crescimento, mas a solidez da marca é mais importante que o aumento de vendas e produção. A marca tem reinvestido grande parte do lucro na própria operação, para que o foco no planejamento seja alcançado. Inclusive, o acompanhamento periódico dos resultados frente às expectativas evitam que as desafios em relação à gestão, concorrência, carga tributária, logística e distribuição, sejam fatores complicadores, mas administrados com segurança.

Curtiu nossa websérie de cervejas artesanais? Deixe seu comentário e participe da Comunidade Sebrae. Essa plataforma é aberta e colaborativa!

 

 

Comunidade Sebrae
Suzane Marie
Suzane Marie Seguir

Sou jornalista, MEI e gerente de comunidades da Comunidade Sebrae!

Ler matéria completa
Indicados para você