[ editar artigo]

Já ouviu falar em mundo VUCA???

Já ouviu falar em mundo VUCA???

Sabe aquele ambiente estável, previsível, óbvio e seguro??? Então!!!! É tudo o que o mundo VUCA não é!!!!

Vivemos hoje em um mercado de extrema incerteza, o que demanda de nós (meros mortais) muita criatividade, jogo de cintura, inteligência emocional e coragem; para manter a mente aberta, nos reinventar e observar todas as mudanças que estamos vivendo e muitas outras que virão.


  • VOLATILIDADE | INCERTEZA | COMPLEXIDADE | AMBIGUIDADE

 

O que podemos aprender e como podemos estar preparados para esse mercado tão instável?

Acredito eu, que é muito importante estar sempre atento ao que vem surgindo por aí. Acompanhar as tendências, ficar de olho no mercado interno e externo (tenha uma visão macroeconômica), e estar disposto sempre a aprender e inovar. Seja criativo e se mantenha atualizado sempre.

Uma das principais características desse mundo disruptivo é a velocidade cada vez maior com que essas mudanças ocorrem. Assim como a Indústria 4.0 vem rompendo padrões, quebrando modelos de negócios que por muitas décadas se mantiveram inabaláveis; o mundo VUCA lança um desafio e tanto, para nós profissionais e empreendedores em meio as transformações e adversidades.

Com a dificuldade de prever cenários futuros, adquirimos habilidades importantes para esses tempos modernos. A capacidade de lidar com o inesperado, resolver problemas de diversas maneiras, ser multidisciplinar e contornar situações de crises (muita resiliência nesse momento).

O que se aplicava no passado, já não se aplica para os dias atuais; assim como o que se aplica hoje, não servirá para o futuro.

O conceito VUCA vem da década de 90, os militares americanos utilizaram o acrônimo para definir o cenário de pós-Guerra Fria. Algum tempo depois o termo foi incorporado aos negócios no ambiente corporativo e também no mercado profissional.

É certo que não temos respostas nem fórmulas prontas para obter sucesso e prosperar nessa nova era, mas certamente organizações e pessoas que se mantiverem em constante busca pelo aprendizado estarão um passo à frente.

E você está preparado para o MU-VUCA?

Blog

Comunidade Sebrae
Déborah Marques
Déborah Marques Seguir

Curiosa, criativa e entusiasta | Graduada em Economia pela UFPR | Pós-graduada em MBA Gestão Empresarial pela UP | Customer Success | Redatora web.

Ler conteúdo completo
Indicados para você