[ editar artigo]

Lições de gestão e inovação (case com vídeo)

Lições de gestão e inovação (case com vídeo)

Muito mais do que fazer tintas, distribuir e dar cor para o consumidor, a Tintas Vergínia vem buscando aperfeiçoamento em gestão e inovação. Eu sempre digo que mais que fazer um ofício, o profissional precisa aprender a trabalhar. Isso quer dizer que tem que exercer a função, atuar em equipe, cumprir com as responsabilidades e combinados, resolver problemas, dar soluções, gerir recursos e administrar o tempo.

E isso é, muitas vezes, difícil para o empreendedor que além de saber fazer muito bem o que se propôs, precisar ser multifacetado. Mais ainda se a empresa possui gestão familiar e conta com várias gerações na organização, com ideias diferentes.

Esse é hoje o modelo de gestão da Tintas Vergínia que, no momento, inicia um processo de sucessão familiar e profissionalização. O equilíbrio vem sendo uma das preocupações da empresa. Antes de passar o bastão, o fundador ensinou na prática o seu sucessor. Eduardo Bathke, gerente de Estratégias e Projetos, começou sua jornada na fábrica como repositor, empacotador, vendas, departamento financeiros e diversas outra funções até estar preparado para assumir uma cargo de gestão. Já seu pai, Nelson, não pretende sair da empresa definitivamente, mas sim assumir uma cargo de conselheiro após a sucessão oficial.

Com essa atitude, o gerente acredita que consegue entender melhor a vivência dos departamentos, sente as dores de cada setor e melhora a sua tomada de decisão. Inclusive, na empresa, o acesso é bastante simplificado e relacionamento aberto com os colaboradores. Quando um profissional precisa da interferência da gestão, a questão tende a ser rapidamente resolvida.


A ideia de futuro é baseado nesse equilíbrio para que a empresa tenha um novo ritmo após a sucesso e com o início da profissionalização, mas sem perder a essência e a identidade da organização.

Após 28 anos de atuação, o desafio agora da Tintas Vergínia é crescer de forma sustentável, economicamente viável e socialmente responsável. Para isso, a empresa contou com uma ajuda mais que inovadora: participou como empresa parceira da Workatona 2019, a maratona acadêmica da FAE Centro Universitário, que teve a participação de alunos, ex-alunos, professores e mentores para solucionar um problema real em 12 horas de jornada. Foram mais de 100 ideias para a nova fase da Tintas Vergínia, que buscar inovar. A dica da vez da empresa fica por conta de buscar na universidade ideias frescas, informação e novidades.

Para gerar inspiração, a mente precisa de movimento e outra forma de alcançar é sair um pouco da operação para pesquisar tendências de mercado e implementar novidades. Mente aberta e flexibilidade também são ótimas formas de gerar inovação.

A intenção é continuar o processo de atendimento ao consumidor de forma mais vivencial, gerando experiências, e excelência. Entretanto, isso também deve em breve receber novidades, já que a empresa procura formas diferentes de mostrar os produtos com práticas dinâmicas e experimentais. Aqui, a dica é que a empresa deve buscar novas formas de fazer a mesma coisa.

No entanto, isso não quer dizer que a empresa não esteja aberta a inovações disruptivas em outros parâmetros, pois o plano de ação é focar na gestão e no clientes, mas também em produtos e comunidade. Já em produtos e tecnologia, as ideias são diversas, mas os recursos precisam ser condizentes com a sustentação, buscando novamente o equilíbrio na gestão financeira.    

Os desejos, sonhos e projetos são muitos. Mas o foco está voltado para as pessoas, como clientes e sociedade. A Tintas Vergínia está em busca de valor para sua gestão. A empresa deseja ampliar seus propósitos, crescer com sustentabilidade e responsabilidade, e ainda priorizar o equilíbrio entre corpo, mente e alma, para devolver à sociedade um mundo melhor, mais colorido e cheio de vida.

 

 

Comunidade Sebrae
Suzane Marie
Suzane Marie Seguir

Sou jornalista, MEI e gerente de comunidades da Comunidade Sebrae!

Ler matéria completa
Indicados para você