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LinkedIn: o que é e como usar melhor a rede

LinkedIn: o que é e como usar melhor a rede

 

As redes sociais dão oportunidades de nos comunicarmos on line, 24 horas por dia, 7 dias por semana, não é mesmo? Então vamos lá: vamos usá-las a nosso favor tanto na vida profissional quanto para nossos negócios.

 

Missão

O LinkedIn é uma rede social exclusivamente profissional e tem como visão de negócio criar oportunidade econômica para todos os participantes da força global de trabalho. A plataforma é tão grande que hoje está disponível em mais de 200 países e em 23 idiomas. Inaugurado em 2002, passou de apenas 10 usuários para mais de 610 milhões em 2018. Atualmente, a empresa é comandada pela Microsoft, que a comprou em 2016 por US$ 26,2 bilhões.

Além do LinkedIn® continuar sendo a maior rede social profissional do Mundo, nos permite construir uma identidade profissional na web, é uma excelente oportunidade de mostrar ao mercado local e mundial seus produtos e serviços, encontrar novos ou até mesmo antigos contatos de trabalho ou faculdade, escrever artigos em seu perfil ou até mesmo fazer cursos on line gratuitos, além de ser uma poderosa ferramenta virtual para se fazer Networking de qualidade.

Para começar a entender melhor esta ferramenta e os principais benefícios de estar participando ativamente, identifique QUAL SEU PROPÓSITO NA REDE e daí por diante desenhe estratégias diárias para otimizar sua presença e extrair o máximo de suas funcionalidades e conexões. 

E de que forma você poderá começar então a utilizá-la melhor? Seguem 6 principais dicas para você fortalecer seu perfil empreendedor.

 

Dica 01 

O primeiro passo é preencher o seu perfil o mais completo possível. Não deixe de colocar um email que você acessa todos os dias e o seu número de telefone com DDD, e crie o hábito de acessar pelo menos uma vez ao dia. Assim você também poderá ser encontrado mais facilmente.

 

Dica 02

Capriche na foto com um estilo mais profissional, de rosto. Para uma imagem ainda mais profissional, inclua um banner de fundo com a logo de sua empresa ou relacionado as áreas, produtos ou serviços que mais atua, além de criar gratuitamente uma Company Page para sua empresa. 

 

Dica 03

Inclua na descrição das atividades o que sua empresa faz hoje, quais principais produtos e serviços, benefícios, diferenciais, além de descrever também cargos anteriores em outras empresas para ajudar a “validar” sua nova fase empreendedora.

 

Dica 04

Depois que você já preencheu a maioria destas informações em seu perfil, chegou a hora de começar a criar conexões. Cuide de sua rede de contatos com muita dedicação, objetividade e transparência. Dependendo de cada segmento de atuação, é mais comum do que imaginamos acontecerem muitos negócios e parcerias através da rede.

Comece adicionando pessoas com as quais você já trabalhou no passado, colegas atuais, fornecedores, parceiros, colegas de faculdade e de cursos rápidos, e até mesmo concorrentes, por que não? Se você tem interesse em começar a se relacionar no LinkedIn com alguma determinada pessoa com quem nunca conversou, a minha dica é: veja quais conexões vocês têm em comum. Tem alguém próximo do seu círculo de contato? Então peça para esse conhecido te apresentar para a pessoa. É mais fácil criar conexões inteligentes e estratégicas dessa maneira do que simplesmente adicionar o contato, sem que ele te conheça.

 

E atenção: adiciono todo mundo ou apenas quem eu conheço? 

E uma das grandes perguntas que os profissionais sempre trazem é: qual critério devo usar para adicionar ou não uma nova conexão no LinkedIn? Somente se conhecer pessoalmente ou não? Costumo dizer que se você conheceu pessoalmente e teve um “laço forte” profissional como por exemplo trabalhou presencialmente ou à distância, estudou juntos, é/era fornecedor, cliente ou parceiro, adicione praticamente todos que você conheceu e admirou o trabalho. Caso tenha tido pouco relacionamento profissional e mesmo assim admira o lado profissional desta pessoa, que chamo de “laço médio”, conecte-se também e aproveite para retomar o contato, contar proativamente o que tem feito hoje, com que está trabalhando hoje e vice-versa. Agora se é um “laço fraco”, ou seja, você não conheceu pessoalmente e nem trabalhou ou estudou junto, sugiro dar uma olhada em todo o perfil da pessoa para tentar encontrar algum link entre vocês, alguma futura possibilidade de projeto profissional. E se ainda assim não visualizar nenhuma possibilidade de conexão, tudo bem, não é possível ver se você ignorou ou não o convite.

 

Dica 05

Peça recomendações e faça recomendações, tanto de clientes, fornecedores e parceiros, afinal gentileza gera gentileza, e valida ainda mais seu perfil profissional publicamente. Você teve algum chefe, fornecedor, parceiro ou cliente que gostou muito do seu trabalho? Então peça para que ele faça uma recomendação sua no LinkedIn. Uma coisa é você compartilhar todos os seus feitos na sua descrição; outra é um terceiro dizer como foi realmente incrível trabalhar com você. A segunda alternativa tem muito mais peso para o seu perfil profissional.

E no LinkedIn você tem duas opções para fazer isso: nas palavras-chave que são as competências e especialidades e/ou nas recomendações escritas via texto dentro da plataforma. Claro que a recomendação via texto tem mais valor pois o profissional está recomendando publicamente seu trabalho, porém as competências e recomendações alcançam mais escala e são bem mais fáceis e rápidas de serem clicadas.

 

Dica 06

Uma outra maneira de destacar o seu LinkedIn é escrevendo artigos sobre temas profissionais como carreira, negócios, superação e aprendizados, e compartilhando no seu perfil, gratuitamente. Isso demonstra que você domina um assunto, tem prazer em falar a ponto de até escrever sobre ele e tornar-se um formador de opinião (ou TOP Voices)! Procure criar uma frequência de publicações, compartilhando materiais uma vez por mês, por exemplo, e não apenas artigos isolados. É mais fácil do que você imagina e contando suas histórias você pode inspirar e colaborar com o desenvolvimento profissional de um grande número de outros empreendedores e profissionais da rede!

 

Gostou das dicas? Então fique de olho no programa #ConnectSebrae que vai ao ar dia 26/09/19 onde vou falar um pouco mais sobre o que é o LinkedIn e como usar da melhor forma a rede para sua Carreira e seus Negócios.

 

Acesse o link, assista e participe! https://www.youtube.com/watch?v=rCln2LJ7dpw&feature=youtu.be

 

Olá! Sou Fabiana Schneider, Mentora de Carreira e Headhunter, tenho mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos estou empreendendo através da Trilhas da Carreira | Consultoria de Carreira, além de atuar como especialista em LinkedIn, palestrante e dar aulas de R&S. Sou graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, também sou apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

 

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