[ editar artigo]

Mãos à obra! Planejamento Estratégico - Parte 4

Mãos à obra! Planejamento Estratégico - Parte 4

Um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento dos empreendimentos é sem dúvidas, o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. 

Aliás, através das estratégias conseguimos também desenvolver mais e melhor todos os aspecto de nossas vidas, como a família, os estudos, a espiritualidade etc. 

Dizemos que com a estratégia correta, todos os sonhos podem se tornar realidade! 

Desejamos que todos compreendam a necessidade de realizar um planejamento, ao menos anual, que conheçam onde estão e que saibam, objetivamente, onde querem ir, colocando seus objetivos e metas no papel e, principalmente, que tragam para a realidade todos aqueles sonhos desejados. 

Buscamos ajudar nossos clientes e leitores a realizar seus sonhos pois entendemos que o Brasil está muito carente de ideais e empreendimentos, sendo que a implementação dos sonhos é a porta de saída para as crises. 

📌 Saiba mais sobre os  BJETIVOS.

Mas o que seriam dos objetivos e metas sem um Plano de Ação? Apenas sonhos vazios. 

O Plano de Ação é o meio pelo qual os sonhos se tornam realidade!

Saiba mais sobre o PLANO DE AÇÃO

O plano de ação é formado por um conjunto de objetivos gerais, estabelecidos em função da missão que, por sua vez, são desdobrados em estratégias.

Cada estratégia sinaliza como o objetivo deve ser atingido, qual o prazo de início e término, quem é o responsável por sua execução e quais os recursos necessários e disponíveis para sua execução.  

O papel principal do plano de ação não é só o comprometimento da administração, mas o envolvimento de todos os colaboradores em prol da realização objetiva a ser alcançada na gestão estratégica competitiva. 

Dicas para tirar o planejamento estratégico do papel

💡 Ter ideias é fácil, então foque seu planejamento em "como fazer";

📊 Depois de elaborar suas metas, crie prazos de verificação para mensurar a realização;

🏢 Garanta o envolvimento de toda empresa no planejamento;

📅 Só dê os prazos nos projetos que você estiver como responsável direto. Nos prazos que dependem do trabalho de terceiros, sempre consulte as pessoas diretamente relacionadas;

👨🏽‍💼 Traga especialistas experientes para as áreas técnicas; 

Este foi o último artigo desta série sobre planejamento estratégico, sendo assim, reiteramos as dicas para que se esforcem pelo "feito",  não esperando pelo "perfeito", ou seja, que devemos trabalhar para colocar nossos sonhos em prática, sem postergar em nome de uma pretensa perfeição. 

Faça mais! Faça agora! 

Instagram @andretolentinoadv

Blog

Comunidade Sebrae
André Tolentino
André Tolentino Seguir

Como advogado, palestrante e articulista, busco ressaltar os pontos de convergência entre patrão e empregado, como meio de colaborar com o desenvolvimento sustentável e humanista. Insta @andretolentinoadv

Ler conteúdo completo
Indicados para você