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❌ 7 erros do Marketing Digital que você deve evitar

❌ 7 erros do Marketing Digital que você deve evitar

Empreendedores visionários reconhecem a importância do marketing digital para o seu negócio e, por isso, investem tempo em ações focadas em metas. É importante entender como usar essas ações a seu favor para não cometer erros que coloquem em risco toda a estratégia utilizada. Para evitar que isso aconteça com a sua empresa, preparamos algumas dicas a fim de ajudá-lo a identificar alguns erros de marketing e escapar deles!

🔴 Não definir objetivos claros
O primeiro passo a ser dado é saber onde sua empresa quer chegar. Quando não há objetivos definidos, você pode desperdiçar recursos e oportunidades, ou seja, ter um grande prejuízo.

Importante começar definindo os objetivos de marketing e, em seguida, traçar as metas. Porém, todas as ações devem ser projetadas de acordo com o momento que a empresa está a fim de evitar frustrações.

🔴 Não criar uma persona real
Muitos empreendedores acham que a criação de uma persona é um processo fácil e rápido. Assim, acabam buscando qualquer modelo pronto na internet, esquecendo de traçar as principais características, hábitos, preferências e problemas reais dessa persona.

Sem a definição dessas características, é possível que a sua empresa ofereça um produto ou serviço diferente do que o público-alvo procura. Para você focar nas melhores estratégias de comunicação e de marketing, é essencial entender para quem você trabalha e direciona seus esforços diários.

🔴 Não investir em uma base contínua de leads
Um dos maiores erros é não criar uma base contínua de leads. Se basear apenas em uma lista pronta de possíveis compradores pode não trazer informações importantes sobre as características do público. Dessa forma, você pode enviar e-mails para pessoas que não estão interessadas nos produtos ou serviços que sua empresa oferece. Para gerar seus próprios leads, é importante obter informações relevantes e nutri-los ao longo do tempo.

Você otimiza o investimento feito para levar os potenciais clientes até o seu site e começa a construir um ativo de marketing. Nessa etapa, a geração de leads pode ser feita por meio de landing pages, conteúdos relevantes etc. Também é fundamental possuir um bom software de Inbound Marketing para o armazenamento dos contatos e continuar a se relacionar com eles.

🔴 Não se preocupar com a otimização
Este erro muito comum entre as empresas pode levar todas as estratégias de marketing digital ao fracasso. Mesmo que você tenha um ótimo site, com produtos de qualidade, é fundamental que ele tenha uma boa colocação nos buscadores, de preferência nas primeiras páginas.

A otimização de conteúdos é uma das principais ferramentas de marketing. Saber identificar as palavras-chave e usá-las no conteúdo faz com que seu site tenha grandes chances de visibilidade nos motores de busca. Para saber mais sobre otimização, clique aqui.

🔴 Não se preocupar em mensurar o tráfego do site
As visitas que o seu site recebe deve fazer parte monitoramento dos resultados de uma campanha de marketing. Saber de onde surgem os visitantes é essencial para avaliar quais ações de marketing são mais eficazes à empresa.

Por exemplo, se suas estratégias de e-mail marketing geram muitas visitas e a taxa de conversão é alta, a estratégia precisa ser contínua. Porém, se os links patrocinados não estão rendendo bons resultados, é hora de melhorar as estratégias a fim de aumentar os resultados dessa ação.

Para acompanhar a performance da sua estratégia, é essencial acompanhar as fontes de aquisição de tráfego no Google Analytics. Assim, você pode verificar quais canais precisam de mais investimento e quais ações devem ser repensadas.

🔴 Não criar uma estratégia para participar das redes sociais
Alguns empreendedores esquecem que as redes sociais são ótimos canais de relacionamento com os consumidores. No entanto, para que essa ferramenta traga resultados promissores, é preciso ter uma estratégia bem estruturada. Não saia publicando qualquer post!

Para isso, elabore um planejamento estratégico que contenha informações, como as pautas que serão publicadas, a frequência dessas postagens, o responsável pelo agendamento das publicações e a linguagem que será utilizada para interagir com o público. Para saber mais sobre estratégias digitais, clique aqui.

🔴 Não se basear em informações concretas
Algumas empresas erram ao criar suas estratégias baseadas em suposições. Para que as ações de marketing digital tragam bons resultados para a organização, é preciso que a análise estatística faça parte do seu cotidiano. Com isso, você pode ter insights, aprimorar suas estratégias e, consequentemente, aumentar o ROI.

Todos os dados que o Google Analytics e os outros canais fornecem devem gerar conhecimento para desenvolver ainda mais o negócio. Para que isso funcione, é imprescindível mensurar os resultados periodicamente. Aí você pode analisar quais são os aspectos positivos e negativos apresentados no relatório a fim de tomar decisões mais assertivas para o seu negócio.

Agora que você sabe alguns erros a serem evitados nas estratégias de marketing digital, é hora de otimizar seus investimentos e colocar em prática seus objetivos!

Alguma dúvida, ou contribuição? Deixe aqui nos comentários 🙂

Um abraço,
Bianca Becker.

Comunidade Sebrae
Bianca Becker
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Analista de negócios digitais - Sebrae/PR | Marketing Digital | Marketing de Conteúdo | Vídeos | Inbound

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