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Marketing Digital: como um cadastro de clientes pode aumentar suas vendas!

Marketing Digital: como um cadastro de clientes pode aumentar suas vendas!

Recentemente uma empreendedora me perguntou sobre como ela poderia criar e utilizar um cadastro de clientes para o marketing digital do negócio, pois ela tinha uma loja, que abriu há pouco tempo, realizava as vendas e logo depois perdia o contato.

Como sugestão, considerando que ela ainda não estava pronta para comprar um software específico, disse a ela que poderia criar um simples formulário no Google e, após as vendas, coletar alguns dados como: nome, sexo, idade, e-mail e número do celular do cliente.

Esses dados, posteriormente, poderiam ser usados para manter o relacionamento com o cliente e fazer marketing para o negócio. Dentro das várias possibilidades, existem três estratégias que podem ser utilizadas com esses dados, sendo elas:

  1. Marketing por SMS.
  2. Criar públicos personalizados para Anúncios nas Redes Sociais.
  3. Newsletter.

Marketing por SMS é uma ferramenta poderosa, uma vez que 98% das mensagens de texto pessoais são lidas, e 90% são lidas em 3 segundos.

O marketing por sms é ótimo para estar em contato com clientes que utilizam pouco as mídias digitais e, além disso, tem como vantagem propiciar uma maior proximidade com o cliente.

Uma boa dica para quem deseja utilizar o marketing por sms é, antes de enviar mensagens, pedir a permissão do cliente.

Neste caso, envie um sms informando que o contato receberá sms informativos de promoções e novidades, e especifique a frequência de envio dos sms.

Como sugestão de frequência de sms, sugiro entre 2 a 4 sms por mês.


Já a Newsletter é perfeito para gerar valor junto ao cliente e estabelecer um relacionamento consistente.

Newsletter é uma ótima oportunidade criar autoridade frente ao cliente, e assim, você ganha a confiança e o prestígio dele.

Também vale a dica de consultar o cliente se deseja ou não assinar a newsletter. Sem duvidas é muito chato receber e-mails que não foram autorizados.

Por fim, os dados dos seus cadastro de clientes podem ser utilizados para criar um público personalizado para  anúncios no Facebook e Instagram. Assim, você poderá fazer esse cliente voltar a consumir seu produto/serviço.

Leia: como fazer um anúncio no Instagram 2020.

Muitos empreendedores, sobretudo as pequenas empresas, não dão muita importância ao seu cadastro de cliente, isso se dá pelo fato de, no geral, não saberem como utilizá-lo.

Por isso, dê importância ao seu cadastro de cliente, e crie estratégias para obter o máximo de informações deles, pois assim você terá uma fonte poderosa para se estabelecer no mercado.

Elissandro Dias

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Bacharel em Administração e apaixonado por empreendedorismo. Possui experiência como consultor de Marketing Digital em mídias sociais e negócios. Seu maior objetivo é ajudar pessoas a crescerem o seu negócio e empreender para transformar.

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