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Marketing digital: fique de olho nas tendências

Marketing digital: fique de olho nas tendências

Um bom empreendedor deve estar sempre atento às novidades do mercado e à administração de seu negócio, mas isso não é o suficiente em um momento tão competitivo do mercado. Por isso, as empresas que desejam se destacar em 2019 precisam investir a fundo em marketing digital.

Diversas são as tendências desse segmento, mas as principais dizem respeito às plataformas digitais, como redes sociais e streaming. Além disso, os influenciadores digitais vêm recebendo cada vez mais seguidores e ganhando mais relevância. Confira essas e outras tendências de marketing digital que serão abordadas nesse artigo:

BIG DATA

O conceito e a aplicação do Big Data prometem revolucionar ainda mais o marketing digital em 2019. A partir da reunião de informações presentes em um banco de dados de uma empresa ou, até mesmo, de um servidor e da análise desses dados tem-se o chamado de Big Data. Ele permite ao empreendedor uma visão mais ampla e concisa das estratégias que deve usar para alavancar o negócio.

A aplicação do Big Data é dividida em cinco momentos de análise. O primeiro deles é o volume, que deve ser interpretado com base em todas as informações disponíveis, desde cliques em um site, comentários em uma postagem, até históricos de clientes que realizaram compras.

Após a verificação do volume, o próximo passo é analisar a velocidade, a variedade e a variabilidade de conteúdos baixados, armazenados e transferidos, que podem variar, sendo desde um simples texto até uma complexa planilha. Com essas informações é possível verificar os tipos conteúdos utilizados no segmento e a velocidade com que são compartilhados. A análise pode ser feita a partir de dados compilados por períodos específicos, como dias de finais de semana, semestrais, anuais, entre outros.

E, por último, deverá ser feito o processo de vínculo, que nada mais é do que a separação e classificação dos dados obtidos para que a análise seja feita de forma precisa. Muitos são os dados que podem ser obtidos por meio dessa ferramenta e, se não houvesse o processo de vínculo entre eles, não seria possível relacionar uma informação com outra. Portanto é essencial para a análise e interpretação do Big Data, que sejam feitas todas as etapas para que não se perca nenhum dado importante.

MARKETING DE CONTEÚDO

O grande diferencial do marketing de conteúdo para o ano de 2019 é o detalhamento e aprofundamento dos dados. Com tantas opções disponíveis para que o consumidor se mantenha informado, conhecimento raso e simplista não funciona mais.

Agora o empreendedor mais antenado terá que apostar na entrega de notícias completas que proporcionem aos clientes uma experiência profunda no que está buscando. Só assim o conteúdo será realmente avaliado e a venda de produtos e serviços se concretizará de forma eficiente. Para isso, as empresas devem investir mais do que nunca, em profissionais que façam esse trabalho de pesquisa e compartilhamento de informações.

AUTOMAÇÃO

A automação de marketing digital é tendência para o ano de 2019, sendo considerada essencial para negócios que querem se destacar e alavancar seu crescimento. Ao utilizar essa importante ferramenta, a empresa acaba por aumentar suas vendas e acessos em sua página.

A ferramenta auxilia em todo processo de venda, fazendo com que ele seja quase automático, basta que se detecte o perfil e interesse do consumidor para que a automação faça sua mágica. Além disso, o empreendedor acaba por realizar uma grande economia, pois antes do surgimento da automação, era necessário que a equipe de marketing realizasse esse trabalho manualmente, o que gerava um alto gasto com pessoal.

VÍDEO MARKETING

As plataformas de streaming de vídeos vêm ganhando cada vez mais espaço no marketing digital e em 2019 a tendência é que continuem nesse crescente. Segundo especialistas mais da metade da população brasileira tem acesso a vídeos de diversos sites. Em especial, o YouTube se destaca como plataforma de reprodução de vídeos.

As maneiras mais eficazes de utilizar a ferramenta de vídeo marketing nas empresas vão de clipes que apresentam o produto, até vídeos de influenciadores digitais que fazem pautas como “Recebidos do Mês”, mostrando aos clientes o produto e incentivando-os a comprar.

CHATBOTS

Chatbot é o que há de mais moderno e atual no marketing digital. Com o uso de programação, os sites agora podem contar com um auxílio a mais na hora de passar informações para os clientes. O que antes era realizado por um operador, contratado pela empresa para realizar esse serviço, atualmente é feito integralmente por robôs.

Essa nova tecnologia pode ser usada em várias plataformas de mensagens online, como Chats de Sites, Facebook Messenger, Instagram e, principalmente, no Whatsapp. O uso dos chatbots no Whatsapp se mostra extremamente eficaz, pois alia a informação que os clientes querem saber, com a praticidade do aplicativo mais utilizado para troca de mensagens da atualidade.

TRANSMISSÃO AO VIVO

As chamadas Lives, como são popularmente conhecidas as transmissões ao vivo, também são uma tendência para o ano de 2019. A possibilidade que as empresas têm de mostrar seu produto ao vivo, com a interação do público interessado é extremamente eficaz para as vendas.

As Lives podem ser feitas em plataformas como Facebook Live, Instagram Live, YouTube, entre outras, e têm como principal vantagem a aproximação do cliente com a empresa, pois interage com eles de forma autêntica e acaba por alcançar a fidelização desses consumidores.

INFLUENCIADORES DIGITAIS

Esse tipo de profissional atua como networker, fazendo com que os clientes em potencial se encantem com os produtos que eles consomem. Além disso eles atuam como compartilhadores com grande relevância social e conseguem, realmente, influenciar pessoas a adquirirem os produtos que eles apresentam.

Para que o influenciador digital seja uma ótima aquisição para a empresa, o empreendedor deverá ter muito cuidado com a escolha do profissional, devendo buscar todas as informações pertinentes, como público que atinge, assuntos em que tomam posição e ainda o engajamento das plataformas que utilizam.

Para saber mais das melhores tendências de marketing digital para 2019 e empreendedorismo, continue navegando pela Comunidade Sebrae e fique cada vez mais perto de alcançar o sucesso que você e sua empresa merecem.

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