[ editar artigo]

Marketing Digital para Gastronomia

Marketing Digital para Gastronomia

 

A comida acompanha nossas vidas desde a infância, ela é capaz de criar fortes laços emocionais, seja como a comida de vó ou como aquele seu doce favorito que você pensa todo dia a tarde... Com a evolução da gastronomia a alimentação vai muito além de uma necessidade, com a grande variedade de ingredientes e do preparo dos pratos hoje o que importa para o cliente não é apenas o sabor, mas sim toda a experiência que o seu restaurante está oferecendo.

Esta experiência hoje extrapola as paredes do estabelecimento, começando, normalmente, nas mídias digitais, por isso se torna tão importante que sua empresa esteja presente e seja constante nestes veículos, uma vez que é onde os potenciais clientes irão te procurar e ter a primeira impressão a seu respeito, além de ser uma chance a mais de fidelizar quem já te conhece.

 

O que é Marketing Digital?

Basicamente, como o nome diz, Marketing Digital é o Marketing realizado no ambiente digital. Utilizando ferramentas como redes sociais e sites, este ambiente permite uma maior proximidade com o público além da interação deles com o seu estabelecimento e o seu acompanhamento mais próximo às críticas, sugestões e elogios.

Com o aumento de usuários de internet e a constante evolução dos meios de comunicação as empresas precisaram repensar a sua comunicação com os clientes, fazendo parte de onde eles estão e trazendo conteúdos relevantes.

 

Canais para Marketing Digital:

Redes Sociais

É o canal mais conhecido e com maior variedade, podendo ser feito pelo WhatsApp, Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIn, etc. Aqui o céu é o limite, onde encontrar seu público se trata de uma chance de divulgação.

Segundo o Social Media Trends 2019, no Brasil, 96,2% dos usuários de internet estão em alguma rede social. Ainda segundo a pesquisa as empresas procuram estar nas redes sociais primeiro por causa da visibilidade (70,5%) e segundo por causa da divulgação de conteúdo e outros materiais (66,1%). A possibilidade de interagir com o público também se mostrou importante.

É bom saber que a divulgação nas redes sociais precisa ser personalizada para cada público-alvo, por exemplo, a linguagem e abordagem das publicações do Instagram precisa ser diferente da do LinkedIn.

 

Blogs

Um Blog é um site que permite atualizações rápidas com postagens frequentes e interessantes ao público. Algumas das vantagens deste canal são a interface dinâmica e interativa, a possibilidade de personalização das páginas, gerar aprendizado além de te ajudar a ser encontrado mais facilmente durante a pesquisa.

 

Site Institucional

O Site é muito importante para o seu negócio, uma vez que é responsável por gerar credibilidade junto aos clientes, por isso é necessário mantê-lo sempre atualizado, deixando claro todas as informações sobre seu ambiente e sua marca, desta forma sanando qualquer possível dúvida que possa vir a surgir.

 

E-mail Marketing

Esta foi uma das primeiras ferramentas de Marketing Digital e continua sendo muito utilizada. Se for bem utilizada torna-se um grande aliado. Muitas empresas de gastronomia hoje possuem estratégias com e-mail marketing para divulgar suas novas campanhas ou novos cardápios.

 

Por que preciso utilizar?

O Marketing Digital possui um alcance incrível de pessoas, utiliza estratégias dinâmicas, requer baixo investimento embora ofereça resultados ótimos, auxilia na fidelização de clientes e, dependendo de como atuar, aumenta as vendas e te coloca em destaque frente aos concorrentes.

Além disso, é onde seu cliente está, por isso é importante estar junto dele para que sua marca seja reconhecida e lembrada, afinal, como diz o ditado “Quem não é visto, não é lembrado” e hoje o maior painel que sua empresa possui é a internet.

Se curtiu o tema e ficou interessado sobre como utilizar o Marketing Digital em seu restaurante não deixe de se inscrever no evento que ocorrerá aqui no Sebrae dia 12/02. Nele vamos abordar diversas questões com profissionais no tema. Faça sua inscrição clicando AQUI.

 

Caso queira ler mais sobre o assunto seguem algumas sugestões:

Marketing Digital: aprenda tudo sobre o assunto na prática

Marketing Digital na Gastronomia

Como fazer Marketing Digital para a gastronomia?

Social Media Trends 2019

 

Se precisar, só chamar 😄

Andressa Pereira - atpereira@pr.sebrae.com.br | (41) 3330-5942

Blog

Ler conteúdo completo
Indicados para você