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Marketplace como Oportunidade durante a Crise

Marketplace como Oportunidade durante a Crise

Já foi o tempo em que inovação era um diferencial no mercado, não é mesmo? No cenário atual, ainda mais em tempos de crise, inovar é um elemento básico para que qualquer empresa continue em operação. 

Além disso, nos momentos de instabilidade, os pequenos negócios são os mais afetados. Porém, existem diversas soluções, sobretudo digitais que podem ajudar quem empreende a retomar o crescimento e expandir de forma escalável. Um dos principais modelos de negócios que contribui para essa expansão das empresas é o Marketplace.

O que é marketplace?

Um marketplace é, em linhas gerais, um shopping virtual. Trata-se de uma plataforma online que conecta oferta e demanda, seja de produtos ou serviços. Normalmente, as pessoas conhecem grandes marketplaces de produtos, como Mercado Livre, Amazon, Magalu e Americanas. Porém, muitas das maiores empresas do mundo hoje são marketplaces de serviços. O Uber e o Airbnb são exemplos do potencial escalável e exponencial desse tipo de negócio.

O melhor é que as plataformas de marketplace geram benefícios para todas as partes envolvidas. Os clientes podem comparar preços e avaliações online. Já os vendedores ou prestadores de serviço conseguem divulgar seu trabalho e atrair mais clientes. Enquanto isso, o(a) dono(a) do marketplace lucra com as conexões estabelecidas. 

Vender em Marketplaces

Há basicamente duas formas de empreender usando marketplaces. A primeira delas é oferecer seus produtos ou serviços em plataformas já existentes, como Mercado Livre.  

Essa estratégia é recomendada para quem já é lojista ou prestador de serviço e quer aumentar suas vendas na internet. Nesse caso, o(a) empreendedor(a) precisa pensar na fabricação, estoque, operação, logística e nas entregas. Em outras palavras, é como possuir uma loja virtual.

Criar um marketplace

A segunda forma de empreender com marketplaces, é criar a sua própria plataforma. Essa opção é ideal para quem deseja lançar um negócio com alto potencial de lucratividade e escalabilidade. Nesse caso, é necessário cuidar apenas da gestão do negócio. Ou seja, é preciso prospectar e intermediar contatos, bem como traçar um planejamento de marketing.

O momento atual é bastante propício para a criação de marketplaces, principalmente aqueles que são focados em uma região ou nicho de mercado específico. Afinal, a crise e as medidas de isolamento social fizeram muitas empresas acelerarem o processo de digitalização. Por isso, essas plataformas são ótimas soluções para movimentar a economia local. 

Quer lançar o seu próprio marketplace? Conte com o Ideia no Ar. Nós oferecemos plataformas prontas para você aumentar o faturamento do seu negócio de forma simples, rápida e escalável. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe. 


 

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