[ editar artigo]

MEI: Como Calcular Sua Hora de Trabalho

MEI: Como Calcular Sua Hora de Trabalho

Na vida do empreendedor individual que trabalha em casa uma das maiores dificuldades é saber quanto cobrar pelo seu serviço. Neste ramo, não se trata de ter um preço necessariamente justo, mas sim competitivo. Como trabalham em regime de home office e pagam menos impostos, estes profissionais conseguem cobrar preços bem abaixo do mercado. Porém, nem sempre isto é vantagem, pelo contrário, cobrar barato é uma dos principais motivos para que freelancers e 'informais' desistam deste tipo de trabalho. O baixo preço cobrado às vezes não compensa o trabalho e esforço necessários para a entrega de um projeto.

Mas como chegar a um preço competitivo? É possível concorrer com empresas estruturadas?

Partindo do princípio de que você já fez o dever de casa e estudou a concorrência, vamos aos passos necessários para se ter um bom desempenho na hora de decidir quanto cobrar de seus clientes.

Despesas Fixas

Tudo aquilo que possui custo mensal como aluguel, condomínio, energia elétrica, telefone, combustível e alimentação. Essas despesas são independentes de você ter ou não trabalho. Faça a soma e veja quanto precisa por mês para manter suas despesas em dia.

Despesas Variáveis

São as despesas extras que surgem. É comum na área de Marketing Digital, para conseguir executar um projeto, a necessidade de contratar um profissional, adquirir um novo software ou máquina, entre outros. Viagens e despesas provenientes delas também entram nesta lista.

Seu Valor

Faça uma autoavaliação para descobrir o valor de sua mão-de-obra. O que possui a favor (certificações, experiência, etc.) e o que possui contra (pouca qualificação, poucas ferramentas ou estrutura, etc.). Compare com o que é oferecido no mercado e tire uma base do valor de seus serviços.

Tempo x Esforço

Uma tarefa que foi executada em pouco tempo não significa propriamente que não exigiu muito esforço. Este é um ponto importante para guiá-lo na hora de decidir como e quanto custará sua mão de obra. Sempre que precisar de 'extras', liste-os.

Lucro

Decida se você pretende cobrar por hora, por dia ou por projeto. Isto é importante para calcular qual o seu gasto (despesas) durante um período.

Com tudo isto em mãos é hora de fazer o cálculo e descobrir quanto deve cobrar por hora.

Fórmula Para Calcular Sua Hora de Trabalho

  • Some suas despesas fixas com a média de despesas variáveis dos dois últimos meses.

  • Depois determine quantas horas irá dedicar por semana.

  • O profissional deve dividir o total de gastos (fixos e variáveis) por 4 semanas ou um mês.

  • Então dividir o valor encontrado pela quantidade de horas que irá trabalhar por mês. Agora você já sabe o mínimo que deve cobrar por hora de trabalho.

  • Pense também no seu lucro. Some de 30% a 50% sobre o último valor encontrado para chegar ao valor final cobrado por hora.

Vida de Freela

O MEI é um tipo de PJ muito solicitado para trabalhos em formato de freelancer, ou simplesmente sem vínculos empregatícios. E quem seguir o que foi dito anteriormente provavelmente não terá problemas. Mas faltou falar de outro ponto comum na vida de quem faz freelancers: noites de sono. Fique atento, pois esses trabalhos podem demandar muitas horas, fazendo com que perca sono e lazer. Em algumas situações, por mais que esteja disponível, deixar de levar uma vida normal e descansar pode prejudicá-lo.

Comunidade Sebrae
Leonardo de Souza
Leonardo de Souza Seguir

Empreendedor que gosta de unir seus principais interesses Marketing Digital e Fitness.

Ler matéria completa
Indicados para você