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Melhorei e, depois piorei

Melhorei e, depois piorei

Uma empresa de consultoria é contratada e junto com a contratante, montam um lindo programa de melhoria, com metas de redução de custos, aumento de vendas e margem de lucro, maior engajamento da equipe operacional e melhor produtividade.
Graças a muito trabalho, a empresa atinge os objetivos, e em menos de um ano depois, tudo volta onde estava, antes do início do projeto.

Por que isso acontece?

📌 Estratégias de negócios e metas corporativas não são comunicadas pela direção para o restante da empresa, assim, os departamentos não compreendem como trabalhar juntos;
📌 Falta de habilidade de gerenciamento de mudanças;
📌 Desorganização das informações, excesso de burocracia, falta de acompanhamento de KPI´s e, falta de confiabilidade dos dados;
📌 Falta de uma equipe dedicada.

O que fazer então?

1. Tenha responsáveis pela adequação dos processos, pelo monitoramento dos indicadores e, principalmente, que motivem o restante da empresa a contribuir para o alcance do objetivo;
2. Aplique processos ágeis e mescle com métodos de implementação tradicionais, tenha responsáveis dedicados e equipes multifuncionais, isso ajuda muito a gerar melhores resultados;
3. Identifique os talentos e os recursos certos;
4. Contrate sempre um consultor.

Bons negócios!

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Comunidade Sebrae
Alexandro Comitre
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+20 anos de experiência em Gestão da Cadeia de Abastecimento Logístico. Empreendedor, com uma conexão especial com negócios relacionados à: # Gestão da Cadeia de Abastecimento Logístico; # Gestão da Prevenção de Perdas; # Tecnol. RFID

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